conecte-se conosco


Cuiabá

Grupo de mães e profissionais da saúde organizam Caminhada Pela Amamentação em Cuiabá

Publicado

Para dar as boas-vindas ao Agosto Dourado, mês que marca a defesa e promoção do aleitamento materno, o Grupo de Apoio Supermães, organização não-governamental (ONG) composta por mães, e diversos apoiadores estão organizando a “Caminhada pela Amamentação”, no próximo dia 30 de julho, a partir das 7h30, no Parque Tia Nair, em Cuiabá. O evento é aberto à toda sociedade, principalmente gestantes, puérperas, mães que amamentam e seus familiares e amigos. 

Além da caminhada, o evento contará com diversos atrativos, como pintura de barriga para gestantes e de seio para lactantes, exercícios aeróbicos, exposição de mães empreendedoras, orientações em amamentação, entre outros. 

Com o tema “Proteção ao aleitamento materno é dever de todos nós”, o grupo pretende chamar a atenção de toda a comunidade para a importância da rede de apoio em prol da mãe lactante, principalmente a puérpera (mãe com bebê de até 45 dias), por se tratar de uma fase em que a mulher encontra se fragilizada física e emocionalmente e mais suscetível às interferências negativas sobre a amamentação. 

De acordo com a presidenta do Grupo de Apoio Supermães, Josemara Lima, o evento marca o início do mês de conscientização do apoio e proteção ao aleitamento materno, o Agosto Dourado, e tem por objetivo ampliar e fortalecer a rede de apoio materna. “Quanto mais apoiadas e informadas as mães estiverem, maior será o tempo de amamentação, logo, mais proteção para mãe e bebê. Esperamos o comprometimento de todos, pois cuidar da saúde da criança traz um ganho social e em saúde pública para toda sociedade, é um dever a ser protegido por todos”, afirma. 

Leia mais:  Reunião com proprietários de bares e restaurantes da Praça da Mandioca apresenta potencial do aplicativo do Turismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo, ou seja, o único alimento do bebê até os 6 meses de vida e complementar pelo menos até 2 anos de idade. Isso porque estudos mostram que a prática reduz a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para a mulher, amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), além de benefícios para a saúde da mãe e do bebê, o aleitamento materno beneficia a saúde do planeta, uma vez que nessa prática não há necessidade de desmatamento para criar áreas de pastagem para o gado leiteiro, nem liberação de grandes quantidades de substâncias poluentes na atmosfera, nem requer produção em massa pelo setor industrial de derivados lácteos. Além disso, não há desperdício de água, nem de energia para fabricação do leite ou mesmo para fervura, durante a sua preparação. Não é preciso combustível para transporte de matéria-prima nem do produto em si. Para a economia familiar, o leite materno é de longe mais vantajoso do que o leite artificial, as chamadas fórmulas, por ser gratuito e não precisar de embalagens plásticas.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia reabertura do Hospital Municipal São Benedito

A Caminhada pela Amamentação conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT), Associação de Doulas de Mato Grosso (Adomato), Doulas Para Elas, Marília Coach RitBox, Centro Educacional Recanto Kids, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Água Lebrinha, Grupo Do Ventre ao Coração e IBFAN Brasil.

Serviço:

O quê: Caminhada Pela Amamentação 

Quando: 30 de julho (sábado), a partir das 7h30

Onde: Parque Tia Nair – Avenida Érico Preza, Jardim Itália, Cuiabá. 

Evento gratuito

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prazo para apresentação de documentação pendente do curso ‘Qualifica mais Progredir’ encerra nesta quarta-feira (10)

Publicado

O prazo para entrega da documentação exigida para participação da segunda turma do curso de formação profissional em Microempreendedorismo Individual-MEI do programa ‘Qualifica mais Progredir’ será encerrado na quarta-feira (10). A não apresentação resulta na abertura de vagas para aquelas pessoas que foram inscritas e estão no Cadastro de Reserva. Apenas os que estiverem com a documentação completa serão matriculados.

Serão 240 vagas ofertas e já são mais de 300 pessoas inscritas. As inscrições encerram nesta sexta-feira (12) e devem ser feitas em uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, distribuídos em diferentes pontos de Cuiabá.

“Estamos fazendo esse chamamento para que, aquelas pessoas que possuem documentação pendente, devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras de abrangência para garantir a vaga”, disse orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.

A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de MEI e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Governo, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o IFMT (Campus Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Cuiabá.

Leia mais:  Cultura, Saúde, Coleta Seletiva, Mobilidade Urbana, são alguns dos temas que serão abordados na live do prefeito desta terça-feira (12)

As aulas começam nesta segunda-feira (15) e serão ministradas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT- (Campus Cel Octayde Jorge da Silva). As atividades serão realizadas na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h).  O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses.

Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês. 

Para quem tem interesse em participar do curso voltado para a formação de novos Microempreendedores Individuais (MEI’s) basta procurar uma, das quatorze unidades, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos em diferentes pontos da capital.

No ato da inscrição é necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.

Leia mais:  Limpurb apresenta nova metodologia de trabalho para entidades representantes das lideranças comunitárias

“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho. Essa parceria com o IFMT atende as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que se baseiam na humanização e respeito”, finalizou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

Publicado

Para simbolizar e homenagear o mês de conscientização e combate à violência contra mulher, o prédio que abriga a Secretaria Municipal da Mulher e a Procuradoria do Município, instalado na avenida Getúlio Vargas, recebeu iluminação especial em referência à campanha Agosto Lilás, na noite de segunda-feira (8). Ainda para fomentar o debate e a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos nesse período, a Pasta programou um amplo calendário de atividades.  Na noite de segunda-feira (8), além do registro de iluminação especial, foram distribuídos panfletos para motoristas e pedestres que passaram pela avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a campanha tem o intuito de esclarecer sobre a importância da Lei Maria da Penha, conscientizar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, informar sobre a importância de se perceber as situações de violência e os caminhos para receber ajuda.

“Muitas mulheres sofrem caladas por anos e anos, seja por falta de informação, de apoio da própria família, seja por dependência econômica ou pelos laços que têm com o agressor. Saber que há muitas outras mulheres como elas, prontas e dispostas a ajudá-las, pode ser decisivo para que tomem a decisão de buscar essa ajuda. Por isso estamos nas ruas para gritar para essa mulher que ela não está sozinha”, explica.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro sanciona lei que proíbe instalação de usinas na extensão do Rio Cuiabá

Para a Procuradora Geral do Município, Juliette, falar de violação de direitos contra a mulher é uma questão de resistência diante de tantas agressões e julgamentos aos quais somos submetidas. Ela ainda destaca que embora esteja comemorando os 16 anos da Lei Maria da Penha, este é um tema que precisa ser discutido o ano todo, quantas vezes forem necessárias.

“É importante que a população entenda o mal que a violência doméstica faz às famílias, daí a importância de falarmos sempre sobre este assunto”, pontua.

Durante o lançamento da campanha, também foram entregues panfletos e cartilhas com orientações sobre o tema para pedestres, motoristas e motociclistas.

Segundo a técnica de enfermagem, Maria do Socorro Farias, a abordagem dessas mulheres fez toda a diferença.

“É um assunto que precisa ser debatido por todos. São ações que dão mais força para que continuemos batalhando umas pelas outras. Ter o apoio desta secretaria nos fortalece. A gente sente apoio, como um abraço”.

Dentre as ações da Campanha “Agosto lilás” estão palestras, blitz educativas, oficinas, seminários, rodas de conversa, dentre outras.

Leia mais:  Pedal da Semob e MTmamma será no dia 29 de maio; veja como participar

Como denunciar?

Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher

Telefone: 3318-4818.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta morte da avó do deputado Wilson Santos

Publicado

É com sentimentos de profunda tristeza e solidariedade à família, que o prefeito Emanuel Pinheiro, lamenta a morte de Francisca Jorge Tiburtino da Silva, a  dona Chiquinha, avó do deputado estadual, Wilson Santos.

Ela faleceu na madrugada desta terça-feira (09), aos 100 anos, em decorrência de causas naturais. 

“É com imenso pesar que acordamos com essa notícia devastadora, a partida de dona Francisca, uma mulher honrada, de bem, que deixa um legado de longevidade, um verdadeiro exemplo de vida, avó do nosso deputado Wilson Santos, a quem eu, e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, externamos nossas condolências a todos os familiares. Que Deus os conforte neste momento”, disse o Chefe do Executivo Municipal. 

O velório acontecerá a partir das 13h deste terça-feira (09), na funerária Dom Bosco, na capital. O sepultamento está previsto  para ocorrer às 17h, no Cemitério do Porto. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá finaliza construção da ponte de concreto do bairro Silvanópolis
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262