conecte-se conosco


Cuiabá

Parceria com lideranças comunitárias ajuda a melhorar os atendimentos do Mutirão da Limpeza

Publicado

Parceiro da gestão Emanuel Pinheiro em todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, o movimento comunitário também tem ajudado a tornar os atendimentos do Mutirão da Limpeza ainda mais eficientes. O programa é realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e leva para os bairros contemplados diversas atividades de serviços urbanos.

Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), por exemplo, a ação é executada nos setores 1, 3 e 4 do bairro CPA III, localizado na região Norte da Capital. Essa é mais uma edição que ocorre por meio da parceria com as Associações de Moradores, que solicitam a chegada do programa nas comunidades que representam e ainda auxiliam a equipe da Limpurb a definir os serviços de maior urgência.

“Sem o líder comunitário não conseguiríamos mapear todas as necessidades e atendê-las com eficiência. O prefeito Emanuel Pinheiro sempre fala que o movimento comunitário não anda nem na frente e nem atrás, mas sim ao lado da nossa gestão. Então, é assim que nosso diretor-geral Júnior Leite tem coordenado as atividades, fortalecendo essa parceria e ajudando a expandir nossos trabalhos”, comenta o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

Leia mais:  Equipes iniciam aterramento e recuperação asfáltica na região da avenida República do Líbano

O presidente do CPA III (setores 1, 3 e 4), Lucas Mota, também avalia como extremamente positiva a proximidade entre a Prefeitura e o movimento comunitário. Ele destaca que o poder público não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Dessa forma, a figura do líder comunitário se torna fundamental por estar sempre levando até as secretarias as necessidades da população.

“O presidente de bairro é a pessoa que está sempre solicitando junto ao poder público a chegada de ações como, por exemplo, o Mutirão da Limpeza. Para nós da Associação é de grande alegria ver nossas demandas sendo atendidas e ter essa parceria com o Município que ajuda a cumprir nosso compromisso com a comunidade. Somos uma ponte entre a Prefeitura e os bairros”, enfatiza Lucas.

O presidente enfatiza ainda que sempre que busca a Limpurb tem recebido o melhor atendimento possível. “Compreendo que são muitos bairros e que pode ser que o serviço não aconteça na hora que solicitamos. Mas, sempre estão nos atendendo. O melhor é que fazem um trabalho que não fica a desejar em momento algum, pois pegam para fazer e vão até o final”, pontua.

Leia mais:  Campanha de vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (11) em Cuiabá

AÇÕES DO MUTIRÃO

Somando os dois dias, o Mutirão da Limpeza conta com o envolvimento de mais de 300 trabalhadores que executam atividades como varrição, roçagem, poda de árvores e pintura de meio-fio. Também faz parte da programação a eliminação de bolsões de lixo e cata-treco, por meio do qual o cidadão pode descartar materiais inservíveis de forma segura e dentro da lei.

Outro serviço de suma importância que é efetuado nos bairros é o de manutenção na iluminação pública. Por meio dessa iniciativa, todas as vias serão beneficiadas com a substituição de lâmpadas queimadas por novas luminárias. Caso haja necessidade de troca de outros equipamentos do sistema, o trabalho também será efetuado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prazo para apresentação de documentação pendente do curso ‘Qualifica mais Progredir’ encerra nesta quarta-feira (10)

Publicado

O prazo para entrega da documentação exigida para participação da segunda turma do curso de formação profissional em Microempreendedorismo Individual-MEI do programa ‘Qualifica mais Progredir’ será encerrado na quarta-feira (10). A não apresentação resulta na abertura de vagas para aquelas pessoas que foram inscritas e estão no Cadastro de Reserva. Apenas os que estiverem com a documentação completa serão matriculados.

Serão 240 vagas ofertas e já são mais de 300 pessoas inscritas. As inscrições encerram nesta sexta-feira (12) e devem ser feitas em uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, distribuídos em diferentes pontos de Cuiabá.

“Estamos fazendo esse chamamento para que, aquelas pessoas que possuem documentação pendente, devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras de abrangência para garantir a vaga”, disse orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.

A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de MEI e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Governo, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o IFMT (Campus Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Cuiabá.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Quatro mil estudantes vão participar de projeto de entrega voluntária de óleo de cozinha usado

As aulas começam nesta segunda-feira (15) e serão ministradas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT- (Campus Cel Octayde Jorge da Silva). As atividades serão realizadas na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h).  O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses.

Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês. 

Para quem tem interesse em participar do curso voltado para a formação de novos Microempreendedores Individuais (MEI’s) basta procurar uma, das quatorze unidades, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos em diferentes pontos da capital.

No ato da inscrição é necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.

Leia mais:  Campanha de vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (11) em Cuiabá

“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho. Essa parceria com o IFMT atende as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que se baseiam na humanização e respeito”, finalizou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

Publicado

Para simbolizar e homenagear o mês de conscientização e combate à violência contra mulher, o prédio que abriga a Secretaria Municipal da Mulher e a Procuradoria do Município, instalado na avenida Getúlio Vargas, recebeu iluminação especial em referência à campanha Agosto Lilás, na noite de segunda-feira (8). Ainda para fomentar o debate e a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos nesse período, a Pasta programou um amplo calendário de atividades.  Na noite de segunda-feira (8), além do registro de iluminação especial, foram distribuídos panfletos para motoristas e pedestres que passaram pela avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a campanha tem o intuito de esclarecer sobre a importância da Lei Maria da Penha, conscientizar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, informar sobre a importância de se perceber as situações de violência e os caminhos para receber ajuda.

“Muitas mulheres sofrem caladas por anos e anos, seja por falta de informação, de apoio da própria família, seja por dependência econômica ou pelos laços que têm com o agressor. Saber que há muitas outras mulheres como elas, prontas e dispostas a ajudá-las, pode ser decisivo para que tomem a decisão de buscar essa ajuda. Por isso estamos nas ruas para gritar para essa mulher que ela não está sozinha”, explica.

Leia mais:  Secretário de Turismo apresenta projeto 'Viva o Feriado em Cuiabá' ao setor produtivo

Para a Procuradora Geral do Município, Juliette, falar de violação de direitos contra a mulher é uma questão de resistência diante de tantas agressões e julgamentos aos quais somos submetidas. Ela ainda destaca que embora esteja comemorando os 16 anos da Lei Maria da Penha, este é um tema que precisa ser discutido o ano todo, quantas vezes forem necessárias.

“É importante que a população entenda o mal que a violência doméstica faz às famílias, daí a importância de falarmos sempre sobre este assunto”, pontua.

Durante o lançamento da campanha, também foram entregues panfletos e cartilhas com orientações sobre o tema para pedestres, motoristas e motociclistas.

Segundo a técnica de enfermagem, Maria do Socorro Farias, a abordagem dessas mulheres fez toda a diferença.

“É um assunto que precisa ser debatido por todos. São ações que dão mais força para que continuemos batalhando umas pelas outras. Ter o apoio desta secretaria nos fortalece. A gente sente apoio, como um abraço”.

Dentre as ações da Campanha “Agosto lilás” estão palestras, blitz educativas, oficinas, seminários, rodas de conversa, dentre outras.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor e TDI

Como denunciar?

Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher

Telefone: 3318-4818.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta morte da avó do deputado Wilson Santos

Publicado

É com sentimentos de profunda tristeza e solidariedade à família, que o prefeito Emanuel Pinheiro, lamenta a morte de Francisca Jorge Tiburtino da Silva, a  dona Chiquinha, avó do deputado estadual, Wilson Santos.

Ela faleceu na madrugada desta terça-feira (09), aos 100 anos, em decorrência de causas naturais. 

“É com imenso pesar que acordamos com essa notícia devastadora, a partida de dona Francisca, uma mulher honrada, de bem, que deixa um legado de longevidade, um verdadeiro exemplo de vida, avó do nosso deputado Wilson Santos, a quem eu, e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, externamos nossas condolências a todos os familiares. Que Deus os conforte neste momento”, disse o Chefe do Executivo Municipal. 

O velório acontecerá a partir das 13h deste terça-feira (09), na funerária Dom Bosco, na capital. O sepultamento está previsto  para ocorrer às 17h, no Cemitério do Porto. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretário de Turismo apresenta projeto 'Viva o Feriado em Cuiabá' ao setor produtivo
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262