conecte-se conosco


Agro News

Comissões da Aprosoja-MT apresentam balanço dos programas, projetos e ações

Publicado


Fortalecimento Institucional

Comissões da Aprosoja-MT apresentam balanço dos programas, projetos e ações

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (10.11), em Cuiabá

10/11/2021

Nesta quarta-feira (10.11), as Comissões de Defesa Agrícola, Política Agrícola e Sustentabilidade da Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso (Aprosoja-MT), apresentaram o balanço dos projetos, programas e ações desenvolvidas no período de janeiro a novembro de 2021.

A comissão de Defesa Agrícola apresentou o Centro Tecnológico Parecis (Cetecno) e os protocolos que serão desenvolvidos na safra 2021/22. O local poderá ser visitado durante uma visita técnica que irá acontecer nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022, em Campo Novo do Parecis. A gerente da comissão, Jerusa Rech, também anunciou que desde o início de novembro o Cetcno Araguaia, localizado no município de Canarana, implantou a vitrine com 114 cultivares.

Já o programa Classificador Legal teve um número expressivo de atendimentos. Somente na classificação de soja foram 149 acionamentos, no milho 40, além de 945 laudos emitidos. O programa Semente Forte, 987 amostras foram coletadas.

Na apresentação, Jerusa também destacou o Circuito Tecnológico, 1.543 amostras foram coletadas para testagem em laboratório da qualidade dos fertilizantes e explicou o aumento das instalações das estações meteorológicas, por meio do programa Aproclima.

Leia mais:  Aprosoja promove treinamento de combate a incêndios com uso de aeronaves

O produtor rural de Comodoro e Campos de Júlio, Marco Antônio Sebben, afirmou que os programas da Aprosoja-MT ajudam e muito o homem do campo. “É muito importante que a entidade está desenvolvendo cada vez mais pesquisas e buscando a melhoria para os produtores com resultados. Exemplo, o Classificador Legal.  Também se falou muito sobre a qualidade de sementes, a cada ano estamos enfrentando esse problema, que além dos altos custos, pouca germinação e retorno financeiro”.

O consultor de Política Agrícola da Aprosoja-MT, Thiago Rocha, apresentou os temas relacionados a Regularização Fundiária, Demarcação de Terras indígenas e Reforma Tributária. Explanou também, sobre os status das matérias em andamento nas Casas Legislativas, Estadual e Federal, que afetam o setor.

As pautas sobre o relacionamento com o Fisco estadual e projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, como o PL que institui arbitragem em matéria tributária, Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO e o Patrimônio Rural de Afetação, também foram amplamente discutidos.

Outro assunto que chamou a atenção foi o contrato de compra e venda de grãos. O produtor rural Alexandre Falchetti, de Marcelândia, núcleo agregado de Cláudia, destacou que a Aprosoja-MT tem orientado de forma satisfatória as negociações. “Os contratos é uma das principais ferramentas que a gente tem para argumentar na hora de negociar preço e garantias. Então saio daqui com os esclarecimentos para negociar meus contratos”, declarou.

Leia mais:  Medidas simples de prevenção podem evitar incêndios em ambiente rural

A comissão de Sustentabilidade apresentou os projetos que contribuíram para a melhoria da gestão. Entre as pautas os programas AgroCientista, Soja Legal e Guardião das Águas.  O objetivo é promover maior rentabilidade, performance sustentável socioambiental e a diminuição dos riscos na atividade agrícola. “Destaco o Soja Legal, que vai melhorar a qualidade de vida no campo e no trabalho melhorando as práticas agrícolas, oferece maior viabilidade econômica, gestão das águas e governança coorporativa, enfatizou a gerente de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Marlene Lima.

Presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, destacou a importância das áreas técnicas para o desenvolvimento e crescimento da entidade. “Todas as nossas comissões são importantes. São elas que buscam as soluções para os problemas enfrentados pelos nossos associados. Hoje apresentamos várias ações, resultados desde pesquisas, e ouvimos a base, que são os representantes de cada núcleo trazendo suas reivindicações.

Fonte: Rosangela Milles

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Aprosoja-MT apresenta projetos de sustentabilidade em Fórum Nacional

Publicado


Fortalecimento Institucional

Aprosoja-MT apresenta projetos de sustentabilidade em Fórum Nacional

“Nós estamos preocupados com o clima no mundo, por isso precisamos fazer nossa parte”, declarou presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore

30/11/2021

O fórum nacional: Planeta Campo, foi realizado em São Paulo, trazendo diversos temas relacionado ao baixo carbono. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, participou do painel “Baixo Carbono: O protagonismo da agricultura”.

“Nós estamos preocupados com o clima no mundo, por isso precisamos fazer nossa parte. Hoje 60% da ocupação de solo em Mato Grosso, são áreas preservadas em fazendas. Além disso, 95% das nascentes em propriedades rurais, estão em bom estado de conservação e algumas delas, intactas. Isso tudo influencia na diminuição do carbono no país”, destacou Cadore, em sua apresentação ao vivo no fórum.

Além disso, foram divulgados os programas Soja Legal, que tem como foco a sustentabilidade, preservação de recursos naturais e o suporte aos produtores rurais do estado, bem como o projeto Guardião das Águas, que é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro de nascentes em propriedades rurais de Mato Grosso.

Leia mais:  Abertura Nacional da Colheita do Milho 2021 será dia 22 de julho

O presidente da Aprosoja-MT falou também sobre as contribuições da produção de soja em Mato Grosso para uma agricultura de baixo carbono. Entre os destaques de sua apresentação, as diretrizes ambiental, social e de governança

Para o presidente da emissora do Canal Rural, Júlio Cargino, o agro é essencial para a neutralização de carbono. “Esse é o momento da sociedade se unir para discutir o assunto sustentabilidade. E o agronegócio tem papel fundamental nessa transformação, e já faz isso muito bem. O Brasil tem a maior área de cultivo sustentável do mundo, com mais de cinquenta milhões de hectares”, salientou Cargino.

O Fórum Nacional, foi promovido pelo Canal Rural, e transmitido ao vivo pelo Canal 500 da Net/Claro e pelo site da emissora.

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Agro News

Presidente da Aprosoja-MT participará de fórum sobre baixo carbono

Publicado


Fortalecimento Institucional

Presidente da Aprosoja-MT participará de fórum sobre baixo carbono

O fórum Planeta Campo será realizado ao vivo no Canal Rural, terça-feira (30.11), as 11h (Horário de Brasília)

29/11/2021

Com o tema: “Baixo Carbono: O protagonismo da agricultura”, o fórum terá a participação do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore. O evento é organizado pelo Canal Rural e será transmitido nesta terça-feira (30.11), ás 11h (Horário de Brasília).

 O presidente da entidade vai falar sobre as contribuições da produção de soja em Mato Grosso para uma agricultura de baixo carbono. Entre os destaques de sua apresentação está as diretrizes ambiental, social e de governança.

Além disso, serão apresentados os programas Soja Legal, que tem como foco a sustentabilidade, preservação de recursos naturais e o suporte aos produtores rurais do estado e Guardião das Águas, que é uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro de nascentes em propriedades de Mato Grosso.

Leia mais:  Aprosoja MT lança campanha de prevenção e combate a incêndio em área rural

A transmissão será pelo Canal Rural, redes sociais e no canal 500 da Net Claro.

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Agro News

Aprosoja-MT apoia atletas da Copa Mutum de Karatê

Publicado


Fortalecimento Institucional

Aprosoja-MT apoia atletas da Copa Mutum de Karatê

Participaram alunos de 4 a 40 anos, mostrando que não tem idade para a prática esportiva

16/11/2021

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apoiou o grupo Seshin Karatê, na realização da 2ª Copa Mutum de Karatê. Ao todo 150 alunos participaram da competição. Estiveram presentes atletas de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e Alta Floresta.

“A Copa Mutum começou em 2019, mas devido a pandemia, não conseguimos realizar a segunda etapa. Esse ano tivemos a oportunidade de organizar o evento que contou com a participação de centenas de atletas em diversas categorias”, explicou o sensei Selber Luiz.

Esse ano 15 apoiadores ajudaram financeiramente a realização do evento. “Gostaria de agradecer todos os patrocinadores que nos ajudam, tanto aqui, quanto fora do estado. Esse evento não seria realizado se não fosse a colaboração e incentivo das empresas e instituições”, frisou o sensei.

AgroSolidário

Através do Projeto “Soja é Esporte” do programa AgroSolidário, a Aprosoja-MT ajuda alunos do projeto “Formando atletas, transformando caráter” da Academia de Artes Marciais Seishin. Há cerca de dois anos, a entidade oferece ajuda no custeio de materiais essenciais e na aquisição de quimonos.

Leia mais:  Abertura Nacional da Colheita do Milho 2021 será dia 22 de julho

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262