conecte-se conosco


Mato Grosso

Revista “Homens do Mato” da PM será destaque em seminário do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Publicado


O tenente Anderson Przybyszewski Silva da Polícia Militar de Mato Grosso participa, nesta semana, do 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na Área de Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília. No evento, a PMMT apresentará a sua revista científica “Homens do Mato”, uma das pioneiras no país sobre ciências policiais.

O periódico da Polícia Militar de Mato Grosso é um dos oito periódicos do país que atendem aos requisitos de cientificidade do Portal do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Tenente Silva conta que o seminário promove um intercâmbio institucional entre os pesquisadores sobre conhecimentos de práticas nacionais e internacionais para o desenvolvimento e gestão de pesquisa científica voltadas à segurança pública e ciência policiais no Brasil.  

A revista ‘Homens do Mato’ da PMMT é um periódico científico da instituição, criado no ano de 2005, que passou a circular digitalmente em 2014. O veículo de comunicação divulga todo conhecimento científico voltado à Segurança Pública. Para que o artigo conquiste um espaço na revista é necessário atender determinadas exigências técnicas como coerência metodológica, conceitual, obediência aos critérios de ética, ineditismo, dentre outros requisitos.  

Leia mais:  Escola de Governo e Enap ofertam cursos remotos em parceria

O periódico científico da Polícia Militar de Mato Grosso pode ser considerado pioneiro na valorização da produção de conhecimento científico sobre as atividades da Segurança Pública, demonstrando que a Instituição sempre valorizou a construção do saber policial, pois somente em 2020 o Ministério da Educação passou a reconhecer as Ciências Policiais como área do saber. 

Coordenadora do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da PMMT e editora da revista ‘Homens do Mato’, tenente coronel Fernanda Leonel Machado explica que o seminário contribui com os saberes para aprimorar ainda mais o papel social e científico na produção de conteúdo específicos sobre a Polícia Militar.  

“Haverá um momento neste evento destinado específicamente a  capacitação e intercâmbio entre as revistas científicas de segurança pública que compõem o portal da revista do SUSP. Eventos desta magnitude são preponderantes para aprimorar os saberes necessários para o dia a dia do papel de editor de seção da Revista Homens do Mato e na contribuição para aprimorar ainda mais os nossos serviços a sociedade”, explica a militar. 

Leia mais:  Terça-feira (30): Mato Grosso registra 552.833 casos e 14.001 óbitos por Covid-19

O seminário segue até sexta-feira (26.11) em formato híbrido, ou seja, presencial em Brasília (DF) e ao mesmo tempo com transmissão on-line. Acesse a revista da PMMT por meio do endereço eletrônico  http://revistacientifica.pm.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Militar apreende armas e munições e prende homem por porte ilegal

Publicado

por


A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 44 anos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, na noite desta segunda-feira (25.01), na zona rural de Sinop. Com o suspeito, foram apreendidas três espingardas, uma carabina, além de 57 munições para diversos os diversos calibres das armas.

Por volta de 20h, a PM recebeu denúncias via 190, informando que estariam ocorrendo disparos de arma de fogo em um bar, na zona rural da cidade. Os policiais se deslocaram até o local e realizaram abordagem a duas pessoas, sendo o suspeito e sua esposa. O homem negou que estivesse atirando e disse que os barulhos eram estalos de chicote.

Durante a abordagem, os PMs encontraram uma carabina calibre .38 sobre uma mesa. Questionado se haveria mais armas no local, o suspeito levou os policiais para o interior do estabelecimento, onde foram encontradas uma espingarda calibre .36, duas espingardas calibre .28, além de 57 munições para diversos calibres de armas de fogo.

Leia mais:  Jornal sobre novas formas de ocupação do centro de Cuiabá será lançado neste domingo

Perguntado sobre os documentos para portar o armamento, o suspeito disse que não tinha autorização. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Sinop, onde foi registrado o boletim de ocorrência e a apreensão das armas e munições.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

PM desarticula quadrilha e apreende 318 kg de maconha em Rondonópolis

Publicado

por


A Polícia Militar apreendeu 318 kg de substância análoga a maconha, na noite desta terça-feira (25.01), no município de Rondonópolis. Na ação, uma quadrilha composta por cinco homens, com idades entre 19 e 21 anos, foi presa em flagrante, e um adolescente de 17 anos apreendido.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 20h45, a equipe policial recebeu uma denúncia anônima via 190, informando que em uma residência no bairro Jardim Nova Era, havia chegado uma grande quantidade de entorpecentes que seria distribuída entre traficantes da região.

No local informado, os policiais flagraram o momento em que um veículo entrava pela residência com outros dois carros estacionados. Todos os suspeitos, que estavam na frente da casa, tentaram empreender fuga ao avistarem a viatura da PM. Imediatamente, eles foram abordados e questionados sobre quem seria o proprietário da residência e dos veículos, mas ninguém se pronunciou.

Foi iniciado procedimento de revista nos veículos, quando os policiais localizaram a grande quantidade de entorpecentes. Ao todo, a equipe localizou a quantidade de 424 tabletes de substância análoga à maconha, que totalizou 318 kg.

Leia mais:  Escola de Governo e Enap ofertam cursos remotos em parceria

Diante dos fatos, todos os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Rondonópolis e foram autuados pelos crimes de associação para o tráfico, formação de quadrilha, tráfico ilícito de drogas e corrupção de menores.

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

 
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Hospitais estaduais suspendem visitas a pacientes internados para prevenção à Covid-19 e Influenza

Publicado

por


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) suspendeu, a partir desta terça-feira (25.01), visitas a pacientes internados em hospitais geridos pelo Governo do Estado. A medida faz parte das ações de prevenção e enfrentamento da Covid-19 e Influenza em Mato Grosso. 

Conforme Portaria Nº 032/2022, publicada no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira, além da suspensão das visitas, o revezamento de acompanhantes de pacientes ocorrerá em casos extremamente necessários a ser avaliado pela equipe técnica/clínica de cada hospital. 

“Caberá à unidade de internação monitorar os acompanhantes quanto ao surgimento de sintomas gripais e a necessidade de nova testagem desses casos”, diz trecho da portaria. 

As novas regras se aplicam ao Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e ao Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. As medidas também valem para os Hospitais Regionais de Sorriso, Colíder, Sinop, Cáceres, Alta Floresta e Rondonópolis

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Escola de Governo e Enap ofertam cursos remotos em parceria
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262