Home » Dia Mundial da Criatividade terá agenda de eventos em Lucas do Rio Verde

Dia Mundial da Criatividade terá agenda de eventos em Lucas do Rio Verde

por Celso Ferreira Nery
dia-mundial-da-criatividade-tera-agenda-de-eventos-em-lucas-do-rio-verde

No próximo sábado (20) Lucas do Rio Verde sediará uma série de eventos relacionados ao World Creativity Day 2024, ou Dia Mundial da Criatividade. Três locais sediarão as palestras, painéis e work shops que serão realizados ao longo do dia.

Nesta quarta-feira (17) a líder criativa do projeto, Karina Marvejol, fez uma exposição do que é o World Creativity Day. Segundo ela, a iniciativa busca despertar o senso criativo e inovador presente em cada pessoa. “A gente sabe que as cidades crescem a partir de inovação e a inovação tem que ter antes ali aquela chavezinha de criatividade, aquela coisa da criança curiosa, de tentar fazer as coisas de uma forma diferente. Muita gente acha que criatividade e inovação é ligação à tecnologia e não é. A gente é criativo em casa, a gente é criativo no trabalho, o tempo inteiro”, pontua Karina, citando que Lucas do Rio Verde é a única cidade do Estado com as atividades e que por isso moradores de cidades vizinhas são bem-vindos ao World Creativity Day.

A líder do projeto explicou ainda que a mobilização para a realização dos eventos vem cumprindo as metas estabelecidas para o município sediar o World Creativity Day. A próxima delas é reunir o maior número de pessoas nos eventos que acontecerão na sede administrativa da Sicredi, Parque dos Buritis, na Biblioteca Monteiro Lobato, Cidade Nova, e na Biblioteca Contêiner, no bairro Jaime Seiti Fujii. São mais de 20 atividades, entre palestras, oficinas e painéis, com duração de 30 minutos a 1 hora e meia. “Nosso grande desafio é convidar mesmo as pessoas pra elas terem esse despertar criativo de inovação, ter um dia diferente. Eu preciso entender de algum tema? Não, você só precisa ter curiosidade, querer vir e se inscrever. Então é muito importante. Está acontecendo pela primeira vez nesse formato de inscrições, é muito importante a sua inscrição pra você conseguir participar das atividades”, destaca.

A programação detalhada com os horários e locais estão presentes no site World Creativity Day / Brazil. A inscrição, que é totalmente gratuita, é feita também no site. “Se tiver dúvida escreve Dia Mundial da Criatividade no Google que ele vai te localizar esse site você vai clicar e vai conseguir”, assinala Karina.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer, observou que nos últimos dias o assunto inovação tem sido recorrente. Um dos exemplos é o InPacto Lucas, que vem difundindo informações sobre a necessidade da inovação no dia a dia da comunidade. “Nada mais justo que esses movimentos que acontecem em Lucas do Rio Verde sejam apoiados, principalmente pela Secretaria de Cultura e Turismo que tem no seu DNA essa pegada criativa. Então estamos participando ativamente, nossos espaços culturais serão utilizados para o desenvolvimento dessas atividades com uma parceria bem bacana desde o primeiro momento”.

Para o gerente de Inovação e Processos da Sicredi, Lucas Bragagnolo, a realização do World Creativity Day é importante para envolver a comunidade com diversidades atividades. “Vai ser um evento muito completo e muito diverso, porque a gente tem várias atividades sobre variados temas também. Então a gente tem desde como funcionam os caminhos para inovação aqui em Lucas, questão de nutrição, coisas relacionadas ao cabelo. Então na minha visão o mais legal desse dia mundial da criatividade é que ele fala sobre as inteligências plurais e não fala tanto sobre tecnologia assim”, observou.

“Quando fala de criatividade, quando fala de inovação a gente pensa em tecnologia e não é necessariamente sobre isso. Na minha visão o mais legal de todo esse evento que conversa com tudo que a gente tá fazendo aqui na cidade, sobre este movimento Pacto pela Inovação, uma visão em dez anos, em ser referência, em economia verde. Então, tudo isso acaba conversando e a gente anda a passos largos nessa direção”, finaliza Bragagnolo.

você pode gostar