Home » Autismo: Palestra com especialista marca programação do Abril Azul em Lucas do Rio Verde

Autismo: Palestra com especialista marca programação do Abril Azul em Lucas do Rio Verde

por Celso Ferreira Nery
autismo:-palestra-com-especialista-marca-programacao-do-abril-azul-em-lucas-do-rio-verde

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde vem desenvolvendo nos meses de março e abril uma série de ações relacionadas ao Abril Azul, o mês de conscientização do autismo. Nesta quarta-feira (17) o município sedia uma palestra com um especialista em Transtorno do Espectro Autista.

A Secretária Municipal de Educação, Elaine Lovatel, destaca a importância da formação de professores e monitores para promover a inclusão escolar, especialmente em relação ao autismo, um tema cada vez mais presente nas discussões educacionais. Nos últimos dois anos, o autismo ganhou destaque, levando a Secretaria a elaborar estratégias específicas para os professores, monitores e famílias envolvidas. “Tudo isso é para fazer um olhar em conjunto em prol do desenvolvimento deste aluno, seja qual for a idade dele e a turma que ele está. Nós acreditamos que é juntando forças, sugestões e ideias é que nós vamos conseguir dar condições pra que esses alunos possam se adaptar e ter o seu progresso escolar”, destacou.

geraldo pecanha 1

Durante o mês de abril, a Secretaria concentra esforços em ações voltadas para os profissionais que lidam diretamente com alunos autistas, incluindo reuniões, visitas às salas de aula e acompanhamento dos professores e alunos. Essas ações visam fornecer suporte tanto para o desenvolvimento do aluno autista quanto para o bem-estar dos profissionais envolvidos. Na última semana do mês, de 24 a 30, serão desencadeadas ações sobre o autismo nas instituições de ensino. “São ações internas. Nós temos os nossos profissionais, os professores especialistas na área da Educação Especial que estão diretamente ligados ao atendimento especializado. Eles estão fazendo atividades internas, reuniões com os professores, visitas às salas de aula que têm o aluno autista, acompanhamento desses professores, desses alunos e também dos monitores”.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, a Secretaria organiza uma palestra com o professor Geraldo Peçanha, especialista na área e pai de um filho autista. A palestra, marcada para esta quarta-feira (17), proporcionará um espaço para ampliar o conhecimento sobre o autismo e promover a parceria entre escola e família. A troca de experiências entre pais, educadores e profissionais de saúde é considerada fundamental para o sucesso da inclusão escolar.

A palestra, agendada para as 18h na Câmara de Vereadores, tem o objetivo de proporcionar um momento de aprendizado e troca de ideias, visando uma abordagem mais inclusiva e sensível às necessidades dos alunos autistas. A Secretaria busca, assim, fortalecer o compromisso coletivo com a inclusão e garantir um ambiente escolar acolhedor e acessível para todos.

“Além de ser um grande estudioso nessa área, o professor Geraldo Peçanha tem um filho autista. Então, ele fala com uma propriedade de pai e educador, e este ano nós estamos convidando a famílias, pais ou responsáveis que tenham os seus filhos com esse diagnóstico para que possamos junto com o professor Geraldo ampliaram esse conhecimento, conhecer também, ouvir. Entendemos que a parceria escola e saúde neste momento, principalmente de adaptação dos alunos autistas, é primordial, porque escola precisa de regra, de um olhar mais específico e ela precisa conversar com o com o pai, com a família para ver como é que isso está em casa”, descreve a secretária.

você pode gostar