conecte-se conosco


Economia

Criptoativos apresentam boas oportunidades, mas com grandes riscos

Publicado


source
Criptoativos apresentam boas oportunidades, mas com grandes riscos
Victor Oliveira

Criptoativos apresentam boas oportunidades, mas com grandes riscos

Ao longo dos últimos anos vimos um crescimento robusto do mercado de criptoativos no Brasil e no mundo. Uma parte muito relevante do crescimento dessa classe de ativo no mercado nacional foi devido a profissionalização da indústria e o acesso dado por algumas gestoras a essa classe de ativo.

Pioneira nesse segmento, a Hashdex foi a primeira gestora a listar um ETF na Nasdaq que representa uma carteira com os principais criptoativos do mercado, criar fundos que dão acesso a esse ETF com aplicações a partir de R$ 1.000,00 e mais recentemente a lançar um ETF na B3 que replica o índice da Nasdaq chamado HASH11.

Entre no grupo especial de WhatsApp do 1Bilhão, para te ajudar a tratar cada vez melhor o seu dinheiro! Lá você vai receber todos os nossos conteúdos – matérias, relatórios, e-books, testes, ferramentas, guias! Vamos te ajudar a investir melhor e tratar cada vez melhor o seu dinheiro. É só clicar aqui .

Utilizando essa expertise fizemos algumas perguntas para Conrado Magalhães, analista de criptoativos da Hashdex sobre o momento da indústria. Confira:

Victor Oliveira: O que está motivando esse movimento de queda tão bruta do Bitcoin nos últimos meses e de outros criptoativos como o Ethereum?

Conrado Magalhães: Desde que atingiu a sua última máxima histórica no início de novembro, o Bitcoin, assim como o mercado de criptoativos como um todo, passa por um momento desafiador como consequência de uma série de dinâmicas desfavoráveis que aumentaram a aversão ao risco de todo o mercado financeiro.

As incertezas em torno dos impactos da cepa omicron foram o primeiro driver da queda no final do ano passado, mas a confirmação de uma taxa de inflação mais acentuada e duradoura do que antes antecipada e a esperada reação do Fed, que deve envolver uma série de aumentos na taxa de juros americana, foi o fator mais impactante.

Como os criptoativos têm um caráter especulativo e são propensos à volatilidade, a tendência é que essa classe de ativo sofra baixas mais acentuadas em momentos em que o mercado busca reduzir a sua exposição ao risco.

Além dessas questões macro que afetaram o mercado financeiro como um todo, alguns eventos específicos do ecossistema de cripto impulsionaram, mesmo que em menor grau, as quedas registradas em 2022. Entre esses eu destacaria os cortes de internet no Cazaquistão, o segundo maior hub de mineração de Bitcoin no mundo, e a divulgação de um relatório do Banco Central da Rússia defendendo o banimento da transação e mineração de criptoativos no país.

Especificamente em relação ao Ethereum, além de todos os fatores supramencionadas, também houve uma queda particularmente acentuada no preço de tokens de projetos relacionados a games e ao metaverso, que impactaram negativamente o preço de protocolos de contratos inteligentes como o Ethereum.

Leia mais:  Rússia x Ucrânia: defasagem da gasolina e diesel chega a 25% no Brasil

V: O histórico de volatilidade dos criptoativos e em especial do Bitcoin é de grandes movimentações com quedas de mais de 70% antes de novos períodos de ganhos, vocês acreditam que dessa vez podemos ter um novo rali de alta com a queda atual dos criptoativos?

C: O Bitcoin tem um histórico de grande resiliência, raramente registrando perdas em horizontes de vários anos. Dito isso, é difícil prever com qualquer grau de precisão o início de um novo ciclo de altas. Contudo, continuamos acreditando no potencial transformador das tecnologias de blockchain e da sua contínua massificação, ambos que tornam os criptoativos, para os investidores que almejam retornos de longo prazo, uma classe de produtos financeiros bastante atraente.

V: Vimos ao longo dos últimos anos a entrada de novos investidores brasileiros nos Criptoativos muito possibilitados pelo acesso dado aos investidores por vocês da Hashdex, qual conselho vocês dariam para os investidores que ainda não tiveram a experiência de ver os preços caírem da forma que estão caindo agora?

Leia Também

C: Para esses novos investidores, é importante destacar que, apesar das recentes quedas, vários desenvolvimentos favoráveis continuam demonstrando o progresso sendo registrado dentro do ecossistema de criptoativos.

A rápida recuperação do volume de mineração do Bitcoin, após o banimento dessa atividade na China em junho de 2021, comprovou a resiliência da rede frente a regulamentações adversas.

Leia Também

Também podemos destacar o sucesso de projetos associados aos contratos inteligentes da rede do Ethereum, como o enorme interesse gerado pela venda de NFTs e a crescente adesão aos projetos de finanças descentralizadas. Ambos apontam para um futuro bastante promissor para o universo de criptoativos.

Por último, eu ressaltaria o fato de que o ano de 2021 foi marcado por um volume recorde de investimentos de venture capital em projetos cripto. Segundo reportagem da Bloomberg, foram U$ 30 bilhões investidos. Essa quantia superou todos os anos anteriores juntos e é mais de quatro vezes maior do que o antigo recorde (US$ 7,2 bilhões) de 2018. Esse aumento vertiginoso representa uma nítida sinalização do mercado financeiro tradicional a respeito do potencial de crescimento e geração do valor dos projetos desse ecossistema.

Também é importante ressaltar para os novos investidores de cripto que a resiliência necessária para resistir a momentos desafiadores é fruto de uma estratégia de alocação de recursos ponderada e condizente com a grau de tolerância ao risco específico de cada investidor. Ou seja, é importante não expor a sua carteira de investimentos excessivamente à volatilidade dos criptoativos, assim evitando grandes apuros em momentos em que esse mercado inicia um ciclo de quedas acentuadas.

Leia mais:  Adicional de insalubridade deve ser suspenso durante home-office

Na direção oposta, para aqueles que gostariam de aumentar a sua exposição, as quedas representam uma boa oportunidade para alocar mais recursos.

V: Comprar quando cai e vender quando sobe é o sonho de todos os investidores de todas as classes de ativos, vocês acreditam que é hora de comprar mais ou ainda não chegamos nesse momento? Estamos próximos dos 30 mil dólares preço o qual alguns especialistas indicam que há um suporte, vocês acreditam que o Bitcoin tem esse suporte ou ainda não podemos olhar por esse prisma de análise técnica para essa classe de ativos?

C: A análise técnica revela importantes insights a respeito das dinâmicas que regem o preço de ativos financeiros, mas não provém garantias ou certezas. Quando enxergamos os investimentos como uma iniciativa de longo prazo, a importância de precisar o exato momento do fim de um ciclo de quedas se torna menos relevante. No caso dos criptoativos, é ainda mais importante se nortear com teses de longo prazo e evitar estratégias de investimento baseadas em dinâmicas imediatistas que oferecem um grau de previsibilidade muito restrito.

V: A Hashdex está fazendo algumas mudanças no público-alvo dos seus fundos qual o objetivo dessas mudanças?

C: A Hashdex continua expandindo o seu leque de produtos financeiros para melhor servir o público interessado em investir em criptoativos, tanto no Brasil como no restante no mundo, com produtos seguros, regulados e acessíveis. Fundos específicos devem gerar diferentes graus de interesse para investidores de perfis distintos, mas não temos um único público alvo específico para quem pretendemos expandir o nosso alcance.

V: E por último, qual o conselho que daria para quem nunca investiu em criptoativo e pensa em investir pela primeira vez agora?

C: Como consequência do seu estágio nascente, o universo dos criptoativos apresenta grandes oportunidades, mas também oferece grandes riscos. Quando se trata de qualquer investimento – especialmente no caso de criptoativos – é importante traçar uma estratégia de investimento bem informada que leva em consideração as caraterísticas específicas de cada investidor. Para o investidor inexperiente, esse processo geralmente envolve a orientação de um profissional do ramo.

Antes de investir em criptoativos, é importante se educar a respeito dos principais fundamentos da tecnologia para compreender minimamente as oportunidades e riscos associados a essa promissora classe de ativos. Também é indispensável considerar aspectos relevantes como a custódia, facilidade de negociação, regulamentação, tributação, entre outros – muitos dos quais se tornam mais simples e seguros quando se investe através de uma gestora de fundos como a Hashdex.

O post Criptoativos apresentam boas oportunidades, mas com grandes riscos apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira .

Comentários Facebook
publicidade

Economia

Comitê da Petrobras aprova nome de Andrade para comandar estatal

Publicado

source
Comitê da Petrobras aprova nome de Andrade para comandar estatal
Ivonete Dainese

Comitê da Petrobras aprova nome de Andrade para comandar estatal

O Comitê de Elegibilidade (Celeg) da  Petrobras aprovou, por maioria, o nome de Caio Paes de Andrade para comandar a companhia, após uma reunião que ocorreu durante toda a tarde. Segundo fontes, o placar teria sido três a favor e um contra.

Conforme antecipado pelo GLOBO, o nome de Caio teve “conformidade” positiva. O Celeg é parte do Comitê de Pessoas (Cope) da Petrobras, responsável por analisar informações e requisitos dos indicados pelo governo para exercer cargos na estatal.

Segundo documento enviado à CVM, foi reconhecido por maioria o preenchimento dos requisitos previstos na Lei 13.303, a Lei das Estatais, e no Decreto 8945, que trata das empresas públicas. Não houve vedações, disse a comunicado.

O Comitê disse ainda que Andrade preencheu os critérios estabelecidos pela “Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras, bem como a não existência de vedações”. Com isso, Andrade está apto para os cargos de Conselheiro de Administração e presidente da companhia.

Leia mais:  Privatização da Eletrobras pode ter aval do TCU em fevereiro

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

A decisão do Comitê foi enviada ao Conselho de Administração, que vai se reunir de forma extraordinária na próxima segunda-feira, segundo informou o presidente do colegiado Marcio Weber.

A ideia inicial era que a reunião do conselho fosse realizada hoje, mas mudou por conta da previsão de encerramento da reunião da Celeg na sexta-feira, já no período da noite.

Agora, Andrade poderá ser o quinto presidente da empresa em menos de dois anos, caso o conselho aprove seu nome, como é esperado, diz uma fonte.

FUP e Anapetro pretendem questionar nomeação

Após a decisão, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Anapetro informaram que vão tomar medidas judiciais cabíveis para vetar a nomeação “de alguém que não cumpre requisitos técnicos básicos para o cargo”.

Segundo a FUP, caso o nome de Andrade seja aprovado no Conselho de Administração da companhia, a FUP e sindicatos filiados entrarão com ação popular na Justiça Federal por ato lesivo à administração pública pela indicação de pessoa sem experiência para o cargo.

Em outra frente, a Anapetro, que representa os petroleiros acionistas minoritários da Petrobrás, entrará com processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), “uma vez que a nomeação de alguém sem as credenciais necessárias para gerir a empresa será foco de maior instabilidade na companhia”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

Quina de São João sorteia prêmio de R$ 200 milhões neste sábado

Publicado

source
Quina de São João sorteia R$ 200 milhões neste sábado
Reprodução: ACidade ON

Quina de São João sorteia R$ 200 milhões neste sábado

Um dos grandes prêmios do ano, a Quina de São João 2022 (concurso 5.581) será sorteada neste sábado (25) pela Caixa. O valor do prêmio é estimado em R$ 200 milhões e, segundo o banco, até o momento já é a segunda maior premiação desse tipo de sorteio. Dependendo da arrecadação final, o valor do prêmio poderá bater o recorde histórico desta modalidade lotérica.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Para a comemoração especial, a Caixa realizará o sorteio das dezenas na tradicional festa de São João de Campina Grande, na Paraíba. O sorteio não acumula. Na ausência de vencedores na faixa principal (com acerto de cinco números), o prêmio será dividido entre os acertadores da segunda faixa (quatro números) e assim por diante.

As apostas para a Quina de São João de 2022 estão abertas desde o dia 31 de maio e poderão ser feitas até as 19h de sábado. As apostas simples, com cinco marcações, custam R$ 2. É possível fazer apostas presencialmente nas lotéricas de todo o país ou pelo site da Caixa.

Leia mais:  Sobre o caso Bettina, da Empiricus: Desconfie de quem promete um milhão

O que fazer com tanto dinheiro?

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Quina de São João e aplique todo o valor na Poupança da Caixa, receberá mais de R$ 1,3 milhão de rendimento no primeiro mês. O dinheiro do prêmio é suficiente para comprar 50 imóveis de alto padrão ou terrenos no valor de R$ 4 milhões cada. Segundo informa o banco, ao fazer as apostas “os brasileiros contribuem com áreas essenciais ao desenvolvimento do país, como esporte, educação, cultura, segurança e seguridade social.”

Comentários Facebook
Continue lendo

Economia

Preço do diesel e gasolina sobem nas bombas e batem recorde, diz ANP

Publicado

source
Diesel ultrapassou a gasolina em preço médio pela primeira vez, diz ANP
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Diesel ultrapassou a gasolina em preço médio pela primeira vez, diz ANP

O diesel subiu pela terceira semana seguida nos postos, diz a pesquisa de preços da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na bomba, a gasolina também voltou a crescer para os consumidores após recuo na última semana.

Segundo a ANP, o preço médio do diesel passou de R$ 6,906 para R$ 7,568. É o maior preço médio já verificado na pesquisa do órgão regulador. É uma alta de 9,58% nessa semana.

O mesmo patamar recorde foi verificado na gasolina, que avançou de R$ 7,23 para R$ 7,390, um aumento de 2,18%.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Leia mais:  Mega-Sena sorteia R$ 8,5 milhões neste sábado; veja como apostar

O avanço dos preços nos postos reflete o aumento anunciado pela Petrobras há uma semana. Desde o último sábado, a gasolina subiu nas refinarias de R$ 3,86 para R$ 4,06 por litro, um aumento de 5,18%. Com o diesel, o preço por litro aumentou de R$ 4,91 para R$ 5,61, o que equivale a um reajuste 14,25%.

Mas, apesar do reajuste feito pela Petrobras, os preços dos combustíveis seguem defasados no Brasil, segundo a Abicom, que reúne os importadores. A diferença é de 8% (R$ 0,34 por litro) no caso da gasolina e de 10% no diesel (de R$ 0,61 por litro).

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262