conecte-se conosco


Policial

Forças de segurança empregarão 3.800 profissionais durante Carnaval

Publicado

Raquel Teixeira | Sesp-MT 

Mais de três mil policiais vão reforçar a segurança pública nos 28 pontos de carnaval de 25 municípios que já informaram que terão festas em espaços públicos em Mato Grosso. As ações preventivas e repressivas começam nesta sexta-feira (01.03) e seguem até a próxima quarta-feira (06.03), com reforços de profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito. Durante os seis dias de festa, serão empregados 3.828 profissionais e 765 viaturas.

Aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioaper) também vão auxiliar as forças de segurança na repressão à criminalidade, realizando sobrevoos nos locais de carnaval da região metropolitana, além da base de Sorriso, que atuará no reforço à região Norte do estado. 

“O planejamento é a tônica para reforçar a segurança nos bailes carnavalescos e para isso a secretaria trabalha com a integração das forças. Reduzimos folgas e férias para que todo o efetivo atue durante o carnaval e tenhamos mais policiais nas ruas, em todos os locais de festa no estado”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28.03), acrescentando que além dos locais de festa, as forças de segurança farão patrulhamento ostensivo para garantir a segurança da população em geral.

Leia mais:  Parte de carga de óleo roubada é encontrada em prateleira de mercado e três são presos por receptação

A Polícia Militar atuará durante os seis dias de festa carnavalesca com um efetivo geral de 1.273 profissionais e 472 viaturas distribuídos nas 15 regiões integradas de segurança pública. “As unidades policiais especializadas da PM – Rotam (Ronda Ostensiva Tático Metropolitana), Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Força Tática também atuarão durante as festividades. Empregamos os policiais que atuam em áreas administrativas para fornecer esse reforço no período carnavalesco, visando sempre à segurança da população”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis.

As equipes das delegacias serão reforçadas nas cidades com locais de carnaval para atender prontamente as possíveis ocorrências. “Na região metropolitana de Cuiabá haverá reforço de mais 74 policiais civis e no interior de 63 profissionais, além dos que já trabalharão nas escalas normais. No total, a Polícia Judiciária Civil terá um efetivo de 595 policiais e 203 viaturas empregadas no período de carnaval”, pontua o delegado-geral da instituição, Mário Dermeval Rezende.

Com atuação ostensiva e preventiva, o Corpo de Bombeiros empregará equipes nos pontos de bailes carnavalescos atuando com um efetivo total de 1.135 militares e 43 viaturas operacionais. O trabalho da corporação começou antes das festividades, com a vistoria dos locais de concentração de público e das estruturas. como informa o comandante-geral da corporação, coronel Alessandro Borges. “Fiscalizamos e vistoriamos todos os locais nos municípios que terão festas populares. Um dos critérios foi certificar que os locais comportariam o público estimado. Outro detalhe era se a estrutura montada estava dentro das normas de segurança. Somente após essas verificações os documentos de liberação são emitidos”, explica o militar.

Leia mais:  Homem é preso pela Polícia Civil depois de ameaçar reiteradamente vítima em Arenápolis

A Politec terá um efetivo de 545 profissionais, entre médicos peritos, papiloscopistas, peritos criminais e técnicos de necropsia e laboratório, e 44 veículos disponíveis para pronta atuação das equipes, conforme informou o diretor geral, Rubens Okada.

Com foco na prevenção e orientação ao público frequentador do carnaval, o Detran-MT começou a campanha nas ruas da capital, com o slogan “Não vá na contramão da folia – Unidos pela prevenção”. O trabalho orientativo também será realizado nos pontos de carnaval em Cuiabá, no interior e rodovias estaduais que dão acesso à Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. “As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito destinam-se à sensibilização de todos, para os riscos da combinação de bebida alcoólica e direção, além do abuso de velocidade”, informou o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcellos.

Balanço final

As ocorrências da operação Carnaval 2019 serão divulgadas em coletiva de imprensa na quinta-feira, 07 de março, na Secretaria de Segurança Pública. O horário será posteriormente informado.

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil

Publicado

Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a médio norte de Cuiabá), foi preso em flagrante pela Polícia Civil, durante atendimento da ocorrência.

Os investigadores de Arenápolis foram informados sobre uma situação de tortura e de homicídio por meio de arma cortante, que vitimou a pessoa de José Augusto Rodrigues de Souza, 20 anos.

Imediatamente a equipe acompanhada do delegado Hugo Abdon de Araujo Lima, foram até o hospital onde a vítima havia dado entrada, porém não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Em seguida, os policiais civis foram até o local dos fatos para obterem mais detalhes acerca do ocorrido. Durante entrevista com populares foi possivel qualificar o autor do homicídio, o qual foi localizado nas proximidades, sentado em frente de uma residência.

O suspeito foi levado até a Delegacia de Arenápolis, e no interrogatório assumiu o crime. Ele alegou que foi cercado por três indivíduos de uma facção rival, e passou a ser espancado com capacetes e uma mangueira, momento em que conseguiu sacar uma faca e golpeou a vítima.

Leia mais:  Principal alvo de organização criminosa investigada por roubos de veículos é preso no interior de MS

Conforme o delegado Hugo Abdon de Araujo Lima, os indícios apontam que o homicídio decorreu da legítima defesa, pelo fato que os três homens na função de “disciplina” dariam um salve no suspeito.

Após a confecção dos autos, o preso será apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PM flagra infração de trânsito e prende homem com arma de fogo em Rondonópolis

Publicado

Policiais militares do 5º Batalhão em Rondonópolis prenderam um homem, de 49 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na noite desta quarta-feira (27.07). Com o suspeito, que foi abordado após ser flagrado cometendo uma infração de trânsito, a PM apreendeu um revólver calibre .38 com cinco munições.

Por volta de 18h30, durante rondas pelo bairro Rondônia, a equipe do 5º BPM flagrou o momento em que o condutor de uma caminhonete Hilux cinza estava dirigindo o veículo falando ao celular. 

De imediato, os policiais militares realizaram abordagem ao veículo e informaram ao suspeito sobre a infração de trânsito cometida. Questionado se havia algum material ilícito no carro, o homem disse que não transportava nada ilegal.

Porém, a equipe policial realizou vistorias no veículo e encontraram a arma de fogo carregada com as cinco munições, dentro de um console próximo ao câmbio da caminhonete.

Diante da situação de flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Rondonópolis, onde foi registrado o boletim de ocorrência, ficando à disposição da Polícia Judiciária Civil para as demais providências cabíveis.

Leia mais:  PRF apreende 9kg de maconha que seriam levados para o Acre em ônibus interestadual

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza

Publicado

Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi recuperado pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (27.07), em uma oficina do município. Um homem que se identificou como proprietário do caminhão foi preso em flagrante pelo crime de receptação.

O caminhão, apreendido em uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estava acautelado para o município de Colniza.

O crime ocorreu em agosto de 2021, quando funcionários da Prefeitura estavam com o caminhão no distrito de Conselvan e foram abordados por criminosos armados que exigiram o veículo. Os funcionários tiveram armas apontadas para suas cabeças, sendo subtraído o caminhão, uma motosserra e roupas das vítimas.

Nesta quarta-feira (27.07), a equipe de policiais da Delegacia de Colniza receberam informações de que o veículo estava passando por manutenção em uma oficina da cidade. Com base na denúncia, os policiais foram até o local, onde constataram a veracidade das informações e apreenderam o veículo, localizado no pátio da oficina.

Leia mais:  Homem é preso pela Polícia Civil depois de ameaçar reiteradamente vítima em Arenápolis

Em continuidade as diligências, os policiais identificaram o dono do veículo, que questionado confessou ter comprado o caminhão pelo valor de R$ 100 mil, em duas parcelas de R$ 50 mil.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Colniza, onde foi interrogado pelo delegado Bruno Ferreira e autuado em flagrante por receptação. Foi arbitrada fiança ao suspeito que responderá pelo crime em liberdade.

Segundo o delegado, as investigações seguem em andamento para localizar e prender os envolvidos no crime. “Com a prisão do receptador, foi possível conseguir novas informações sobre os fatos e as diligências continuam para prender os autores do crime”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262