Home » Agricultor no RS detalha perda milionária por conta das enchentes

Agricultor no RS detalha perda milionária por conta das enchentes

por afonsobenites
agricultor-no-rs-detalha-perda-milionaria-por-conta-das-enchentes

As recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul causaram perdas milionárias para os produtores rurais do estado. Estima-se que os prejuízos já somem R$ 1,85 bilhão, com tendência de aumento.

Soja e outros cultivos afetados

Apenas na produção de soja, os danos são estimados em R$ 900 milhões, abrangendo 23 municípios da região sul do estado. Além disso, a pecuária, as hortaliças, a pesca e o cultivo de milho também foram severamente afetados.

Um produtor rural de Pelotas, Thales, relata ter perdido pelo menos 50% de sua lavoura de soja, que ocupa 350 hectares. Ele explica que, além das áreas inundadas, o próprio grão sofreu avarias significativas devido às chuvas excessivas.

Cenário sem precedentes

Thales descreve a situação como algo jamais visto antes. Normalmente, quando ocorrem fortes chuvas, a água invade cerca de 300 metros de sua propriedade, que fica a 3 km da Lagoa dos Patos. No entanto, desta vez, toda a área de 500 hectares ficou submersa.

“A gente fica triste com isso e difícil falar isso porque ninguém imaginava. Nós tivemos os avisos aqui, a gente teve essa sorte que os nossos governantes aqui nos ajudaram, a prefeita avisou, defesa civil. Então, a gente tentou fazer barreiras de contenção, a gente teve ainda alguns dias pra tentar fazer alguma coisa, a gente não imaginava, não sabia o tamanho e o quanto subiria essa água”, relata Thales.

Recomeço e esperança

Apesar do cenário desafiador, os produtores gaúchos demonstram resiliência e determinação para recomeçar. Thales afirma que, após a fase inicial de desespero e tristeza, é preciso pensar no futuro e encontrar forças para “dar a volta por cima”. O trabalho de recuperação e reestruturação será árduo, mas a esperança permanece viva nessa comunidade de agricultores.

você pode gostar