Home » Câmara aprova Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância

Câmara aprova Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância

por Celso Ferreira Nery
camara-aprova-dia-municipal-de-conscientizacao-da-apraxia-de-fala-na-infancia

A Câmara de Vereadores aprovou a definição de um dia para conscientização sobre a apraxia de fala na infância em Lucas do Rio Verde. A proposta foi apresentada pelo vereador Wlad Mesquita e aprovada por todos os parlamentares na última sessão ordinária, sendo encaminhada para sanção do prefeito Miguel Vaz.

Se sancionado o projeto, o dia da apraxia de fala será em 14 de maio, data em que será reforçada a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. O objetivo é permitir iniciativas e ações do poder público em parceria com entidades médicas, universidades, escolas, organizações não governamentais e outras entidades da sociedade civil, e órgãos municipais, estaduais e federais de saúde e reabilitação. Também será estimulada a participação dos profissionais e gestores de saúde e educação nas atividades, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado.

A apraxia é um tipo de transtorno que acomete a aprendizagem dos sons da fala, sendo considerada uma disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala, pois, o cérebro não envia os comandos adequados para os articuladores, dificultando a produção das palavras. O transtorno atinge uma ou duas a cada mil crianças, que têm o raciocínio preservado, pensam o que querem comunicar, mas não conseguem converter esse pensamento palavras.

“Trazer esse tipo de conhecimento para a população, considerando a pluralidade de sintomas, é informar, educar, conscientizar e, principalmente, intervir por meio de um tratamento adequado. Assim, a divulgação de qualquer doença se torna também uma forma de aproximar aqueles que convivem diariamente com ela, possibilitando a troca de experiências e informações. Isso representa uma maneira de demonstrar o apoio do Município de Lucas do Rio Verde a essas famílias”, destacou Wlad.

[Continua depois da Publicidade]

você pode gostar