Home » Após 25 anos, Assentamento Jonas Pinheiro receberá o desembargo ambiental

Após 25 anos, Assentamento Jonas Pinheiro receberá o desembargo ambiental

por Jornalismo
apos-25-anos,-assentamento-jonas-pinheiro-recebera-o-desembargo-ambiental

Desembargo ambiental

Vereadora Professora Graciele solicita apoio ao Ministro Fávaro na busca pelo desembargo do Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado em

7 de maio de 2024

GERAL

Foto: Assessoria

Após mais de 25 anos de incertezas e dificuldades, o Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso-MT, está prestes a ver um novo capítulo em sua história. Na próxima segunda-feira (06), em Brasília-DF, o Governo Federal assinará o desembargo ambiental do local.

Esse avanço contou com a ajuda da Vereadora Professora Graciele (PT), de Sinop-MT, que buscou o apoio do Senador e Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). Reconhecendo a influência e a capacidade de articulação de Fávaro junto à Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a vereadora fez um apelo especial para que o Ministro intercedesse em favor das famílias que há décadas esperam por uma solução.

“A situação dessas famílias é uma preocupação constante para nós, e trabalhar para resolver essa questão é uma obrigação nossa enquanto representantes públicos”, destacou a Vereadora Graciele. Ela também expressou otimismo com relação ao futuro dos moradores do assentamento: “Com o desembargo, as portas se abrem para finalmente avançarmos na regularização fundiária, trazendo mais segurança e desenvolvimento para a comunidade. São mais de 400 famílias que há mais de 25 anos tentam regularizar seus lotes, e queremos que tão logo essas famílias tenham a demarcação das terras e a tão sonhada escritura em mãos.”

O Assentamento Jonas Pinheiro foi impedido de seguir com a regularização fundiária há cerca de 15 anos, devido a um incêndio causado por um ocupante em um dos lotes, o que resultou em um embargo ambiental. Desde então, a comunidade e seus representantes têm enfrentado uma longa batalha para reverter essa penalidade.

A expectativa é que, com o desembargo que será assinado na próxima semana, o processo de regularização da área possa ter continuidade no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

MT NOTÍCIAS

GERAL

Polícia Militar prende em flagrante homem com arma de fogo ilegal em Cuiabá

Publicados

8 horas atrás

em

7 de maio de 2024

Policiais militares do 9º Batalhão prenderam um homem de 28 anos por posse irregular de arma de fogo, na manhã desta segunda-feira (06.05), em Cuiabá. Na ação, a PM apreendeu um revólver e 36 munições, que estavam na residência do suspeito.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe do 9º BPM recebeu denúncias anônimas sobre um homem, morador do bairro Parque Cuiabá, que estava postando vídeos em uma rede social exibindo uma arma de fogo. Segundo as informações, o suspeito seria membro de uma organização criminosa.

Com o endereço do homem informado na denúncia, os militares se deslocaram até a região e conseguiram abordar o suspeito, que estava em sua residência junto com aa esposa. Ao ser questionado sobre as publicações, o suspeito confessou a autoria e disse que a arma seria de sua propriedade para se defender.

Em seguida, o homem autorizou a entrada dos militares em sua casa, onde foi possível encontrar o objeto escondido em um guarda-roupa, junto com 36 munições. O revólver de calibre .38 estava com numeração raspada e o suspeito não apresentou documentação que permitia o uso da arma.

A PM deu voz de prisão ao homem, que foi conduzido para a Central de Flagrantes para registro da ocorrência e demais providências.

MAIS LIDAS DA SEMANA

você pode gostar