Home » Gerente de Fazenda Preso em Flagrante por Poluição Ambiental em Bom Jesus do Araguaia

Gerente de Fazenda Preso em Flagrante por Poluição Ambiental em Bom Jesus do Araguaia

por Joao Ricardo
gerente-de-fazenda-preso-em-flagrante-por-poluicao-ambiental-em-bom-jesus-do-araguaia

Um gerente de fazenda, de 40 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil na tarde de quinta-feira (02), por crime ambiental de descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos.

A ação, realizada pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira com apoio da Polícia Militar, ocorreu a pedido do Ministério Público Estadual após denúncias de armazenamento irregular de embalagens de defensivos agrícolas na propriedade rural, localizada na zona rural do município de Bom Jesus do Araguaia (983 km a nordeste de Cuiabá).

Descarte em Locais Impróprios Colocava em Risco Animais e a Saúde Humana

No local, os policiais civis e militares encontraram diversas embalagens de agrotóxicos armazenadas de forma inadequada em diversos pontos da propriedade, como:

[Continua depois da Publicidade]

Junto ao mangueiro de porcos

Próximo a poços de água para consumo humano

Em uma vala a céu aberto, onde animais domésticos tinham acesso

Ao lado de um galpão sem cobertura

As embalagens, identificadas como produtos registrados no país, deveriam seguir as regulamentações estabelecidas no artigo 53 do Decreto Federal nº 4.704/2002 quanto à sua destinação final. No entanto, centenas delas estavam expostas ao tempo, sem qualquer medida de isolamento, colocando em risco tanto a saúde humana quanto o meio ambiente.

Grave Violação Ambiental e Ameaça à Saúde Pública

De acordo com o delegado Diogo Jobane Neto, que coordenou a fiscalização, a denúncia, embasada em autos de infrações ambientais do IBAMA, indicava o descarte irregular das embalagens, uma prática que viola as leis ambientais vigentes e representa uma séria ameaça à saúde pública e à biodiversidade local.

O delegado ressalta a gravidade da situação, evidenciada pela exposição dos materiais às intempéries em um local de livre acesso, inclusive para animais, como cachorros e porcos, que foram vistos se alimentando ao lado das embalagens. Além disso, muitas embalagens continham resíduos no interior, caracterizando a falta de procedimentos adequados de limpeza e inutilização, o que potencializa ainda mais o risco à saúde humana e ao meio ambiente.

Ações Legais e Conscientização da Comunidade

O gerente da fazenda foi autuado em flagrante pelo crime ambiental de descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos. A comunidade de Bom Jesus do Araguaia aguarda as medidas legais que serão tomadas em relação ao responsável por essa prática criminosa.

[Continua depois da Publicidade]

O caso serve como um alerta para a importância do descarte correto de embalagens de agrotóxicos, que deve ser realizado em locais específicos e autorizados, para evitar a contaminação do solo, da água e dos alimentos, além de proteger a saúde da população e o meio ambiente.

você pode gostar