Foto: Reprodução
O ex-vereador Arnoldo Veggi, líder da quadrilha de venda ilegal de mercúrio identificado na Operação Hermes (Hg) II, afirmou em uma das conversas com um dos sócios que vendeu o metal para o “garimpo de Mauro Mendes”, mas que a nota foi feita para outra empresa. O diálogo foi encontrado em conversas pelo WhatsApp.
A conversa de Arnoldo que cita o governador foi realizada com Alberto Veggi Atala, um dos sócios operacionais do esquema, que fazia as negociações entre fornecedores e compradores do mercúrio. Em uma das conversas Arnoldo disse que pagaria suborno à uma autoridade boliviana para liberar a carga que viria do país vizinho.
Em junho de 2022 aconteceu a conversa que cita Mauro Mendes e no mês seguinte eles discutem a possibilidade de trazerem o material da china embalado em potes de xampu por causa da falta de estoque nacional e o aumento da demanda.
“Ainda, em junho de 2022, narra a representação que Arnoldo teria enviado mensagens a Alberto, afirmando que fez nota fiscal de bola ‘lá pro Aricá’, mas enviou mercúrio, informando, ainda que era o ‘garimpo do Mauro Mendes’”, diz relatório da decisão.
O filho do governador, empresário Luís Antônio Taveira Mendes, foi alvo de um pedido de prisão temporária da Polícia Federal. O pedido foi negado sob imposição de uma fiança de 200 salários mínimos (equivalente a R$ 264 mil), além de ter o passaporte recolhido.
OPERAÇÃO HERMES (HG) II
Deflagrada na última quarta-feira (9), a Operação Hermes (Hg) II cumpriu 34 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e no Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo por participação em um esquema de contrabando e acobertamento de mercúrio para uso em garimpos. Entre os alvos está o filho do governador Mauro Mendes (União), Luis Antônio Taveira Mendes.
REAÇÃO DA FAMÍLIA MENDES
A primeira-dama Virgínia Mendes usou suas redes sociais nesta quinta-feira (9) para rebater as notícias veiculadas sobre o envolvimento de seu filho na quadrilha revelada pela Operação Hermes (Hg) II. Primeiro ela postou uma nota do advogado Hélio Nishiyama, onde ele afirma que Luis Antônio não participa da gestão das referidas empresas e que sua inclusão no processo é “descabida e absurda”.
Depois ela divulgou uma foto com seus filho e repudiou o que chamou de “maldade” contra Luis Antônio. Virgínia ainda afirmou estar indignada com as acusações já o jovem é “trabalhador, que muito cedo assumiu as responsabilidades para ajudar a família”.
“Estou em missão na China com o Mauro, e foi muito dolorido receber essa notícia, queria muito estar ao lado do meu filho neste momento tão cruel, chorei muito. Ele não assina e não compra nessa empresa. Somos sócios minoritários. Observem a que ponto pessoas mal-intencionadas são capazes de chegar”, diz trecho da postagem.
GERAL
Feira de adoção é realizada neste sábado (11) com mais de 40 cães e gatos disponíveis em Cuiabá
Evento será no Parque Tia Nair a partir das 16h e, além de filhotes, terá dois cães e dois gatos adultos e castrados
Publicados
2 horas atrás
em
10 de novembro de 2023
Foto: Alex Rocha/PMPA
Mais de 40 cães e gatos estarão disponíveis em uma feira de adoção realizada nesse sábado (11), em Cuiabá. O evento será no Parque Tia Nair a partir das 16h e, além de filhotes, terá dois cães e dois gatos adultos e castrados.
Neste sábado, estarão para adoção 26 cachorros e 11 felinos, todos filhotes.
A feira é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), e busca conscientizar a população sobre a importância da educação inclusiva em favor da causa animal.
Só neste ano já foram realizadas sete feiras de adoção no Parque Tia Nair. Nesta edição, cerca de 10 pessoas estão envolvidas no trabalho.
Critérios exigidos para a adoção:
- Ter 18 anos ou ir acompanhado de um responsável maior de idade;
- Levar documentos pessoais e comprovante de residência;
- Em seguida será feita uma entrevista para verificar se o interessado está apto à adoção.