Home » Famato participa de reunião de alinhamento do Mutirão Ambiental de Lucas do Rio Verde

Famato participa de reunião de alinhamento do Mutirão Ambiental de Lucas do Rio Verde

por Celso Ferreira Nery
famato-participa-de-reuniao-de-alinhamento-do-mutirao-ambiental-de-lucas-do-rio-verde

Uma reunião de alinhamento para o Mutirão Ambiental de Lucas do Rio Verde, entre os dias 06 e 09 de maio, foi realizada nessa quinta-feira (25.04), no Sindicato Rural do município. O encontro contou com a participação do diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, e do presidente do sindicato anfitrião, Marcelo Lupatini.

Um dos principais objetivos da reunião foi esclarecer dúvidas sobre o novo Cadastro Ambiental Rural (CAR) Digital, ferramenta utilizada para o monitoramento e regularização ambiental das propriedades rurais.

O Mutirão Ambiental em Lucas do Rio Verde representa uma oportunidade para os produtores rurais esclarecerem dúvidas, obterem orientações técnicas e realizarem o cadastro ambiental de suas propriedades de forma facilitada e eficiente.

“O CAR é uma ferramenta hoje muito necessária ao produtor porque ele é utilizado em todas as suas negociações. É ele que desembarga as propriedades na Sema e no Ibama e, sem o CAR, praticamente não se consegue recursos financeiros. O mercado hoje está priorizando quem tem o cadastro. Nesse mutirão que vai acontecer aqui em Lucas, a participação da Famato é justamente nesse sentido de  orientar e sanar dúvidas dos nossos produtores quanto a esse assunto”, pontuou Ronaldo Vinha.

Também presentes na reunião os presidentes do Sindicatos Rurais de Nova Ubiratã (Melquiades De Bastiani) e São José do Rio Claro (Aparecido Rodrigues); a gestora do Núcleo Ambiental da Famato, Tatiana Monteiro, e as analistas técnicas: Anny Dornelles (Fundiário e Indígena) e Tânia Arévalo (Meio Ambiente); bem como a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Luciane Bertinato.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a reunião, foram confirmados os locais de atendimento e a programação completa do mutirão.

Confira:

06 de maio
19h: Abertura oficial
19h30: Palestra sobre “CAR Digital” ministrada pela Secretária Adjunta de Gestão Ambiental Luciane Bertinatto.
Local: Auditório Unilassalle – Av. Universitária, 1000W – Parque das Emas

07 de maio
14h30: Roda de conversa com responsáveis técnicos
Local: Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde

07 a 09 de maio
8h às 17h: Atendimento individualizado com analistas da SEMA
Local: Sala Espaço Sicredi e Sala ESG – Av. Universitária, 1000W – Parque das Emas

você pode gostar