conecte-se conosco


Policial

Campanha contra violência e feminicídio convida mulheres a doarem sangue pela causa

Publicado


O sangue derramado de mulheres vítimas de violência é tomado como símbolo de resistência e solidariedade pelo II Encontro Mulheres pela Vida, que carrega o lema “Mulheres que se Doam”. O objetivo da campanha, que prevê ações entre os dias 15 e 19 de maio, é contribuir para o aumento do número de doadoras do MT Hemocentro, em Cuiabá, como contraposição ao alto índice de feminicídio na capital, no estado e no país.

Interessadas em contribuir com o banco de sangue já podem entrar em contato com o MT Hemocentro pelo WhatsApp (65) 98433-0624 ou pelo (65) 3623-0044 para triagem e agendamento, que será realizada observando todas as normas de biossegurança e distanciamento social em razão da pandemia da covid-19. Os agendamentos também podem ser feitos pelo link do site recém lançado: http://mthemocentro.saude.mt.gov.br.

“A gente tá precisando bastante, principalmente os tipos sanguíneos mais usados pela população de Mato Grosso, que é o O+ (mais de 50% dessa população) e O- (o sangue considerado ‘universal’, usado para urgência e emergência). A demanda é muito grande, a gente o Estado todo, inclusive as unidades de referências de covid-19”, explica Rita de Cássia Auxiliadora, assistente de captação de doadores.

Além disso, os atendimentos no MT Hemocentro foram reduzidos em cerca de 50% desde 2020 por conta da pandemia, conforme Rita de Cássia. “Algumas pessoas ainda estão com muito medo e não estão vindo até a unidade. Ou gostam muito de vir de grupo, mas a gente tem orientando que não podemos ter aglomerações”, complementa.

Leia mais:  Força Tática prende trio por embriaguez ao volante, desacato e ameaça em Barra do Garças

Pelo segundo ano consecutivo, Encontro Mulheres pela Vida é idealizada pela musicista e conselheira municipal de política cultural em Cuiabá, Josi Crispim. A Profa. Dra. Aline Wendpap soma à coordenação da edição, que tem a realização do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO/UFMT). O evento mobiliza academia, sociedade e instituições ligadas à defesa da mulher para o debate e combate à violência e feminicídio.

O II Encontro Mulheres pela Vida – Mulheres Que Se Doam também conta com o apoio da Defensoria Pública; Delegacia Especializada da Mulher; Escola de Música Josi Crispim; Mandato Vereadora Edna Sampaio (PT); Mandato Deputada Federal Rosa Neide (PT); Ministério Público; Mulheres do Hip-Hop; Secretaria Municipal da Mulher; Secretaria da Mulher do PT; Grupo Pedala Garota e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Lives culturais e webinários

Além da campanha de doação de sangue, o II Encontro Mulheres pela Vida prevê lives culturais e webinários com a participação de artistas, pesquisadores, ativistas, profissionais de Saúde e do Direito. A live de abertura “Conte-me tudo, esconda-me nada” acontece neste sábado (15), às 20h, na página do Mulheres pela Vida no Facebook.

A programação segue com três webinários, sempre às 9h, com os temas: “A Saúde como acolhimento a Violência contra mulher”, na segunda-feira (17); “As dificuldades de acesso às ferramentas de proteção às mulheres vítimas de Violência”, na terça-feira (18); e “As ferramentas de proteção às mulheres vítimas de violência”, na quarta-feira (19). Para essas atividades, que terão certificado de participação, interessadas (os) devem se inscrever neste link: https://cutt.ly/xbDCSBo

Leia mais:  Dupla é presa após cair em barranco com veículo roubado

Na data de encerramento, a Mestre de Cultura Vera Capilé presenteia o evento online com uma apresentação artística especial, também no formato live. Confira a programação completa neste link: https://cutt.ly/LbHV5oD

Cenário de violência e feminicídio

Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, conforme o Atlas a Violência 2020, produzido pelo Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Das 4.519 mulheres mortas pelo feminicídio em 2018, 68% eram negras. Os dados foram levantados entre os anos 2008 a 2018 e apontam um aumento de 12,4% de homicídios de mulheres negras.

Em Mato Grosso, os casos de feminicídio aumentam 58% entre 2020 e 2019. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) mostram que, em média, pelo menos cinco mulheres são mortas todo mês no estado, pelo simples fato de serem mulheres ou em decorrência de violência doméstica.

Em momento de pandemia, que se acentua em 2021, o cenário e a invisibilidade preocupam diante da necessidade de isolamento social das vítimas.

Serviço

II Encontro Mulheres pela Vida – Mulheres que se Doam
Data: 15 a 19 de maio de 2021
Inscrições: https://cutt.ly/xbDCSBo
Programação: https://cutt.ly/LbHV5oD
Lives culturais: https://www.facebook.com/Mulheres-Pela-Vida-105042081092672
 

Campanha de Doação de Sangue – MT Hemocentro
Local: Hemocentro Metropolitano, Cuiabá.
Quando: Segunda a sexta-feira, horário comercial. Atendimentos: às 7h30 e 17h30.
Agendamento: (65) 3623-0044 0u (65) 98433-0624 (Whatsapp) ou pelo site http://mthemocentro.saude.mt.gov.br/
 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Polícia Civil prende três integrantes de associação criminosa especializada em roubos que atuava em Tangará da Serra

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

Três pessoas envolvidas em um grave roubo a residência em que as vítimas foram feitas reféns em Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá) tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil, na segunda-feira (15.06).

Os suspeitos fazem parte de uma associação criminosa especializada, com a participação identificada em, pelo menos, três roubos ocorridos recentemente no município.

O crime de grande repercussão ocorreu no dia 19 de março, quando os suspeitos em posse de uma pistola e um revólver invadiram uma residência e anunciaram o assalto. As vítimas foram rendidas e colocadas sob a mira das armas, enquanto os outros suspeitos subtraíam os pertences da casa.

O roubo ocorreu por volta das 21 horas e as vítimas foram levadas para uma região de mata, onde foram mantidas amarradas em poder dos criminosos até 04 horas do dia seguinte. No roubo, foram subtraídos uma caminhonete S-10, um veículo Onix, além de diversos objetos, como televisão notebook, relógios e outros itens.

Leia mais:  Policiais civis localizam betoneira furtada de obra e prendem homem por receptação

Assim que foi acionada do roubo, a equipe da Delegacia de Tangará da Serra iniciou as diligências que resultaram na identificação do grupo criminoso envolvido no roubo. Segundo as investigações, os suspeitos estão envolvidos em diversos crimes de roubos com refém ocorridos na cidade, sendo identificada a participação dos envolvidos em, pelo menos, três assaltos a mão armada.

Com base nos levantamentos, o delegado Edmar Faria Filho representou pelos mandados de prisão preventiva dos suspeitos que foram expedidos pela Justiça. As ordens judiciais foram cumpridas pelos investigadores da Delegacia de Tangará da Serra na segunda-feira (15).

Após terem os mandados cumpridos, os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Tangará da Serra para as providências cabíveis e posteriormente colocados à disposição da Justiça.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil de Diamantino é homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT
 

Policiais civis da Delegacia de Diamantino (208 km a médio norte de Cuiabá), foram homenageados com “Moção de Aplausos” concedida pela Câmara Municipal de Vereadores, pelo trabalho realizado pela instituição em prol da segurança pública na região.

A condecoração de iniciativa da vereadora Michele Carrasco foi entregue na segunda-feira (14.06), durante sessão ordinária realizada no plenário da Casa de Leis de Diamantino. Na ocasião, os parlamentares municipais destacaram o relevante trabalho investigativo que vem sendo desenvolvido pela Delegacia de Polícia.

Para o delegado Gilson Silveira do Carmo, o reconhecimento vem de encontro com a dedicação e empenho de toda equipe de policiais civis, que diariamente atuam no combate a criminalidade buscando a elucidação de ilícitos penais, no acolhimento de vítimas, entre outras atribuições.

“Os servidores da Polícia Civil de Diamantino agradecem aos vereadores, pela homenagem de reconhecimento em razão do serviço prestado ao cidadão. Nosso o objetivo está em fortalecer a segurança na comunidade e promover a paz social”, destacou o delegado.

Leia mais:  Investigados por tentativa de homicídio no Araguaia são localizados em Goiás e Minas Gerais

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende em flagrante autores de assalto e recupera motocicleta roubada em Sinop

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

Um adulto e um adolescente envolvidos no roubo de uma motocicleta foram detidos em flagrante pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (15.06), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

A ação realizada com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município, resultou também na recuperação do veículo roubado. O suspeito de 20 anos foi preso em flagrante por roubo, e o adolescente de 15 anos responderá ato infracional análogo ao mesmo crime.

As investigações iniciaram após a vítima de 32 anos procurar a Polícia Civil informando que no final da manhã desta terça-feira (15), ao sair do serviço pilotando sua motocicleta foi abordada por seis indivíduos em via pública. Um dos suspeitos portando uma faca, exigiu que a vítima descesse do veículo.

Na ocasião, a vítima correu e deixou o celular da marca Motorola e modelo G-9 Play, no suporte da sua motocicleta. A vítima foi a pé até a casa do seu pai e em seguida procurou a Derf de Sinop.

Leia mais:  Força Tática prende trio por embriaguez ao volante, desacato e ameaça em Barra do Garças

Imediatamente, as equipes iniciaram diligências, conseguindo localizar os suspeitos nas proximidades do local do fato. Ao perceberem a presença dos policiais civis os criminosos abandonaram a motocicleta e empreenderam fuga.

Durante as buscas, foi possível identificar a casa onde dois deles tentaram se esconder, sendo o maior de idade e o adolescente conduzidos à Derf.

Após serem ouvidos pelo delegado Ugo Angelo Reck de Mendonça, foi lavrado o flagrante de roubo. O veículo recuperado foi restituído para a vítima. As diligências continuam para localizar os outros envolvidos. 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262