Foto: Dida Sampaio/Estadão
O incêndio que queima o Pantanal há meses queimou pastagens e matou muitos animais por fome, sede e o calor extremo. A região pantaneira de Mato Grosso tem cerca de 1,6 milhão de animais distribuídas em cerca de 3,6 mil propriedades rurais, conforme o Indea.
O fogo tem levado os animais ao estresse a perda do rebanho, impactando diretamente na pecuária de corte e de leite. Além disso, descapitaliza os produtores rurais que já recorreram ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Rural para se recuperar do incêndio de 2020. Na época foram liberados R$ 92 milhões em crédito.
“Estudos mostram que para bovinos recém-nascidos, a temperatura mínima crítica é de 10ºC, com o conforto térmico entre 18 e 21ºC, e o limite máximo é de 26ºC. Nos bovinos europeus, a temperatura mínima é de -10ºC, conforto térmico entre -1 e 16ºC, sendo a temperatura máxima de 27ºC. Já nos bovinos indianos, o limite mínimo é de 0ºC, o conforto térmico entre 10 e 27ºC e a temperatura máxima suportada de 35ºC”, explica o gerente de Produtos & Trade da Biogénesis Bagó, Caio Borges.
Ele comenta que, quando são submetidos a temperaturas elevadas que ultrapassam o índice considerado suportável, os animais ficam sujeitos à hipertermia, exigindo processos termorreguladores de perda de calor para o retorno da temperatura corporal normal (homeostase). Além disso, quando os limites toleráveis são ultrapassados, alguns impactos são gerados no desempenho e na saúde do animal, como redução da imunidade, diminuição da produção de leite, perdas reprodutivas, aumento da incidência de acidose ruminal e queda no consumo de matéria seca.
“A resposta do animal ao estresse é determinada pela intensidade e duração da exposição ao estressor, podendo gerar respostas adaptativas comportamentais, como, por exemplo, a redução de atividade nas horas mais quentes do dia, intensificação do pastejo durante a noite, busca por sombra e/ou imersão em água durante o dia, respostas fisiológicas como aumento da frequência respiratória, redução no metabolismo energético e respostas imunológicas que levam à redução da imunidade do animal”, lista Borges.
GERAL
Solicitação de matrícula para creches de Cuiabá começa nesta terça-feira (21)
Publicados
11 minutos atrás
em
21 de novembro de 2023
Foto: Jorge Pinho/Prefeitura de Cuiabá
O período de matrícula para crianças de até 3 anos e 11 meses que farão parte da rede pública municipal de Cuiabá no ano letivo de 2024, começa nesta terça-feira (21). Para as unidades localizadas nas regionais norte e leste do município, o prazo para solicitação segue até esta quinta-feira (23). Já para as regionais do sul e oeste da capital, a matrícula pode ser feita até sexta-feira (24).
Os pais e responsáveis devem acessar o site disponibilizado pela Prefeitura de Cuiabá. Por meio dele, poderão ser solicitadas vagas para unidades de creche, centros municipais de educação infantil (CMEI), centros educacionais infantis cuiabanos (Ceic) e Centro Emergencial de Educação Infantil.
Ao solicitar a matrícula, os pais deverão obrigatoriamente informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança.
Segundo a prefeitura, durante o período de solicitação de matrícula, estarão funcionando pontos de apoio. Veja os locais abaixo:
Regional Sul – Bibliotecas Públicas Municipais Saber com Sabor dos Bairros Pedra 90 e Osmar Cabral;
Regional Norte – Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octayde Jorge da Silva, no Bairro Tancredo Neves;
Regional Leste – Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria da Glória de Souza, no Bairro Baú;
Regional Oeste – Biblioteca Pública Municipal Saber com Sabor do Bairro Santa Izabel.
Não haverá atendimento presencial na Secretaria Municipal de Educação.
Divulgação e classificação
Depois que a solicitação de matrícula for feita, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) fará a análise dos cadastros para confirmar as solicitações que serão atendidas de imediato.
A listagem com a classificação final será publicada no dia 18 de dezembro, no site da Prefeitura de Cuiabá.
Os pais ou responsáveis que tiverem as solicitações de matrículas atendidas de imediato deverão comparecer, com documentos pessoais e da criança, na unidade de inscrição entre 19 e 21 de dezembro, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula.
A matrícula só será efetivada após a comprovação da veracidade das informações cadastradas. O não comparecimento nesse prazo resultará na desistência da solicitação de matrícula.