conecte-se conosco


Agro News

Aprosoja-MT debate atraso ou cancelamento de pedidos de defensivos e fertilizantes

Publicado


Política Agrícola e Logística

Aprosoja-MT debate atraso ou cancelamento de pedidos de defensivos e fertilizantes

Reunião com associados acontece nesta sexta-feira (15), por videoconferência

14/10/2021

Com o objetivo de ouvir relatos de produtores rurais de todas as regiões do estado em relação aos atrasos e cancelamentos de pedidos de defensivos e fertilizantes, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), promove nesta sexta-feira (15), às 18h, um debate, por meio de videoconferência, sobre a escassez dos insumos para a safra 21/22.

A entidade mantém contato diariamente com representantes de cada uma dessas cadeias de insumos para avaliar os cenários presentes e futuros, mas sabe que na prática algumas ações precisam ser tomadas pelos produtores individualmente para se respaldarem frente a eventuais prejuízos causados pela não entrega dos produtos, ou mesmo, pela chegada na fazenda fora do período ideal de aplicação.

De acordo com a Aprosoja-MT, a recomendação é para que o produtor notifique o fornecedor do descumprimento do prazo de entrega que fora pactuado em contrato ou no pedido de compra.

Leia mais:  Diretoria da Aprosoja trata demandas do setor com ministra Tereza Cristina

O vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber faz um alerta aos produtores rurais. “É importante que essa comunicação seja formal, por e-mail ou notificação extrajudicial, e que traga em seu contexto um prazo para que o acordo comercial seja cumprido, elencando os prejuízos decorrentes da inobservância, como risco de performance da lavoura ou ainda a inviabilização do plantio da safra. Caso o produtor não tenha êxito na ação, o deve buscar rapidamente assessoria jurídica para que outras medidas sejam avaliadas de acordo com o caso concreto”.

Na reunião, o Superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Cleiton Gauer, vai apresentar dados do acompanhamento de preços que o instituto promove periodicamente.

Aprosoja reconhece o cenário provocado pelas paralisações nas fábricas de matérias primas em virtude das medidas de distanciamento para enfrentamento da pandemia adotadas por cada país, além de questões de ordem comercial internacional, contudo não há de se desprezar a intenção de alguns fornecedores no sentido de corrigirem o valor dos pedidos sob a alegação de variação abrupta de custos.

Leia mais:  Mapa libera plantio de soja em fevereiro em MT

“Nesse sentido, precisamos lembrar que recentemente os produtores rurais viveram algo semelhante, venderam sua produção a preços bem inferiores àqueles que eram praticados no momento da entrega, todavia a imensa maioria cumpriu com os contratos, então o que se espera agora das empresas é que tenham um comportamento íntegro e preservem a confiabilidade dos acordos comerciais. Esse é o momento em que o mercado precisa mostrar reciprocidade, e a Aprosoja estará acompanhando de perto a conduta das empresas”, afirmou o coordenador da Comissão de Política e Logística da Aprosoja-MT, Tiago Stefanello.

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Aprosoja-MT apresenta projetos de sustentabilidade em Fórum Nacional

Publicado


Fortalecimento Institucional

Aprosoja-MT apresenta projetos de sustentabilidade em Fórum Nacional

“Nós estamos preocupados com o clima no mundo, por isso precisamos fazer nossa parte”, declarou presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore

30/11/2021

O fórum nacional: Planeta Campo, foi realizado em São Paulo, trazendo diversos temas relacionado ao baixo carbono. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, participou do painel “Baixo Carbono: O protagonismo da agricultura”.

“Nós estamos preocupados com o clima no mundo, por isso precisamos fazer nossa parte. Hoje 60% da ocupação de solo em Mato Grosso, são áreas preservadas em fazendas. Além disso, 95% das nascentes em propriedades rurais, estão em bom estado de conservação e algumas delas, intactas. Isso tudo influencia na diminuição do carbono no país”, destacou Cadore, em sua apresentação ao vivo no fórum.

Além disso, foram divulgados os programas Soja Legal, que tem como foco a sustentabilidade, preservação de recursos naturais e o suporte aos produtores rurais do estado, bem como o projeto Guardião das Águas, que é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro de nascentes em propriedades rurais de Mato Grosso.

Leia mais:  Região Oeste vai receber a 15ª edição do Circuito Aprosoja

O presidente da Aprosoja-MT falou também sobre as contribuições da produção de soja em Mato Grosso para uma agricultura de baixo carbono. Entre os destaques de sua apresentação, as diretrizes ambiental, social e de governança

Para o presidente da emissora do Canal Rural, Júlio Cargino, o agro é essencial para a neutralização de carbono. “Esse é o momento da sociedade se unir para discutir o assunto sustentabilidade. E o agronegócio tem papel fundamental nessa transformação, e já faz isso muito bem. O Brasil tem a maior área de cultivo sustentável do mundo, com mais de cinquenta milhões de hectares”, salientou Cargino.

O Fórum Nacional, foi promovido pelo Canal Rural, e transmitido ao vivo pelo Canal 500 da Net/Claro e pelo site da emissora.

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Agro News

Presidente da Aprosoja-MT participará de fórum sobre baixo carbono

Publicado


Fortalecimento Institucional

Presidente da Aprosoja-MT participará de fórum sobre baixo carbono

O fórum Planeta Campo será realizado ao vivo no Canal Rural, terça-feira (30.11), as 11h (Horário de Brasília)

29/11/2021

Com o tema: “Baixo Carbono: O protagonismo da agricultura”, o fórum terá a participação do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore. O evento é organizado pelo Canal Rural e será transmitido nesta terça-feira (30.11), ás 11h (Horário de Brasília).

 O presidente da entidade vai falar sobre as contribuições da produção de soja em Mato Grosso para uma agricultura de baixo carbono. Entre os destaques de sua apresentação está as diretrizes ambiental, social e de governança.

Além disso, serão apresentados os programas Soja Legal, que tem como foco a sustentabilidade, preservação de recursos naturais e o suporte aos produtores rurais do estado e Guardião das Águas, que é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro de nascentes em propriedades de Mato Grosso.

Leia mais:  Abertas as inscrições para o Estradeiro Aprosoja BR 174, Cuiabá/Porto Velho (RO)

A transmissão será pelo Canal Rural, redes sociais e no canal 500 da Net Claro.

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Agro News

Aprosoja-MT apoia atletas da Copa Mutum de Karatê

Publicado


Fortalecimento Institucional

Aprosoja-MT apoia atletas da Copa Mutum de Karatê

Participaram alunos de 4 a 40 anos, mostrando que não tem idade para a prática esportiva

16/11/2021

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apoiou o grupo Seshin Karatê, na realização da 2ª Copa Mutum de Karatê. Ao todo 150 alunos participaram da competição. Estiveram presentes atletas de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta.

“A Copa Mutum começou em 2019, mas devido a pandemia, não conseguimos realizar a segunda etapa. Esse ano tivemos a oportunidade de organizar o evento que contou com a participação de centenas de atletas em diversas categorias”, explicou o sensei Selber Luiz.

Esse ano 15 apoiadores ajudaram financeiramente a realização do evento. “Gostaria de agradecer todos os patrocinadores que nos ajudam, tanto aqui, quanto fora do estado. Esse evento não seria realizado se não fosse a colaboração e incentivo das empresas e instituições”, frisou o sensei.

AgroSolidário

Através do Projeto “Soja é Esporte” do programa AgroSolidário, a Aprosoja-MT ajuda alunos do projeto “Formando atletas, transformando caráter” da Academia de Artes Marciais Seishin. Há cerca de dois anos, a entidade oferece ajuda no custeio de materiais essenciais e na aquisição de quimonos.

Leia mais:  CAD Parecis terá foco no desenvolvimento das culturas de entressafra

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262