Home » Governador vence mais uma etapa para que MT possa vender créditos por preservação

Governador vence mais uma etapa para que MT possa vender créditos por preservação

Mauro Mendes entregou carta conceito para diretora executiva do Art Trees

por Master

O governador Mauro Mendes avançou mais uma etapa para que Mato Grosso possa vender créditos de carbono obtidos com a redução do desmatamento ilegal.

Nesta sexta-feira (08.12), ele se reuniu com a diretora executiva da Art Trees, Mary Grade. A Art Trees é o principal padrão de certificação mundial de créditos de carbono.

Na reunião, Mauro entregou a carta conceito de Mato Grosso, documento que mostra a aptidão do estado para a venda desses créditos, que podem chegar a bilhões de dólares.

“O que precisamos agora é fazer esse processo andar mais rápido. Vamos ser mais ágeis, para tornar isso efetivo. Vou dar prioridade nessa ação e monitorar de perto”, afirmou.

A diretora-executiva da certificadora ressaltou que a carta é “um passo muito importante” para obter as certidões.

“Começamos a falar com o Governo de Mato Grosso e estou muito feliz de receber essa documentação. Temos muito interesse em prosseguir com todas as etapas necessárias”, informou Mary Grade

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega, explicou que o próximo passo é levantar toda a documentação técnica exigida para obter a certificação.

“A partir do momento que essa certificação for creditada, ou seja, esse padrão reconhecer que as nossas reduções de desmatamento e de degradação por incêndios são reais e verificáveis, abrimos caminho para a captação de recursos para o estado de Mato Grosso na ordem de bilhões de dólares”, registrou.

O mercado de carbono funciona com a venda de créditos excedentes de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Assim, empresas, países, Estados que ultrapassam a meta de redução das emissões de carbono podem vender esse excedente.

Lucas Rodrigues | Secom-MT

você pode gostar

Deixe um comentário