Home » Fazendeiros bloqueiam estradas na fronteira entre França e Espanha

Fazendeiros bloqueiam estradas na fronteira entre França e Espanha

por afonsobenites
fazendeiros-bloqueiam-estradas-na-fronteira-entre-franca-e-espanha

Grupos de fazendeiros da Espanha e França bloquearam estradas na fronteira entre os dois países nesta segunda-feira (3), em protesto contra as regras de produção agrícola vigentes na União Europeia.

Manifestação antes das eleições europeias

A mobilização ocorreu a poucos dias das eleições para o Parlamento Europeu, previstas para o período de 6 a 9 de junho. Os agricultores aproveitaram o momento para pressionar candidatos e eleitores a votarem em representantes que defendam as causas do coletivo.

Centenas de tratores foram levados à região dos Pirineus, a cordilheira que separa naturalmente França e Espanha. Várias vias ficaram bloqueadas, inclusive algumas abertas excepcionalmente a veículos pesados para facilitar o acesso.

Reivindicações dos produtores

Os manifestantes reclamam das leis agrícolas da União Europeia, que consideram injustas, e da concorrência desleal. Eles exigem a priorização de produtos locais, restrições às importações, redução de impostos sobre energia utilizada na produção de alimentos, menos burocracia e o afrouxamento das regras sobre o uso de pesticidas.

Os produtores temem que acordos comerciais, como o recentemente firmado entre Mercosul e União Europeia, possam afetar suas atividades com a entrada de produtos da América Latina. Por isso, pressionam para que esses acordos não avancem e as regras já existentes sejam flexibilizadas.

Na Europa, existe um forte incentivo à produção local, o que fortalece a mobilização dos agricultores. Ao longo deste ano, diversos protestos semelhantes já ocorreram em vários países do bloco.

você pode gostar