conecte-se conosco


Cuiabá

Trabalho de pavimentação da Avenida João Balão é iniciado pela gestão Emanuel Pinheiro

Publicado

A  obra de pavimentação da Avenida João Celestino Cardoso Neto (João Balão) foi iniciada pela Prefeitura de Cuiabá, via  Secretaria de Obras (SMOP). A nova via interligará a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) aos bairros Residencial Coxipó e Santa Terezinha. No dia 25 de julho, a obra foi lançada oficialmente pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O projeto abrange a rede de drenagem de águas pluviais, por meio da escavação do solo para implantação do sistema subterrâneo de tubulação. A via tem mais de 1,6 quilômetro de extensão e será constituída de pista dupla, calçadas, iluminação LED, meio-fio e ciclovia. 

O vice-prefeito e secretário, José Roberto Stopa, afirmou que a expectativa é que os trabalhos sejam finalizados no prazo de até um ano, colocando fim a uma espera de mais de três décadas por parte da comunidade. 

“Estamos com as máquinas aqui já, operando a todo vapor, começando pela drenagem, ou seja, preparando a avenida para receber o asfalto, sempre prezando pela boa execução dos serviços, modelo de nossa gestão”, disse. 

Leia mais:  Fiscalizap recebe cerca de 50 denúncias realizadas diariamente pela população 

Homenagem

Figura ilustre da cuiabania, João Celestino Cardoso Neto, o João Balão, faleceu em 2016, aos 89 anos, deixando um legado enriquecedor nos ramos de hotelaria, imobiliária e imprensa da capital. Ele foi o fundador do Jornal Equipe e integrante do  Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos 70. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Nova Central Funerária é inaugurada e oferta estrutura mais confortável e digna à população

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá entregou na manhã desta terça-feira (09) a sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” completamente reformada. Agora, a população e servidores contam com uma estrutura moderna e confortável, graças à intervenção feita por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O projeto foi elaborado e executado pela própria empresa pública e englobou ações que promoveram a reestruturação total do local.  Entre elas estão: recuperação da cobertura; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição das portas, forro, mobiliários; pintura interna e externa e instalação de uma nova fachada.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, destacou que desde quando foi inaugurada, em 2001, a sede da Central Municipal de Serviços Funerários nunca recebeu qualquer tipo de reforma, recebendo apenas reparos emergenciais. Segundo ele, o local é de extrema importância para população, pois é onde estão concentrados todos os procedimentos necessários para o sepultamento de um ente querido.

Leia mais:  Fiscalizap recebe cerca de 50 denúncias realizadas diariamente pela população 

“Todas as pessoas passam pelo local naquele que é talvez o pior momento da vida, que é quando se perde alguém que ama muito. Sendo de baixa renda ou não, todos nós um dia precisaremos de um desses serviços. Então, é um local extremamente importante, que deve ser humanizado. Por isso, ele determinou que fosse feita essa reforma, para que esse espaço possa ofertar mais dignidade e conforto”, disse Júnior.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, participou da solenidade de entrega e enfatizou também o trabalho que é realizado pelos servidores que atuam no espaço. Stopa lembrou que, além da aptidão para desenvolver as funções, a equipe de atendimento precisa ser sensível e compreensível, mesmo diante de situações desconfortáveis.

“As pessoas vêm aqui no momento de maior tristeza. E nós precisamos reconhecer a sensibilidade dos nossos servidores. Às vezes, o cidadão perdeu um filho, a mãe, o pai, e chega estressado, nervoso. Nesse momento, cabe à equipe ter a sensibilidade de ouvir, de tratar bem, às vezes até de absorver alguma frase mais impensada. Então eu quero agradecer muito a esses servidores, que fazem a diferença”, pontuou o vice-prefeito.

Leia mais:  Durante entrega de cobertores, equipe da Assistência Social encaminha mais uma pessoa para unidade de acolhimento

A solenidade contou ainda com a participação dos secretários municipais de Governo, Luis Claudio, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, e do gerente da Central Municipal de Serviços Funerários, José Vital Monteiro Maciel Filho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prazo para apresentação de documentação pendente do curso ‘Qualifica mais Progredir’ encerra nesta quarta-feira (10)

Publicado

O prazo para entrega da documentação exigida para participação da segunda turma do curso de formação profissional em Microempreendedorismo Individual-MEI do programa ‘Qualifica mais Progredir’ será encerrado na quarta-feira (10). A não apresentação resulta na abertura de vagas para aquelas pessoas que foram inscritas e estão no Cadastro de Reserva. Apenas os que estiverem com a documentação completa serão matriculados.

Serão 240 vagas ofertas e já são mais de 300 pessoas inscritas. As inscrições encerram nesta sexta-feira (12) e devem ser feitas em uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, distribuídos em diferentes pontos de Cuiabá.

“Estamos fazendo esse chamamento para que, aquelas pessoas que possuem documentação pendente, devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras de abrangência para garantir a vaga”, disse orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.

A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de MEI e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Governo, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o IFMT (Campus Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Cuiabá.

Leia mais:  Ordem Pública realiza operação para desobstrução das calçadas na região central de Cuiabá

As aulas começam nesta segunda-feira (15) e serão ministradas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT- (Campus Cel Octayde Jorge da Silva). As atividades serão realizadas na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h).  O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses.

Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês. 

Para quem tem interesse em participar do curso voltado para a formação de novos Microempreendedores Individuais (MEI’s) basta procurar uma, das quatorze unidades, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos em diferentes pontos da capital.

No ato da inscrição é necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.

Leia mais:  José Roberto Stopa envia Projeto de Lei Complementar à Câmara Municipal visando instituir Programa de Escola Cívico Militar em Cuiabá

“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho. Essa parceria com o IFMT atende as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que se baseiam na humanização e respeito”, finalizou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 – Centro, Cuiabá – MT, 78005-390.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Campanha Agosto Lilás é lançada em Cuiabá e chama atenção para importância de denunciar atos de violência contra a mulher

Publicado

Para simbolizar e homenagear o mês de conscientização e combate à violência contra mulher, o prédio que abriga a Secretaria Municipal da Mulher e a Procuradoria do Município, instalado na avenida Getúlio Vargas, recebeu iluminação especial em referência à campanha Agosto Lilás, na noite de segunda-feira (8). Ainda para fomentar o debate e a importância da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos nesse período, a Pasta programou um amplo calendário de atividades.  Na noite de segunda-feira (8), além do registro de iluminação especial, foram distribuídos panfletos para motoristas e pedestres que passaram pela avenida Getúlio Vargas.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a campanha tem o intuito de esclarecer sobre a importância da Lei Maria da Penha, conscientizar sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, informar sobre a importância de se perceber as situações de violência e os caminhos para receber ajuda.

“Muitas mulheres sofrem caladas por anos e anos, seja por falta de informação, de apoio da própria família, seja por dependência econômica ou pelos laços que têm com o agressor. Saber que há muitas outras mulheres como elas, prontas e dispostas a ajudá-las, pode ser decisivo para que tomem a decisão de buscar essa ajuda. Por isso estamos nas ruas para gritar para essa mulher que ela não está sozinha”, explica.

Leia mais:  Fiscalizap recebe cerca de 50 denúncias realizadas diariamente pela população 

Para a Procuradora Geral do Município, Juliette, falar de violação de direitos contra a mulher é uma questão de resistência diante de tantas agressões e julgamentos aos quais somos submetidas. Ela ainda destaca que embora esteja comemorando os 16 anos da Lei Maria da Penha, este é um tema que precisa ser discutido o ano todo, quantas vezes forem necessárias.

“É importante que a população entenda o mal que a violência doméstica faz às famílias, daí a importância de falarmos sempre sobre este assunto”, pontua.

Durante o lançamento da campanha, também foram entregues panfletos e cartilhas com orientações sobre o tema para pedestres, motoristas e motociclistas.

Segundo a técnica de enfermagem, Maria do Socorro Farias, a abordagem dessas mulheres fez toda a diferença.

“É um assunto que precisa ser debatido por todos. São ações que dão mais força para que continuemos batalhando umas pelas outras. Ter o apoio desta secretaria nos fortalece. A gente sente apoio, como um abraço”.

Dentre as ações da Campanha “Agosto lilás” estão palestras, blitz educativas, oficinas, seminários, rodas de conversa, dentre outras.

Leia mais:  Projeto Enxergar é Humanizar 2022 inicia nesta terça-feira (11)

Como denunciar?

Para denunciar casos de violência doméstica, ligue para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Central de Atendimento Exclusivo à Mulher, por meio do 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Núcleo Espaço de Acolhimento da Mulher

Telefone: 3318-4818.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262