Home » Fábrica de Sinop começa produzir fertilizante com tecnologia 100% brasileira

Fábrica de Sinop começa produzir fertilizante com tecnologia 100% brasileira

por Jornalismo
fabrica-de-sinop-comeca-produzir-fertilizante-com-tecnologia-100%-brasileira

Inovação no campo

Pesquisa nacional desenvolveu fertilizante que utiliza compostos naturais de matriz orgânica

Publicado em

19 de abril de 2024

SINOP

Foto: GC Notícias

Em maio, a unidade industrial da EuroChem em Sinop inicia a produção do primeiro fertilizante da empresa com tecnologia desenvolvida no Brasil. A pesquisa científica realizada em território nacional deu origem ao “Avigo”, um fertilizante mineral, com compostos naturais extraídos de matrizes orgânicas.

O Avigo é o produto lançamento que a EuroChem trouxe para a Norte Show Sinop – feira agropecuária realizada entre os dias 16 e 19 de abril. Segundo o supervisor técnico da EuroChem, Assis Roberlei Cuenca, a inovação já estará à disposição dos produtores da região Norte de Mato Grosso na próxima safra. “Entre as vantagens dessa nova tecnologia em fertilizantes está o aumento do enraizamento das plantas, uma melhor absorção de nutrientes e um aumento da microbiologia do solo. O Avigo se mostrou eficaz em diminuir a lixiviação do solo e a absorção de cálcio”, explica Cuenca.

O mote do novo produto é “Potência para o Solo, Vigor para as Plantas”. O insumo pode ser utilizado em todas as culturas, inclusive em produções de larga escala – que é o foco do produto.

Para iniciar a produção do Avigo, a planta industrial passou por ajustes. Cerca de R$ 500 mil foram investidos na unidade para viabilizar a produção do novo fertilizante. A expectativa é de que sejam produzidas em 2024 cerca de 27 mil toneladas do Avigo na fábrica da EuroChem em Sinop.

A EuroChem iniciou sua operação em Sinop no ano de 2016, quando adquiriu a fábrica de fertilizantes da Tocantins. A empresa jovem, mas de alcance global, tem outras duas unidades em Mato Grosso: em Querência e uma terceirizada em Rondonópolis.

O que faz Mato Grosso brotar

No Estado, cerca de 12 milhões de toneladas de fertilizantes são consumidos por safra. A EuroChem comercializou em Mato Grosso no último ano 1,3 milhão de toneladas. A unidade de Sinop tem capacidade para 800 mil toneladas por ano, mas tem operado com uma média de 600- mil toneladas. A indústria recebe a matéria prima que vem dos portos do eixo Norte e faz a mistura e formulação dos fertilizantes de acordo com a demanda de cada produtor. A planta industrial opera com 170 funcionários, mais 40 terceirizados, fornecendo fertilizantes para as lavouras de Nova Mutum a Alta Floresta.

No cenário global, a EuroChem está em 100 países, com mais de 30 mil pessoas envolvidas na operação, produzindo mais de 13 milhões de toneladas de fertilizantes.

MT NOTÍCIAS

SINOP

Em camionete, Bolsonaro puxa motociata em Sinop

Ex-presidente colocou a pré-candidata a prefeita pelo Novo ao seu lado

Publicados

2 dias atrás

em

17 de abril de 2024

Foto: Divulgação

Um grande número de pessoas se mobilizou em frente ao aeroporto de Sinop para recepcionar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), na tarde desta quarta-feira (17). Bolsonaro chegou em um voo comercial as 13h30. Ao desembarcar, cumprimentou os presentes com acenos em embarcou na caçamba de uma camionete. Ao seu lado posicionou a pré-candidata a prefeita pelo partido Novo, Mirtes Grotta, deixando o prefeito de Sinop e candidato à reeleição pelo PL, Roberto Dorner, de fora.

No veículo Bolsonaro “puxou” um comboio de motocicletas e carros com mais de 1,5 km de extensão. Nas laterais da rodovia de acesso ao aeroporto, apoiadores posicionaram maquinários agrícolas e caminhões. A “motociata” passou pela Avenida Bruno Martini, pela Avenida das Saudades, chegando até a área central de Sinop. Agora, um ato público está sendo realizado na Praça da Bíblia, na principal avenida da cidade. Ruas foram fechadas em razão do ato. Bolsonaro deve discursar em breve.

você pode gostar