conecte-se conosco


Policial

Ação educativa integrada aborda 64 motociclistas em Várzea Grande

Publicado


Uma ação educativa voltada para os motociclistas foi realizada na manhã desta terça-feira (21.09), na avenida 31 de março, em Várzea Grande. Ao todo, 64 motociclistas que trafegavam pelo local foram abordados com orientações de segurança no trânsito.

A abordagem educativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Participaram da ação integrada o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, Guarda Municipal de Várzea Grande e o Sest Senat.

Os motociclistas abordados receberam orientações de segurança desde o uso correto do capacete e prazo de validade do equipamento, condições e posicionamento correto da viseira, calçados corretos para usar na moto, além de orientações sobre a velocidade de trafegar nas vias, uso do corredor, entre outros assuntos.

“São orientações importantes, pois os motociclistas tendem a ser mais vulneráveis no trânsito. Qualquer acidente que sofram, as lesões sempre podem ser mais graves”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. 

Após a abordagem, os motociclistas receberam orientações em um vídeo no posto móvel da PRF sobre os perigos da ultrapassagem pelo acostamento, transporte de menor, e as formas corretas de trafegar em segurança no trânsito.

Um dos motociclistas abordados foi o ajudante de pedreiro, Gustavo Nunes, que aprovou a ação educativa. “Muito importante uma ação dessa magnitude para conscientizar os motociclistas de circular em segurança no trânsito”, comentou.  

Leia mais:  Dia do Rotamzeirinho recebe mais de 1,2 mil pessoas para celebrar o Dia das Crianças

O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz, disse que a importância da blitz educativa é para orientar os motociclistas a respeito do maior item de segurança deles, que é o capacete.

“Muitos motociclistas são flagrados com capacete vencido e fora das condições normais de uso. O equipamento tem que estar com os adesivos refletivos em boas condições, porque o motociclista precisa ser visto e no trânsito ele é uma das partes mais frágeis. A maioria dos acidentes com vítima envolve carro e moto ou somente motos. Então, essas ações educativas visam reforçar esses itens de segurança e garantir que com isso consigamos salvar vidas”, falou.

Durante as abordagens também foram verificadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar as condições de trafegabilidade e documentação das motos. Uma moto foi removida pelo mal estado de conservação e o condutor estar inabilitado.

“O Batalhão de Trânsito e demais parceiros estão orientando os motociclistas a respeitarem mais o trânsito. Quando tem acidentes envolvendo motos, muitas vidas são perdidas. E nessa ação queremos sensibilizar os motociclistas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito”, disse o 2° sargento da PM, D.Pinheiro, do Batalhão de Trânsito.

Após a abordagem educativa, os motociclistas passaram pelo posto móvel do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (Senat), onde puderam se hidratar e receber informações de psicologia, fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida, além de informações sobre os serviços ofertados pelo Sest Senat.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.

Leia mais:  Batalhão Rotam prende suspeito com droga e dinheiro no Beco do Candeeiro

Em Mato Grosso, as ações conjuntas contarão com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 

Confira a programação:

Dia 22/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 22/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada – Eu que levo!”

Horário: a partir das 19 horas

Local: bares da avenida Beira Rio e da rua jornalista Jaques Brunini, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz Educativa “Cinemoto” para motociclistas de aplicativo

Horário: das 21h às 22h30

Local: avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 24/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada”

Horário: a partir das 19 horas

Locais: Baronês, Choppão, Ponto do Porco (sujeito à adequações, conforme público)

Dia 26/09 – Cerimônia de encerramento e “Pedal Legal: SNT 2021”

Horário: 5h30 (concentração) – saída às 6h
Local: Sinuelo, em Cuiabá

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Alvo de operação da Polícia Federal tem mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil em Arenápolis

Publicado

por


Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, em ação conjunta da Delegacia de Arenápolis e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), cumpriu dois mandados de prisão contra um homem considerado foragido da Justiça Federal por crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa.

O suspeito de 42 anos é um dos alvos da operação “Grão Branco”, deflagrada pela Polícia Federal, em maio de 2021 para desarticular quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas.

Contra o foragido havia duas ordens de prisão em aberto, sendo um mandado de prisão definitiva expedido pelo Tribunal de Justiça de Mato Groso (Comarca de Sapezal) e o outro de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal.

As equipes da Delegacia de Arenápolis e da GCCO, que estava em diligências na região, receberam informações sobre o paradeiro do foragido e conseguiram localizar o suspeito em uma residência no bairro Vila Nova, onde foi dado cumprimento as ordens judiciais.

“Um foragido da Justiça, alvo de uma importante operação de combate ao tráfico internacional de drogas deflagrada pela Polícia Federal e que a Polícia Civil, sempre atenta conseguiu efetuar sua prisão”, destacou o delegado da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Leia mais:  Polícia Civil recupera celular furtado e prende autor do crime

Operação Grão Branco

Deflagrada pela Polícia Federal em maio de 2021, a operação tinha o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com tráfico internacional de drogas. As investigações iniciaram em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso, apreenderam 495 kg de cocaína no município de Nova Lacerda.

Na operação, foram cumpridos 110 mandados judiciais, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Entre os mandados, 38 de prisão e 72 de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres. A Justiça Federal determinou, também, a busca e apreensão de 10 aeronaves e o sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Cuiabá

Publicado

por


Policiais militares da Cavalaria prenderam dois homens, de 30 e 44 anos, por associação ao tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na tarde desta terça-feira (25.01), em Cuiabá, durante a Operação Centauro. Além da prisão da dupla, oito tabletes de cocaína e uma arma de fogo calibre .38 foram apreendidos.

A equipe de Cavalaria estava em patrulhamento pelo bairro Nossa Senhora Aparecida, por volta de 17h50, quando avistou um homem em situação suspeita, carregando uma mochila. Foi realizada abordagem e os policiais localizaram um tablete de substância análoga a cocaína. 

Ao ser questionado, o suspeito afirmou que estava levando o entorpecente para um cliente. O homem afirmou ainda, que estava sendo obrigado a guardar drogas em sua residência a mando de uma facção criminosa. Os policiais se deslocaram até a residência do suspeito e no local, encontraram um outro suspeito, que também foi abordado e revelou que havia mais entorpecentes no interior da residência. 

Em buscas pelo imóvel, a equipe policial encontrou mais sete tabletes de substância análoga a cocaína e um revólver calibre .38, sem munições. Diante da situação, a dupla recebeu voz de prisão e foram levados para à Central de Flagrantes da capital, junto com os entorpecentes e o revólver apreendidos.

Leia mais:  Corpo de vítima que foi torturada antes de morrer, é localizado em zona rural pela Polícia Civil

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar apreende armas e munições e prende homem por porte ilegal

Publicado

por


A Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 44 anos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, na noite desta segunda-feira (25.01), na zona rural de Sinop. Com o suspeito, foram apreendidas três espingardas, uma carabina, além de 57 munições para diversos os diversos calibres das armas.

Por volta de 20h, a PM recebeu denúncias via 190, informando que estariam ocorrendo disparos de arma de fogo em um bar, na zona rural da cidade. Os policiais se deslocaram até o local e realizaram abordagem a duas pessoas, sendo o suspeito e sua esposa. O homem negou que estivesse atirando e disse que os barulhos eram estalos de chicote.

Durante a abordagem, os PMs encontraram uma carabina calibre .38 sobre uma mesa. Questionado se haveria mais armas no local, o suspeito levou os policiais para o interior do estabelecimento, onde foram encontradas uma espingarda calibre .36, duas espingardas calibre .28, além de 57 munições para diversos calibres de armas de fogo.

Leia mais:  Policiais militares recuperam automóvel roubado no Bosque da Saúde

Perguntado sobre os documentos para portar o armamento, o suspeito disse que não tinha autorização. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Sinop, onde foi registrado o boletim de ocorrência e a apreensão das armas e munições.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262