Connect with us

Temporada é divisora de águas para a modalidade no país. CBF ampliou competições femininas, é ano de Copa do Mundo, transmissões históricas… Veja lista!

Seleção Brasileira Feminina campeã da Copa América do Chile

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Não é de hoje que o futebol feminino vem crescendo no Brasil. Mas 2019 tem tudo para ser um ano especial tanto para a torcida, quanto para as atletas da modalidade. Afinal, é ano de Copa do Mundo, mas não só isso. O calendário está mais recheado, temos novas equipes no futebol brasileiro e novidades na transmissão dos jogos. Confira os motivos pelos quais 2019 pode ser fundamental para o crescimento do futebol feminino no país.

– Olho no Mundial!

Sorteio Copa do Mundo Feminina França 2019

Copa do Mundo Feminina de 2019 será realizada na França, em junho
Créditos: FIFA.com / Getty Images

No mês de junho, a Seleção Brasileira Feminina vai em busca de um título inédito na Copa do Mundo Feminina de Futebol. O torneio, organizado pela Fifa, acontece na França entre os dias 7 de junho e 7 de julho.

Até o momento, a melhor colocação da Canarinho no Mundial feminino é o vice-campeonato em 2007, quando a Alemanha sagrou-se bicampeã do torneio ao vencer o Brasil por 2 a 0 na final.

– Transmissão histórica da Copa do Mundo

Treino da Seleção Feminina no Campo 1 e no Centro de Excelência da Granja Comary

Todos os jogos da Seleção Feminina no Mundial serão transmitidos na TV aberta
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Pela primeira vez desde a criação da disputa em 1991, a Seleção Feminina terá todos os seus jogos na Copa do Mundo transmitidos ao vivo na TV aberta brasileira. A Globo dará espaço na programação a todos os jogos da Canarinho, enquanto o SporTV irá transmitir o torneio na íntegra em seus canais fechados. O site Globoesporte.com também fará a transmissão dos jogos do Brasil.

A presença da competição feminina na televisão aberta é extremamente simbólica. Além de ampliar o alcance da modalidade no país, a transmissão é um indício do crescente interesse do cenário esportivo brasileiro por nossas atletas – e esse é um ponto positivo e tanto!

– Seleção Feminina no Instagram

Lançamento do Instagram da Seleção Feminina

CBF criou perfil no Instagram exclusivo para a Seleção Brasileira Feminina
Créditos: CBF

E falando em maior contato da torcida com a Seleção, o que falar da nova conta da Seleção Feminina no Instagram? O novo perfil, que pode ser conferido em @selecaofemininadefutebol, a torcida brasileira pode acompanhar as principais informações sobre nossas atletas, além de conteúdo exclusivo dos bastidores do plantel feminino da Canarinho.  Não deixe de seguir!

– Ampliação do Brasileirão Feminino

BRASILEIRAO FEMININO 2018 - CORINTHIANS X RIO PRETO

Corinthians foi o campeão do Brasileiro A-1 em 2018
Créditos: Photo:Mauro Horita

Com as novas regras de licenciamento, muitos clubes pegaram o bonde da história e passaram a abraçar o futebol feminino. A presença da modalidade em clubes de expressão no país é um marco para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil, que já começa a passar por transformações.

O aumento do interesse na modalidade levou à ampliação do Brasileirão Feminino, especialmente na Série A2. A Série A1, elite do futebol feminino nacional, terá os mesmos 16 clubes participantes que 2018, mas o número de jogos subiu de 126 para 134. Já a Série A2 terá mais que o dobro de equipes (de 16 para 36) que na temporada passada. As 75 partidas disputadas na temporada passada agora serão 120 em 2019.

– Surgimento de novos times femininos

Nova equipe de futebol feminino do Fluminense

Fluminense anunciou equipe feminina para 2019
Créditos: Divulgação/Laís Patrício

A partir de 2019, há novas regras de licenciamento de clubes para os clubes que desejam participar de torneios da CBF, da Conmebol e da Fifa. Para participar da disputa da Libertadores masculina, os clubes precisam ter uma equipe profissional feminina própria – ou então associar-se a outro clube que já a possua. Além disso, as regras cobram que haja ao menos uma categoria feminina juvenil.

A medida se enquadra diretamente no estatuto da Fifa, que exige posturas anti-discriminatórias (art. 23) no futebol: a entidade cobra que clubes e federações tomem medidas para impedir a desigualdade de gênero.

Mais jogos para o futebol feminino

Sereias da Vila

J&aacute
Créditos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O calendário do futebol feminino nacional teve um aumento de 71% desde a temporada passada. Em 2018, foram 201 jogos distribuídos nas Séries A1 e A2 do Brasileirão Feminino.

Com a inclusão do Brasileiro Feminino sub-18, além da ampliação dos torneios já existentes, o número de jogos para as mulheres subiu para 344 partidas. Serão 134 partidas da Série A1, 120 na Série A2 e 90 no Sub-18.

– Nova disputa para as mulheres nas categorias de base

Treino oficial da Seleção Feminina Sub-17 antes de enfrentar a África do Sul pela Copa do Mundo

Calendário para 2019 prevê nova competição para categoria sub-18 feminina
Créditos: Marcos Paulo Rebelo/CBF

Em 2019, a torcida brasileira poderá prestigiar um torneio inédito nas categorias de base femininas: o Campeonato Brasileiro Sub-18. Pensado para suprir a carência de torneios juvenis da modalidade no Brasil, o Brasileirão será a primeira competição criada e organizada pela CBF.

A escolha da categoria sub-18 é estratégica: na categoria, será possível suprir as necessidades dos elencos do futebol feminino brasileiro – e ainda poderá abastecer tanto a Seleção feminina sub-15 quanto a sub-17.

– Retorno de Cristiane ao Brasil

São Paulo acerta a contratação de Cristiane

Cristiane irá defender as cores do São Paulo
Créditos: Renata Damasio/saopaulofc.net

Uma das maiores jogadoras do futebol feminino de todos os tempos está de volta ao Brasil. Vinda do Changchun Yatai (China), a atacante Cristiane foi contratada pelo São Paulo e será um dos nomes presentes na disputa do Brasileirão Feminino A-2 em 2019.

Duas vezes vice-campeã olímpica (Atenas-2004 e Pequim-2008), Cristiane é a maior goleadora do futebol – seja ele masculino ou feminino – em Olimpíadas, com 14 gols marcados. A presença da atacante nos gramados brasileiros é um dos principais atrativos para a temporada do futebol feminino nacional em 2019.

– Além de tudo, a Marta é nossa!

Dia de homenagens a Marta

Em 2018, Marta foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo pela Fifa
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Por fim, não poderíamos esquecer da Rainha. Só o povo brasileiro pode bater no peito e se orgulhar de ter a maior jogadora de futebol de todos os tempos. Em 2018, Marta foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo pela Fifa – entre homens e mulheres. O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, seus “concorrentes”, têm cinco troféus cada.

A Rainha atua pelo Orlando Pride (EUA) e é figurinha já conhecida nas convocações da Seleção Brasileira Feminina. Para a Copa do Mundo da França, em junho, a camisa 10 é uma das esperanças do Brasil na busca pelo título inédito.



Comentários Facebook
Leia mais:  Com gol de Nacho, Galo vence o Democrata-GV
Advertisement

Esportes

São Paulo sofre mais se classifica para a semifinal da Copa do Brasil

Published

on

Na noite desta quinta-feira (18.08), o São Paulo enfrentou o América mineiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2022, e com o resultado de 2 a 2, com gols marcados por Luciano, se classificou para a próxima fase da competição!

O Tricolor, escalado pelo técnico Rogério Ceni, começou o jogo com o Jandrei, de volta à meta após contusão; Diego, Miranda e Léo, na defesa; Igor Vinícius, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Reinaldo, na linha média e, por fim, Luciano e Calleri no ataque.

Mesmo fora de casa, o São Paulo começou melhor a partir e fez valer a posse de bola aos 22 minutos, quando construiu boa jogada pela direita: Nestor passou para Luciano, que finalizou, de canhota, com categoria, para as redes: 1 a 0!

Pouco depois, os tricolores quase ampliaram em chance criada por Luciano: Reinaldo tentou o arremate duas vezes, mas a bola foi para fora. No ataque seguinte, Calleri encontrou Luciano na corrida e lançou com perfeição. O camisa 11 são-paulino driblou o zagueiro e tocou com maestria no canto esquerdo do goleiro: 2 a 0!

Perto do fim da etapa inicial, em um cruzamento na área do Tricolor, foi marcado pênalti para o América, após revisão do VAR em lance de bola no braço de Reinaldo. O time mandante descontou o placar com o Wellington Paulista: 2 a 1.

Leia mais:  Tricolor vence o Jorge Wilstermann na altitude de Cochabamba

No início do segundo tempo, Miranda foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Luciano deu lugar a Nikão e Welington substituiu Reinaldo, aos 16 minutos. Pouco depois, o América empatou a partida, com Everaldo: 2 a 2.

Para dar novo gás ao meio de campo, Alisson rendeu a Igor Gomes, aos 27 minutos; Patrick, na vaga de Calleri, e Rafinha, na de Igor Vinícius, ambas aos 37 minutos, completaram as substituições do técnico Rogério Ceni.

Ainda que com um a menos, e com as decisões contrárias da arbitragem, a equipe são-paulina soube manter o resultado que lhe era favorável até aos 53 minutos do segundo tempo, quando soou o apito final. O São Paulo está classificado para a semifinal da Copa do Brasil 2022!

O próximo jogo do São Paulo é contra o Santos, domingo (21), às 19 horas, no Estádio da Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Já o sorteio dos mandos do embate contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, ocorrerá nesta sexta-feira, dia 18.

AMÉRICA-MG 2 x 2 SÃO PAULO

Leia mais:  Fluminense conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 18/08/2022 (quinta-feira)
Horário: 21h

São Paulo: Jandrei; Diego, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Rafinha, 37/2), Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Alisson, 27/2) e Reinaldo (Welington, 16/2); Luciano (Nikão, 16/2) e Calleri (Patrick, 37/2). Técnico: Rogério Ceni

Gols: Luciano, 22/1; Luciano, 29/1

América Mineiro: Matheus Cavichioli; Éder, Iago Maidana (Matheusinho, intervalo) e Ricardo Silva; Raúl Cáceres, Juninho, Alê (Henrique Almeida, 21/2) e Danilo Avelar; Pedrinho, Wellington Paulista e Everaldo. Técnico: Vagner Mancini

Gols: Wellington Paulista (pênalti), 43/1; Everaldo, 19/2

Cartões amarelos: Everaldo, 2/1; Luciano, 23/1; Miranda, 49/1 e 12/2; Alê, após o fim do 1º tempo; Matheusinho, 35/2; Éder (América), 35/2; Igor Vinícius, 37/2; Danilo Avelar, 49/2

Cartão vermelho: Miranda, 12/2

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Quarto Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral (MG)
Árbitro de Vídeo: Adriano Milcvzvski (PR)
AVAR: Luciano Roggenbaun (PR)
Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez (SP)

Fonte: Agência Esporte

Comentários Facebook
Continue Reading

Esportes

Vasco tropeça e perde chance de dormir vice-líder da Série B

Published

on

O Vasco manteve a sina de não jogar bem fora de casa nesta Série B. Pela 25ª rodada, foi a Maceió encarar o CSA na noite desta quinta-feira (18.08) e saiu do Rei Pelé com uma derrota por 2 a 0. Lucão e Lucas Barcelos marcaram os gols do jogo.

Esta foi a quarta derrota seguida do Vasco jogando fora de casa. Assim, o Cruzmaltino permanecerá na quarta posição ao final da rodada, com 42 pontos. Além disso, o resultado impede que o time carioca termine o dia na vice-liderança do torneio. Do outro lado, porém, o CSA deixou a zona do rebaixamento e pulou para a 16ª posição, com 26 pontos.

Na próxima rodada, o Vasco voltará a jogar fora de casa ao enfrentar o Bahia na Arena Fonte Nova, em confronto direto dentro do G4. O CSA, por sua vez, visitará o Brusque, em Santa Catarina.

Defesa do Vasco falha e CSA pula na frente

Com apenas um minuto de jogo o CSA já estava na frente no placar no Rei Pelé. A equipe alagoana iniciou a partida no ataque e, no segundo escanteio, Igor cobrou pela direita do ataque e levantou na área. O zagueiro Lucão deixou a marcação no caminho e cabeceou certeiro no canto de Thiago Rodrigues.

O Cruzmaltino demorou um pouco mas se recuperou do susto e, assim, passou a dominar a posse de bola. Mas o CSA explorava os contra ataques em velocidade e em uma nova falha da defesa, ampliou. Aos 24, Lucas Barcelos é lançado pelo meio e o zagueiro Danilo Boza teve a chance de interceptar o passe. Num lance bisonho, o vascaíno se atrapalhou com a bola e o atacante do CSA partiu em direção ao gol. Na saída de Thiago Rodrigues, Lucas Barcelos tocou com categoria e encobriu o goleiro.

Leia mais:  Seletiva de FIFA: players falam da expectativa de representar o Brasil na eNations Cup

O segundo gol abalou o Vasco, que não conseguia agredir o adversário e continuou exposto aos contra-ataques. Aos 41, quase saiu o terceiro. Gabriel recebeu aberto na direita e cruzou rasteiro na área. Yann Rolim entrou pelo meio e bateu de primeira, mas Thiago Rodrigues salvou o Cruzmaltino com uma defesa sensacional.

CSA leva perigo e resultado ficou barato para o Vasco

O CSA voltou para o segundo tempo sem o meia Gabriel, que sentiu lesão no tornozelo e foi substituído pelo volante Rickson. Mas a formação mais defensiva não mudou o panorama em campo e em menos de dez minutos os alagoano já haviam chegado perto do terceiro gol por duas vezes.

Lucas Barcelos quase fez mais um com um minuto. O chute cruzado da direita, entretanto errou o alvo e saiu rente à trave. Aos seis foi a vez de Yann Rolim receber livre na área um cruzamento de Diego Renan e chutar de primeira. Mais uma bola para fora.

O Vasco, no entanto, cresceu depois dos 10 minutos e passou a pressionar o CSA em seu campo. Apesar do volume de jogo, a equipe de Emílio Faro tinha dificuldade na armação das ações ofensivas e abusava das bolas cruzadas na área.

Leia mais:  Fluminense conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana
FICHA TÉCNICA

CSA-AL 2 X 0 VASCO-RJ

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: Quinta-feira, 18 de agosto de 2022
Horário: 20h00 (Brasília)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG/VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Elton, Geovane, Rickson (CSA); Danilo Boza (Vasco)
Gols: Lucão, a 1 min, Lucas Barcelos, aos 24 min do 1º tempo

CSA: Marcelo Carné, Igor, Werley Lucão e Diego Renan; Geovane (Ferreira), Giva Santos, Yann Rolim (Rogério) e Gabriel (Rickson); Lucas Barcelos (Osvaldo) e Elton (Rodrigo Rodrigues)
Técnico: Roberto Fernandes

VASCO: Thiago Rodrigues, Matheus Ribeiro, Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar (Paulo Victor); Yuri Lara, Andrey dos Santos e Nenê (Palacios); Alex Teixeira (Fábio Gomes), Raniel (Eguinaldo) e Figueiredo (Bruno Tubarão)
Técnico: Emílio Faro (Interino)

Fonte: Agência Esporte

Comentários Facebook
Continue Reading

Esportes

Anderson Conceição pede concentração total em desafio contra o CSA

Published

on

Pensando na partida contra o CSA (AL), nesta quinta-feira (18.08), o Vasco da Gama treinou forte, na tarde de terça-feira (16) no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus.

O treinador interino Emílio Faro aproveitou a oportunidade para fazer ajustes na equipe, que não terá o zagueiro Quintero, suspenso, e o meio-campista Marlon Gomes, machucado.

Antes da movimentação, em entrevista coletiva, o zagueiro Anderson Conceição avaliou o momento vivido pelo Gigante da Colina no Campeonato Brasileiro. Em quarto lugar com 42 pontos, o Almirante possui oito pontos a mais que o Londrina, que atualmente ocupa a quinta colocação do torneio nacional.

– Cada jogo é muito importante, faltam só 14 para o nosso objetivo. Não podemos ter mais oscilação, é ter bastante concentração, principalmente no próximo jogo. É um adversário complicado, com novo treinador, já trabalhei com o Roberto Fernandes, que é um técnico que quando está nessa situação motiva muito o time dele. Tenho certeza que será um jogo muito complicado, então temos que nos preparar muito para sair com os três pontos – disse o camisa 4, acrescentando na sequência.

Leia mais:  Leão luta até o fim e abocanha três pontos na garra

– A gente jogou com o CRB no primeiro turno e teve recepção, alguns torcedores estavam no aeroporto e no hotel. Chegamos umas 2h da manhã e tinha gente lá. Onde quer que a gente vá jogar sempre tem essa energia da torcida do Vasco, em qualquer lugar do Brasil, e quinta-feira não vai ser diferente. A carga de ingressos que tiver para a torcida vai esgotar no Rei Pelé para empurrar o time em busca da vitória – afirmou o experiente defensor.

Diante do Azulão do Mutange, em virtude da suspensão do colombiano Quintero, a tendência é que Danilo Boza esteja entre os titulares. O camisa 26 conta com a confiança do capitão cruzmaltino.

– Ele entrando no lugar do Quintero não tem diferença nenhuma. Ele é um cara que agrega muito. Jogando ele e eu, ele e Quintero, os dois juntos, está ótimo. Ele é muito focado, muito profissional, está jogando muito bem. Nosso entrosamento já está bastante adaptado e que a gente possa fazer um grande jogo na quinta-feira. Claro que ele não joga há um tempo, não vinha tendo sequência, mas é um cara que sempre quando entra dá conta do recado – concluiu Anderson Conceição.

Fonte: Agência Esporte

Leia mais:  Vasco é superado pelo Novorizontino no Campeonato Brasileiro

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262