conecte-se conosco


Cuiabá

Maior via estruturante de Cuiabá, Contorno Leste recebe os serviços de implantação de meio-fio e bueiros

Publicado

Idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, a maior avenida dos últimos 50 anos da história da cidade, o Contorno Leste, que está sendo construída pela Prefeitura de Cuiabá, rfecebe os serviços de implantação de meio-fio e bueiros. 

A via fará a ligação de aproximadamente 50 bairros, beneficiando mais 250 mil cuiabanos. A via terá  extensão de 17,3 km, no percurso que compreende o Rio Coxipó à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). 

Recentemente, em 12 de julho, a avenida ganhou sua primeira camada de pavimentação asfáltica ao longo de  1,6 quilômetro já implantados.

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que o Contorno Leste irá revolucionar a mobilidade urbana municipal, além de acarretar inúmeras benfeitorias a diversos setores que norteiam a qualidade de vida da população, como por exemplo, a valorização imobiliária e a expansão das políticas públicas.

“Um sonho, de centenas e milhares de pessoas que aqui vivem e que desejam um futuro melhor para si e seus familiares, e é esse o legado que a gestão deixará para a nossa gente, sempre olhando para os mais humildes e carentes, mostrando que é possível sim fazer e traçar um novo rumo aos cidadãos de bem. Não vemos a hora de inaugurar esse marco que será eterno na vida de todos”, declarou. 

Leia mais:  Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte inicia nesta quinta-feira (7) e possibilita debate técnico

O vice-prefeito e secretário, José Roberto Stopa, frisou que a nova estrutura está prevista para ser entregue em 2023 e aproveitou para fazer um breve balanço das ações já realizadas no local. “Estamos empenhados, com dedicação total aqui. Já temos a ponte de concreto sobre o Rio Coxipó que resta apenas os últimos detalhes para ficar pronta. No Distrito Industrial, com a execução da rede de drenagem, o início do asfalto e seus componentes, ou seja, as melhorias e o progresso está chegando em uma das áreas que por décadas passou despercebida na visão do Poder Pública, porém, agora, ganha um novo sentido”, disse o gestor. 

Ao término desta etapa, a empresa HB20 Construção dará sequência a fixação de sarjetas. 

O projeto

O Contorno Leste conta com 17,3 km de extensão, pista dupla, iluminação LED, ciclovias, faixas de rolamento, calçadas, acostamento, canteiro central, unindo o Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro, com investimento de cerca de R$125 milhões.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Nova Central Funerária é inaugurada e oferta estrutura mais confortável e digna à população

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá entregou na manhã desta terça-feira (09) a sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” completamente reformada. Agora, a população e servidores contam com uma estrutura moderna e confortável, graças à intervenção feita por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O projeto foi elaborado e executado pela própria empresa pública e englobou ações que promoveram a reestruturação total do local.  Entre elas estão: recuperação da cobertura; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição das portas, forro, mobiliários; pintura interna e externa e instalação de uma nova fachada.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, destacou que desde quando foi inaugurada, em 2001, a sede da Central Municipal de Serviços Funerários nunca recebeu qualquer tipo de reforma, recebendo apenas reparos emergenciais. Segundo ele, o local é de extrema importância para população, pois é onde estão concentrados todos os procedimentos necessários para o sepultamento de um ente querido.

Leia mais:  Secretaria de Turismo de Cuiabá realiza palestra ao setor produtivo para debater a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

“Todas as pessoas passam pelo local naquele que é talvez o pior momento da vida, que é quando se perde alguém que ama muito. Sendo de baixa renda ou não, todos nós um dia precisaremos de um desses serviços. Então, é um local extremamente importante, que deve ser humanizado. Por isso, ele determinou que fosse feita essa reforma, para que esse espaço possa ofertar mais dignidade e conforto”, disse Júnior.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, participou da solenidade de entrega e enfatizou também o trabalho que é realizado pelos servidores que atuam no espaço. Stopa lembrou que, além da aptidão para desenvolver as funções, a equipe de atendimento precisa ser sensível e compreensível, mesmo diante de situações desconfortáveis.

“As pessoas vêm aqui no momento de maior tristeza. E nós precisamos reconhecer a sensibilidade dos nossos servidores. Às vezes, o cidadão perdeu um filho, a mãe, o pai, e chega estressado, nervoso. Nesse momento, cabe à equipe ter a sensibilidade de ouvir, de tratar bem, às vezes até de absorver alguma frase mais impensada. Então eu quero agradecer muito a esses servidores, que fazem a diferença”, pontuou o vice-prefeito.

Leia mais:  Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte inicia nesta quinta-feira (7) e possibilita debate técnico

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários municipais de Governo, Luis Claudio, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, e do gerente da Central Municipal de Serviços Funerários, José Vital Monteiro Maciel Filho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prazo para apresentação de documentação pendente do curso ‘Qualifica mais Progredir’ encerra nesta quarta-feira (10)

Publicado

O prazo para entrega da documentação exigida para participação da segunda turma do curso de formação profissional em Microempreendedorismo Individual-MEI do programa ‘Qualifica mais Progredir’ será encerrado na quarta-feira (10). A não apresentação resulta na abertura de vagas para aquelas pessoas que foram inscritas e estão no Cadastro de Reserva. Apenas os que estiverem com a documentação completa serão matriculados.

Serão 240 vagas ofertas e já são mais de 300 pessoas inscritas. As inscrições encerram nesta sexta-feira (12) e devem ser feitas em uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, distribuídos em diferentes pontos de Cuiabá.

“Estamos fazendo esse chamamento para que, aquelas pessoas que possuem documentação pendente, devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras de abrangência para garantir a vaga”, disse orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.

A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de MEI e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Governo, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o IFMT (Campus Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Cuiabá.

Leia mais:  Formulário PC

As aulas começam nesta segunda-feira (15) e serão ministradas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT- (Campus Cel Octayde Jorge da Silva). As atividades serão realizadas na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h).  O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses.

Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês. 

Para quem tem interesse em participar do curso voltado para a formação de novos Microempreendedores Individuais (MEI’s) basta procurar uma, das quatorze unidades, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos em diferentes pontos da capital.

No ato da inscrição é necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Prêmio Jejé de Oyá será entregue a partir das 19h desta sexta-feira

“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho. Essa parceria com o IFMT atende as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que se baseiam na humanização e respeito”, finalizou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

Publicado

Para simbolizar e homenagear o mês de conscientização e combate à violência contra mulher, o prédio que abriga a Secretaria Municipal da Mulher e a Procuradoria do Município, instalado na avenida Getúlio Vargas, recebeu iluminação especial em referência à campanha Agosto Lilás, na noite de segunda-feira (8). Ainda para fomentar o debate e a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos nesse período, a Pasta programou um amplo calendário de atividades.  Na noite de segunda-feira (8), além do registro de iluminação especial, foram distribuídos panfletos para motoristas e pedestres que passaram pela avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a campanha tem o intuito de esclarecer sobre a importância da Lei Maria da Penha, conscientizar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, informar sobre a importância de se perceber as situações de violência e os caminhos para receber ajuda.

“Muitas mulheres sofrem caladas por anos e anos, seja por falta de informação, de apoio da própria família, seja por dependência econômica ou pelos laços que têm com o agressor. Saber que há muitas outras mulheres como elas, prontas e dispostas a ajudá-las, pode ser decisivo para que tomem a decisão de buscar essa ajuda. Por isso estamos nas ruas para gritar para essa mulher que ela não está sozinha”, explica.

Leia mais:  Sine da Gente ganhará novas vans para atender a população de Cuiabá

Para a Procuradora Geral do Município, Juliette, falar de violação de direitos contra a mulher é uma questão de resistência diante de tantas agressões e julgamentos aos quais somos submetidas. Ela ainda destaca que embora esteja comemorando os 16 anos da Lei Maria da Penha, este é um tema que precisa ser discutido o ano todo, quantas vezes forem necessárias.

“É importante que a população entenda o mal que a violência doméstica faz às famílias, daí a importância de falarmos sempre sobre este assunto”, pontua.

Durante o lançamento da campanha, também foram entregues panfletos e cartilhas com orientações sobre o tema para pedestres, motoristas e motociclistas.

Segundo a técnica de enfermagem, Maria do Socorro Farias, a abordagem dessas mulheres fez toda a diferença.

“É um assunto que precisa ser debatido por todos. São ações que dão mais força para que continuemos batalhando umas pelas outras. Ter o apoio desta secretaria nos fortalece. A gente sente apoio, como um abraço”.

Dentre as ações da Campanha “Agosto lilás” estão palestras, blitz educativas, oficinas, seminários, rodas de conversa, dentre outras.

Leia mais:  Secretaria de Turismo de Cuiabá realiza palestra ao setor produtivo para debater a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Como denunciar?

Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher

Telefone: 3318-4818.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262