conecte-se conosco


Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeito sanciona lei garantindo gratuidade no transporte público a recenseadores nesta segunda-feira (1), às 8h30

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na segunda-feira (1/8), às 8h30, no Salão Nobre do Palácio Alencastro, irá sancionar a lei que rege a gratuidade do transporte público aos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ato, o prefeito da capital mato-grossense será a primeira pessoa a responder o questionário do recenseamento 2022. 

Serviço: 

Pauta: Assinatura transporte gratuito aos recenseadores em Cuiabá

Onde? Salão Nobre

Horário: 8h30

Quando: Segunda-feira (1/8)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Programa Siminina retoma atividades presenciais em Cuiabá
publicidade

Cuiabá

Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

Publicado

Para simbolizar e homenagear o mês de conscientização e combate à violência contra mulher, o prédio que abriga a Secretaria Municipal da Mulher e a Procuradoria do Município, instalado na avenida Getúlio Vargas, recebeu iluminação especial em referência à campanha Agosto Lilás, na noite de segunda-feira (8). Ainda para fomentar o debate e a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos nesse período, a Pasta programou um amplo calendário de atividades.  Na noite de segunda-feira (8), além do registro de iluminação especial, foram distribuídos panfletos para motoristas e pedestres que passaram pela avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a campanha tem o intuito de esclarecer sobre a importância da Lei Maria da Penha, conscientizar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, informar sobre a importância de se perceber as situações de violência e os caminhos para receber ajuda.

“Muitas mulheres sofrem caladas por anos e anos, seja por falta de informação, de apoio da própria família, seja por dependência econômica ou pelos laços que têm com o agressor. Saber que há muitas outras mulheres como elas, prontas e dispostas a ajudá-las, pode ser decisivo para que tomem a decisão de buscar essa ajuda. Por isso estamos nas ruas para gritar para essa mulher que ela não está sozinha”, explica.

Leia mais:  Comprovante de vacinação deixa de ser obrigatório para crianças de cinco a onze anos

Para a Procuradora Geral do Município, Juliette, falar de violação de direitos contra a mulher é uma questão de resistência diante de tantas agressões e julgamentos aos quais somos submetidas. Ela ainda destaca que embora esteja comemorando os 16 anos da Lei Maria da Penha, este é um tema que precisa ser discutido o ano todo, quantas vezes forem necessárias.

“É importante que a população entenda o mal que a violência doméstica faz às famílias, daí a importância de falarmos sempre sobre este assunto”, pontua.

Durante o lançamento da campanha, também foram entregues panfletos e cartilhas com orientações sobre o tema para pedestres, motoristas e motociclistas.

Segundo a técnica de enfermagem, Maria do Socorro Farias, a abordagem dessas mulheres fez toda a diferença.

“É um assunto que precisa ser debatido por todos. São ações que dão mais força para que continuemos batalhando umas pelas outras. Ter o apoio desta secretaria nos fortalece. A gente sente apoio, como um abraço”.

Dentre as ações da Campanha “Agosto lilás” estão palestras, blitz educativas, oficinas, seminários, rodas de conversa, dentre outras.

Leia mais:  Secretaria Municipal da Mulher

Como denunciar?

Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher

Telefone: 3318-4818.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta morte da avó do deputado Wilson Santos

Publicado

É com sentimentos de profunda tristeza e solidariedade à família, que o prefeito Emanuel Pinheiro, lamenta a morte de Francisca Jorge Tiburtino da Silva, a  dona Chiquinha, avó do deputado estadual, Wilson Santos.

Ela faleceu na madrugada desta terça-feira (09), aos 100 anos, em decorrência de causas naturais. 

“É com imenso pesar que acordamos com essa notícia devastadora, a partida de dona Francisca, uma mulher honrada, de bem, que deixa um legado de longevidade, um verdadeiro exemplo de vida, avó do nosso deputado Wilson Santos, a quem eu, e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, externamos nossas condolências a todos os familiares. Que Deus os conforte neste momento”, disse o Chefe do Executivo Municipal. 

O velório acontecerá a partir das 13h deste terça-feira (09), na funerária Dom Bosco, na capital. O sepultamento está previsto  para ocorrer às 17h, no Cemitério do Porto. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeira-dama inaugura atendimento da unidade padrão do Siminina
Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança Programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’ nesta quarta-feira (10)

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realiza o lançamento da Brigada de Incêndio e do Programa de prevenção e combate a incêndio urbano “Cuiabá Sem Queimadas”.  O evento ocorre nesta quarta-feira (10), às 8h, na Praça Alencastro. O programa será executado conjuntamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Secretaria de Ordem Pública, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares, o programa também oferece ferramentas práticas de combate a incêndios, principalmente, em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil pode ser mais demorado.

“É pensando na Cuiabá do futuro, na cidade que a próxima geração merece, no bem-estar da população cuiabana e no meio ambiente, que construímos este programa para transformar a nossa querida Cuiabá em referência para o Brasil na prevenção e no combate às queimadas”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

Serviço

Assunto: Lançamento do Programa Cuiabá Sem Queimadas

Data: quarta-feira (10)

Leia mais:  Secretaria Municipal da Mulher

Horário: 8h

Local: Praça Alencastro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262