conecte-se conosco


Policial

Forças de Segurança prendem 3 pessoas e cumprem 8 mandados de busca e apreensão na região de Confresa

Publicado


Nara Assis/Sesp-MT

As forças de segurança cumpriram, na manhã desta quarta-feira (14.04), três mandados de prisão em Confresa e  Vila Rica, na região nordeste do estado. As prisões fazem parte da Operação Integrada Salutem, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e que contempla municípios da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 10.

Em Confresa, um mandado de prisão foi cumprido em desfavor de uma pessoa envolvida em crime de roubo no estado de Tocantins (TO), e um por enquadramento na Lei Maria da Penha. Foram cumpridos também cinco mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimento, todas alvos das investigações em andamento, com as quais foram apreendidos alguns objetos ilícitos receptados. Os mandados são referentes a investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia e pela Delegacia de Roubos e Furtos (DERF) de Confresa.

Os policiais também encontraram dispositivos de informática contendo provas dos crimes investigados.

“Foram alvos dos mandados pessoas que têm envolvimento com tráfico de drogas, receptação de aparelhos celulares roubados e receptação de fios de energia elétrica. Um dos conduzidos, que foi ocasionalmente encontrado em uma das residências, é suspeito da participação em um homicídio”, ressaltou o titular da DERF de Confresa, delegado Bruno Gomes Borges.

Leia mais:  Polícia Civil de MT participa de evento on-line nacional sobre Polícias Comunitárias

Já em Vila Rica, foi cumprido um mandado de prisão por crime de estupro de vulnerável. Foram feitas mais representações pela Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), mas os mandados ainda não foram deferidos.

“Estamos no aguardo de deferimento pelo Poder Judiciário e a expectativa é dar andamento e ter mais mandados cumpridos nos próximos dias”, explicou o titular da Delegacia de Vila Rica, delegado José Ramon Leite.

Os policiais cumpriram ainda mandados de busca e apreensão em Santa Terezinha, Canabrava do Norte e em Alto da Boa Vista, sendo um mandado em cada. Além das cidades já citadas, as ações ostensivas continuam na tarde desta quarta-feira, nos demais municípios que compõem a Risp 10: São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu.

Segundo o comandante adjunto do Comando Regional 10 da Polícia Militar (PM-MT), tenente-coronel PM Roosevelth Fabiano Oliveira Escolástico, os policiais militares prestaram apoio aos cumprimentos de mandados e, no período da tarde, após o lançamento oficial da operação, farão o trabalho ostensivo.

Leia mais:  Reprodução simulada tem duração de sete horas

“Vamos saturar as áreas, abordar os locais que apresentam maiores índices criminais, com abordagens, a parte mais operacional mesmo”.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

PM prende cinco suspeitos e apreende drones que levariam celulares para o presídio da Mata Grande

Publicado


Policiais da 14ª Companhia de Força Tática prenderam no final da tarde desta sexta-feira (14.05) cinco pessoas, entre elas uma mulher (39 anos) e um adolescente (15 anos), que teriam a intenção de levar celulares para a Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), usando drones.

As prisões aconteceram a partir de uma denúncia anônima. A equipe da Força Tática passou a fazer rondas na região do presídio e na rodovia MT-130, perto de uma antiga lanchonete, avistou um veículo modelo Etios com cinco ocupantes. No veículo havia alguns celulares, um drone e entorpecente.

Dois ocupantes, de 18 e 20 anos, assumiram serem os proprietários dos materiais. Eles também indicaram o local, um matagal próximo, onde estavam outros celulares e mais um drone.

O casal, formado pelo homem de 33 anos e a mulher de 39, contou aos policiais que trabalham como motoristas por aplicativo e foram contratados pelos suspeitos para auxiliar no transporte dos celulares.

Os cinco suspeitos, todos os celulares, drones e demais produtos apreendidos foram entregues no plantão da 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis.

Leia mais:  Suspeito de roubo é detido com auxilio de monitoramento de tornozeleira

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Campanha contra violência e feminicídio convida mulheres a doarem sangue pela causa

Publicado


O sangue derramado de mulheres vítimas de violência é tomado como símbolo de resistência e solidariedade pelo II Encontro Mulheres pela Vida, que carrega o lema “Mulheres que se Doam”. O objetivo da campanha, que prevê ações entre os dias 15 e 19 de maio, é contribuir para o aumento do número de doadoras do MT Hemocentro, em Cuiabá, como contraposição ao alto índice de feminicídio na capital, no estado e no país.

Interessadas em contribuir com o banco de sangue já podem entrar em contato com o MT Hemocentro pelo WhatsApp (65) 98433-0624 ou pelo (65) 3623-0044 para triagem e agendamento, que será realizada observando todas as normas de biossegurança e distanciamento social em razão da pandemia da covid-19. Os agendamentos também podem ser feitos pelo link do site recém lançado: http://mthemocentro.saude.mt.gov.br.

“A gente tá precisando bastante, principalmente os tipos sanguíneos mais usados pela população de Mato Grosso, que é o O+ (mais de 50% dessa população) e O- (o sangue considerado ‘universal’, usado para urgência e emergência). A demanda é muito grande, a gente o Estado todo, inclusive as unidades de referências de covid-19”, explica Rita de Cássia Auxiliadora, assistente de captação de doadores.

Além disso, os atendimentos no MT Hemocentro foram reduzidos em cerca de 50% desde 2020 por conta da pandemia, conforme Rita de Cássia. “Algumas pessoas ainda estão com muito medo e não estão vindo até a unidade. Ou gostam muito de vir de grupo, mas a gente tem orientando que não podemos ter aglomerações”, complementa.

Leia mais:  Polícia Civil identifica suspeitos e prende autor de dois roubos seguidos em Cáceres

Pelo segundo ano consecutivo, Encontro Mulheres pela Vida é idealizada pela musicista e conselheira municipal de política cultural em Cuiabá, Josi Crispim. A Profa. Dra. Aline Wendpap soma à coordenação da edição, que tem a realização do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO/UFMT). O evento mobiliza academia, sociedade e instituições ligadas à defesa da mulher para o debate e combate à violência e feminicídio.

O II Encontro Mulheres pela Vida – Mulheres Que Se Doam também conta com o apoio da Defensoria Pública; Delegacia Especializada da Mulher; Escola de Música Josi Crispim; Mandato Vereadora Edna Sampaio (PT); Mandato Deputada Federal Rosa Neide (PT); Ministério Público; Mulheres do Hip-Hop; Secretaria Municipal da Mulher; Secretaria da Mulher do PT; Grupo Pedala Garota e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Lives culturais e webinários

Além da campanha de doação de sangue, o II Encontro Mulheres pela Vida prevê lives culturais e webinários com a participação de artistas, pesquisadores, ativistas, profissionais de Saúde e do Direito. A live de abertura “Conte-me tudo, esconda-me nada” acontece neste sábado (15), às 20h, na página do Mulheres pela Vida no Facebook.

A programação segue com três webinários, sempre às 9h, com os temas: “A Saúde como acolhimento a Violência contra mulher”, na segunda-feira (17); “As dificuldades de acesso às ferramentas de proteção às mulheres vítimas de Violência”, na terça-feira (18); e “As ferramentas de proteção às mulheres vítimas de violência”, na quarta-feira (19). Para essas atividades, que terão certificado de participação, interessadas (os) devem se inscrever neste link: https://cutt.ly/xbDCSBo

Leia mais:  Seis foragidos são capturados em Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Jaciara e Rondonópolis

Na data de encerramento, a Mestre de Cultura Vera Capilé presenteia o evento online com uma apresentação artística especial, também no formato live. Confira a programação completa neste link: https://cutt.ly/LbHV5oD

Cenário de violência e feminicídio

Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, conforme o Atlas a Violência 2020, produzido pelo Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Das 4.519 mulheres mortas pelo feminicídio em 2018, 68% eram negras. Os dados foram levantados entre os anos 2008 a 2018 e apontam um aumento de 12,4% de homicídios de mulheres negras.

Em Mato Grosso, os casos de feminicídio aumentam 58% entre 2020 e 2019. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) mostram que, em média, pelo menos cinco mulheres são mortas todo mês no estado, pelo simples fato de serem mulheres ou em decorrência de violência doméstica.

Em momento de pandemia, que se acentua em 2021, o cenário e a invisibilidade preocupam diante da necessidade de isolamento social das vítimas.

Serviço

II Encontro Mulheres pela Vida – Mulheres que se Doam
Data: 15 a 19 de maio de 2021
Inscrições: https://cutt.ly/xbDCSBo
Programação: https://cutt.ly/LbHV5oD
Lives culturais: https://www.facebook.com/Mulheres-Pela-Vida-105042081092672
 

Campanha de Doação de Sangue – MT Hemocentro
Local: Hemocentro Metropolitano, Cuiabá.
Quando: Segunda a sexta-feira, horário comercial. Atendimentos: às 7h30 e 17h30.
Agendamento: (65) 3623-0044 0u (65) 98433-0624 (Whatsapp) ou pelo site http://mthemocentro.saude.mt.gov.br/
 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

PM prende três suspeitos a apreende arma de fogo em tanque de combustível de carro

Publicado


No bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, policiais do Grupo de Apoio(GAp), do 3º Batalhão da Polícia Militar prenderam na noite desta sexta-feira(14.05) três homens (de 20, 26 e 28 anos) e fez apreensão de uma adolescente de 16 anos. Com o grupo localizou um revólver calibre 38, uma pistola Airsoft, ou seja, réplica da original do mesmo modelo, e duas armas artesanais sendo montadas.

Essa ação começou com a checagem da placa de um veículo modelo Gol. O carro era ocupado por três homens e estava parada na frente de um bar. A equipe do GAp avistou os homens descerem e enquanto eles estavam no bar fez a averiguação da placa.

A checagem levou à descoberta de placa “fria”, ou seja, a numeração pertencia a outro veículo, uma caminhonete. Em seguida os homens foram abordados e presos. Dentro do carro havia duas armas, um revólver 38 escondido dentro do tanque de combustível e uma pistola Airsoft no assoalho. Contra o suspeito de 20 anos também foi descoberto um mandado de prisão em aberto.

Leia mais:  Reprodução simulada tem duração de sete horas

A ação prosseguiu com reforço de policiais da Força Tática e do 24º Batalhão. As diligências se estenderam em outros dois locais, em um deles ocorreu a apreensão de duas armas artesanais que estavam em processo de fabricação, um pé de maconha, entre outros produtos. Na casa onde estava adolescente apreendida havia um quarto suspeito. Ele conseguiu fugir, porém já foi identificado pela PM.

Todos os envolvidos, o veículo, armamento e demais produtos ficaram à disposição do delegado na Central e Flagrantes do Cisc Verdão.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262