Home » Fenabrave prevê alta de 12% na venda de veículos no ano

Fenabrave prevê alta de 12% na venda de veículos no ano

por Joao Silvestri
fenabrave-preve-alta-de-12%-na-venda-de-veiculos-no-ano

Foto: Flávio Tavares/O Tempo

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias, segue projetando crescimento de 12% nas vendas de veículos zero quilômetro neste ano. A partir do segundo semestre, porém, há expectativa de que esse aumento seja ainda maior, conforme detalhou nesta quarta-feira o presidente da federação, José Maurício Andreta Júnior, durante a coletiva de apresentação dos dados do setor no primeiro trimestre.

“O que projetamos lá no início do ano vem acontecendo, e a tendência é de uma economia sempre mais forte no segundo semestre do que no primeiro, com menos despesas e economia aquecendo. Estamos otimistas: o ano começou bem e o viés é positivo para o segundo semestre”, detalhou Andreta Júnior.

A queda da taxa básica de juros e o aumento de crédito para a pessoa física são citados pelo presidente da Fenabrave como os principais vetores para esse crescimento. “Historicamente sempre tivemos de 60% a 70% das compras de veículos por meio de financiamentos. Essa proporção diminuiu bastante no ano passado, mas deve caminhar de volta para esse nível”, frisou.

O cenário projetado pela Fenabrave é de Selic encerrando este ano em 9,5%, conforme detalhou a economista da associação, Tereza Fernandez, durante a coletiva. Ela destacou que o cenário é “benigno” para a economia doméstica neste ano, com aumento do crédito e da demanda, inflação sob controle, e com “poucos sustos” do ponto de vista cambial. “O risco principal vem da geopolítica”, apontou.

As vendas de veículos no primeiro trimestre do ano cresceram 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Foram 471.569 veículos comercializados no ano até aqui, segundo balanço da Fenabrave.

MT NOTÍCIAS

GERAL

Após ser preso 2 vezes na mesma noite, homem que atropelou motociclista é solto sem fiança

Publicados

14 minutos atrás

em

3 de abril de 2024

Foto: Divulgação

Um homem que foi preso duas vezes na mesma noite em Cuiabá, foi solto em definitivo nesta quarta-feira (3) sem pagamento de fiança. Ele cometeu várias infrações de trânsito nessa terça-feira (2).

Primeiro, ele atropelou uma motociclista e a arrastou por cerca de 300 metros na Avenida Fernando Côrrea, na sequente bateu em dois carros que trafegavam pela via. Mais tarde, ele fugiu de uma abordagem policial e jogou o carro contra os agentes.

Conforme o delegado Christian Cabral, o motorista foi solto sem pagar a fiança. Isso porque ele estava sendo ouvido na audiência de custódia por causa da fuga, não pelo atropelamento. Ainda segundo o delegado, as investigações continuam.

ENTENDA O ACIDENTE

Primeiro, o motorista tenta furar o semáforo e atropela a motociclista. Durante a fuga, ele bate em outros dois carros que trafegavam pela avenida.

A motociclista foi arrastada por cerca de 300 metros e o condutor da caminhonete fugiu sem prestar socorro.

A vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde e recebeu alta na tarde desta quarta-feira.

PRESO DUAS VEZES

Após as primeiras infrações, o motorista foi levado para a delegacia, passou por teste do bafômetro – com resultado negativo – e foi liberado.

Por volta das 23h, ele foi preso novamente. Ao tentar fugir de uma abordagem policial, jogou a caminhonete contra a viatura da PM.

Novamente, foi encaminhado à delegacia e teve o veículo apreendido. Na tarde desta quarta-feira, o motorista passou por audiência de custódia e foi solto.

Conforme o delegado, o suspeito é morador da cidade de Curitiba e estaria de passagem por Cuiabá. Ele deve responder por tentativa de homicídio e omissão de socorro.

você pode gostar