Connect with us

Assessoria | PJC-MT

Visando uma reflexão diferenciada ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá preparou um evento especial para prestigiar e melhor atender as vítimas que compareceram a unidade na sexta-feira (08). A ação tinha o objetivo de trazer acolhimento e conforto às mulheres que de alguma forma foram agredidas, no dia em que toda sociedade comemora a sua existência.

A delegada titular da DEDM Cuiabá, Jozirlethe Aparecida Magalhães Criveletto, explicou que a data sempre traz muitas comemorações, que falam sobre o empoderamento e a força da mulher, e que este ano, a delegacia decidiu fazer um evento não só voltado para o público interno (que também é formado em sua maioria por mulheres) como para as vítimas que procurassem a unidade.

As pessoas que passaram pela delegacia durante a tarde puderam prestigiar duas apresentações culturais, sendo uma de violino e outra de teclado, lanche, entrega de rosas ao final de cada atendimento, além de ser disponibilizado na receptação um vídeo orientativo sobre a violência doméstica.

Segundo Jozirlethe, a ideia do evento surgiu com pretensão de trazer conforto e acolhimento a vítima que procura a delegacia neste dia, para que ela possa realmente se sentir em casa. Para ocasião, foram convidadas algumas mulheres que estiveram na delegacia durante a semana, porém, a principal homenagem foi voltada para aquelas que passaram pela unidade neste 08 de março.

Leia mais:  Polícia Civil de MT recupera valores subtraídos de três vítimas de golpes pela internet

“São mulheres que foram agredidas ontem, hoje, e que estão buscando neste momento esse apoio que é essencial. Nosso objetivo é trazer paz ao coração dessa vítima, que chega dentro da delegacia maltratada, agredida, ameaçada, lesionada”, disse.

“A mulher que é agredida no dia 08 de março, data que o mundo e a sociedade estão comemorando seu dia, tem uma situação vivenciada em sua vida pessoal que é completamente diferente, da mulher que está recebendo flores. Ela precisa chegar a um lugar onde se sinta de fato acolhida”, explicou a delegada.

Uma vítima, de 59 anos, que preferiu não se identificar, contou que registrou o boletim de ocorrência contra o ex-companheiro, nesta quinta-feira (08), na 1ª Delegacia de Polícia e depois foi encaminhada a Delegacia da Mulher, onde foi surpreendida com o atendimento. “Fiquei emocionada, apesar de não estar vivendo um momento bom. Eu entrei na delegacia, ouvi a música e pensei: ‘nossa’. Foi uma emoção que me acalmou e me trouxe paz”, disse.

Leia mais:  PM e PJC desarticulam quadrilha e frustra furto à agência bancária em Vera

Além dos vídeos orientativos disponibilizados na delegacia, a DEDM conta com o projeto da Delegacia Móvel que leva orientações em bairros, escolas, comunidades ou a grupos de mulheres que precisam de apoio. Para receber a visita da Delegacia Móvel da Mulher, basta entrar em contato com a DEDM de Cuiabá através do telefone (65) 3901-5544 ou enviando e-mail dmulhercba@pjc.mt.gov.br e solicitando a presença da unidade.

“Não precisa ser um pedido formalizado, basta informar a comunidade, escola, bairro, grupo de mulheres está precisando de orientação que a Delegacia da Mulher vai até o local. Nós nos colocamos a disposição para irmos até essas mulheres, levando informação, conhecimento, para que elas possam ter coragem para mudar de vida, e quebrar esse ciclo de violência que por ventura elas possam viver”, pontuou Jozirlethe.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil

Published

on

Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a médio norte de Cuiabá), foi preso em flagrante pela Polícia Civil, durante atendimento da ocorrência.

Os investigadores de Arenápolis foram informados sobre uma situação de tortura e de homicídio por meio de arma cortante, que vitimou a pessoa de José Augusto Rodrigues de Souza, 20 anos.

Imediatamente a equipe acompanhada do delegado Hugo Abdon de Araujo Lima, foram até o hospital onde a vítima havia dado entrada, porém não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Em seguida, os policiais civis foram até o local dos fatos para obterem mais detalhes acerca do ocorrido. Durante entrevista com populares foi possivel qualificar o autor do homicídio, o qual foi localizado nas proximidades, sentado em frente de uma residência.

O suspeito foi levado até a Delegacia de Arenápolis, e no interrogatório assumiu o crime. Ele alegou que foi cercado por três indivíduos de uma facção rival, e passou a ser espancado com capacetes e uma mangueira, momento em que conseguiu sacar uma faca e golpeou a vítima.

Leia mais:  Polícia Militar apreende quase 100 quilos de pescado irregular

Conforme o delegado Hugo Abdon de Araujo Lima, os indícios apontam que o homicídio decorreu da legítima defesa, pelo fato que os três homens na função de “disciplina” dariam um salve no suspeito.

Após a confecção dos autos, o preso será apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

PM flagra infração de trânsito e prende homem com arma de fogo em Rondonópolis

Published

on

Policiais militares do 5º Batalhão em Rondonópolis prenderam um homem, de 49 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na noite desta quarta-feira (27.07). Com o suspeito, que foi abordado após ser flagrado cometendo uma infração de trânsito, a PM apreendeu um revólver calibre .38 com cinco munições.

Por volta de 18h30, durante rondas pelo bairro Rondônia, a equipe do 5º BPM flagrou o momento em que o condutor de uma caminhonete Hilux cinza estava dirigindo o veículo falando ao celular. 

De imediato, os policiais militares realizaram abordagem ao veículo e informaram ao suspeito sobre a infração de trânsito cometida. Questionado se havia algum material ilícito no carro, o homem disse que não transportava nada ilegal.

Porém, a equipe policial realizou vistorias no veículo e encontraram a arma de fogo carregada com as cinco munições, dentro de um console próximo ao câmbio da caminhonete.

Diante da situação de flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Rondonópolis, onde foi registrado o boletim de ocorrência, ficando à disposição da Polícia Judiciária Civil para as demais providências cabíveis.

Leia mais:  Casal e comparsas são presos em flagrante com centenas de produtos furtados de lojas em Várzea Grande

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza

Published

on

Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi recuperado pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (27.07), em uma oficina do município. Um homem que se identificou como proprietário do caminhão foi preso em flagrante pelo crime de receptação.

O caminhão, apreendido em uma ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estava acautelado para o município de Colniza.

O crime ocorreu em agosto de 2021, quando funcionários da Prefeitura estavam com o caminhão no distrito de Conselvan e foram abordados por criminosos armados que exigiram o veículo. Os funcionários tiveram armas apontadas para suas cabeças, sendo subtraído o caminhão, uma motosserra e roupas das vítimas.

Nesta quarta-feira (27.07), a equipe de policiais da Delegacia de Colniza receberam informações de que o veículo estava passando por manutenção em uma oficina da cidade. Com base na denúncia, os policiais foram até o local, onde constataram a veracidade das informações e apreenderam o veículo, localizado no pátio da oficina.

Leia mais:  PM localiza 10 tabletes de pasta base de cocaína e prende homem em Confresa

Em continuidade as diligências, os policiais identificaram o dono do veículo, que questionado confessou ter comprado o caminhão pelo valor de R$ 100 mil, em duas parcelas de R$ 50 mil.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Colniza, onde foi interrogado pelo delegado Bruno Ferreira e autuado em flagrante por receptação. Foi arbitrada fiança ao suspeito que responderá pelo crime em liberdade.

Segundo o delegado, as investigações seguem em andamento para localizar e prender os envolvidos no crime. “Com a prisão do receptador, foi possível conseguir novas informações sobre os fatos e as diligências continuam para prender os autores do crime”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262