Home » Coordenação da UPC orienta população sobre atualização de cadastros

Coordenação da UPC orienta população sobre atualização de cadastros

por Celso Ferreira Nery
coordenacao-da-upc-orienta-populacao-sobre-atualizacao-de-cadastros

A Unidade Permanente de Castração (UPC) de Lucas do Rio Verde deverá reabrir no próximo mês o cadastro para novos procedimentos no município. Com centenas de cadastros em aberto para atendimento, a UPC tem dificuldade para acessar os tutores dos animais que estão na fila do espera.

Por este motivo, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destaca a necessidade de atualização dos cadastros. A UPC, nos últimos dois anos, realizou a castração gratuita de mais de dois mil animais, tanto cães quanto gatos. “Nós provisoriamente congelamos novas inscrições para que pudéssemos reduzir esse número. E o resultado tem sido bastante positivo. Agora estamos com uma equipe mais robusta dentro da UPC e já conseguimos reduzir o número de animais que estão na fila de espera”, explicou Palis, citando que nos últimos 45 dias foram castrados cerca de 300 animais.

O secretário pede que as pessoas cadastradas atualizem as informações de forma presencial ou mesmo por telefone até o final do mês. A partir de junho, serão cancelados os cadastros com problemas para abrir espaço para novas inscrições.

A coordenadora da UPC, Karine Moreira, explicou que estão sendo priorizados atendimentos  dos animais já cadastrados para evitar longos períodos de espera. Para aqueles que já estão na lista, foram realizados exames de sangue em 125 cães para verificar a aptidão para castração.

[Continua depois da Publicidade]

Karine também reforçou a importância de comparecer ao agendamento de castração, pois a falta de comunicação ou o não comparecimento prejudica o processo de agendamento para outros animais. “Nós não conseguimos remarcar porque tem todo um pré um sistema de pré-operação, o animal deve estar em jejum. Então nós não conseguimos remarcar um animal em cima da hora pra ocupar aquela vaga. Você agendando e faltando acaba tirando a vaga de outra pessoa”, avalia.

Além disso, a unidade conta agora com dois novos médicos veterinários e um motorista dedicado para atender a comunidade de Lucas do Rio Verde.

A castração de animais traz diversos benefícios, incluindo controle populacional e prevenção de doenças. O serviço é gratuito e basta fazer o cadastro para que a prefeitura, junto com seus servidores, realize todo o processo.

você pode gostar