conecte-se conosco


Política Nacional

Neto de Lula morre de meningite meningocócica na Grande São Paulo

Publicado


Arthur Araújo Lula da Silva tinha sete anos e morreu por conta de uma meningite
Reprodução

Arthur Araújo Lula da Silva tinha sete anos e morreu por conta de uma meningite

Morreu, no final da manhã desta sexta-feira (1), Arthur Araújo Lula da Silva, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele era filho de Sandro Luis Lula da Silva, um dos filhos do petista com o ex-primeira dama Marisa Letícia. Arthur foi internado no início da manhã como uma forte febre no Hospital Bartira, em Santo André, mas não resistiu. A causa do falecimento da crianças foi uma meningite meningocócica.

Leia também: Lula escreveu carta para o irmão Vavá pouco antes de sua morte

A expectativa é que a defesa de Lula faça um pedido à Justiça para que ele possa comparecer ao funeral do neto. No mês passado, Lula perdeu o irmão mais velho, Genivaldo Inácio da Silva, conhecido como Vavá e pediu autorização para comparecer à cerimônia.

A juíza Carolina Lebbos
, da Vara de Execuções Penais de Curitiba, negou o pedido do ex-presidente com base na justificativa de que a “permissão de saída será concedida pelo diretor do estabelecimento onde se encontra o preso”.

A Superintendência da Polícia Federal, por sua vez, declarou-se “impossibilitada de garantir a ordem pública e a segurança do preso”. O desembargador de plantão do Tribunal Regional Federal da 4ª região, Leandro Paulsen.

Leia mais:  Ministro do Turismo é denunciado pela terceira vez por suposta candidata laranja

Leia também: “Decisões da Justiça têm de ser cumpridas”, diz Moro sobre o caso de Lula

O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal e o ministro Dias Toffoli autorizou a saída do ex-presidente, afirmando que a PF “não deveria obstar o cumprimento de um direito assegurado”. No entanto, Toffoli determinou que o ex-presidente poderia apenas ir para uma unidade militar na região do ABC, para onde o corpo poderia ser levado.

Àquela altura,  Vavá 
já estava sendo velado e foi sepultado minutos depois da decisão. O ex-presidente e seus advogados entenderam que não havia mais tempo hábil. Por isso, ele desistiu do deslocamento e permaneceu em Curitiba.  

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann e outros membros importantes do partido se solidarizaram com ex-presidente e relembraram o ocorrido na morte de Vavá. Gleisi escreveu que “fará de tudo” para que Lula possa se despedir do neto.

Leia mais:  Inscrições para Jovem Senador 2022 estão abertas até 18 de março

De acordo com o artigo 120 da Lei de Execução Penal, “condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: 

I – falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão;”, portanto, o petista estaria qualificado para solicitar sua saída.

O ex-presidente Luiz Inácio  Lula 
da Silva segue preso na Superitendência da Polícia Federal de Curitiba. O petista está detido desde 07 de abril de 2018 e cumpre condenação de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Processo Legal

Publicado

A Comissão de Fiscalização e Controle (CFTC) do Senado aprovou requerimento para realização de audiência sobre violação de devido processo legal, direitos e garantias individuais e sistema acusatório.

Mais informações a seguir

Fonte: Agência Senado

Comentários Facebook
Leia mais:  Após trocas, Senado tem representantes de 16 partidos
Continue lendo

Política Nacional

Tiririca perde numeração para Eduardo Bolsonaro após guerra interna

Publicado

Tiririca perdeu sua numeração para Eduardo Bolsonaro
Reprodução

Tiririca perdeu sua numeração para Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Tiririca saiu derrotado na disputa interna com o colega Eduardo Bolsonaro para a escolha do número para a eleição que ocorrerá em outubro. O humorista queria concorrer com a numeração “2222”, mantendo a tradição desde 2010, mas o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, optou por entregar a identificação para o filho do presidente Jair Bolsonaro.

A confusão começou em maio, quando Tiririca afirmou publicamente que o partido iria retirar sua numeração para entregar ao filho número 03 do chefe do executivo federal.

“Sem meu número, o ‘2222’, eu não saio candidato. Estou super chateado, achei uma falta de respeito do partido. Quando precisaram de mim, ajudei a eleger um monte de deputado”, desabafou o comediante na ocasião.

A reclamação não era por acaso. O entendimento dentro da sigla é que o “2222” é muito fácil de ser memorizado e isso permite que o candidato seja favorecido. Por isso o humorista entrou em guerra interna com Eduardo.

Leia mais:  Inscrições para Jovem Senador 2022 estão abertas até 18 de março

Após um período de negociações, Tiririca aceitou em entregar a identificação para o deputado Bolsonaro e concorrer com a identificação “2255”.

O humorista foi o parlamentar mais votado em 2010, alcançando 1.353.798, e o segundo em 2014, conquistando 1.016.796. Já Eduardo atingiu o primeiro lugar em 2018, recebendo 1.843.735.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Marcos Valério

Publicado

A Comissão de Fiscalização e Controle aprovou a realização de audiência pública para ouvir o publicitário Marcos Valério, condenado no Mensalão, que deve esclarecer declarações dadas em depoimento à Polícia Federal. (REQ 45/2022)

Mais informações a seguir

Fonte: Agência Senado

Comentários Facebook
Leia mais:  Comissão de Fiscalização pode convocar Queiroga para falar sobre ações na Saúde
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262