Home » Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

por admin
lucas-do-rio-verde-emprega-85%-do-fnde-em-produtos-da-agricultura-familiar-na-merenda-escolar

Oferecer uma merenda escolar de qualidade e impulsionar a agricultura familiar. Esse é o trabalho que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo. Em 2023, a maior parte dos alimentos utilizados no preparo do cardápio da merenda escolar foi adquirido de pequenos produtores rurais do município, um total de R$ 1.7 milhão em investimentos. Isso representa um percentual de 85% do valor repassado ao Município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando a exigência, de acordo com as normas do PNAE, é de no mínimo 30%.

“Ao irmos além das obrigações legais, reforçamos o nosso compromisso com a educação. Investir na compra de alimentos, diretamente da agricultura familiar para as escolas, não só promove uma alimentação saudável aos alunos, mas também fortalece os agricultores familiares, que tanto trabalham para colocar o alimento na mesa da população”, disse o prefeito Miguel Vaz.

Nos últimos anos, o percentual de recursos destinados a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar no município vem aumentando. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, em 2022 foram investidos mais de R$ 1.1 milhão, o que representa 82% dos recursos destinados ao Executivo Municipal pelo FNDE.

Entre os produtos da agricultura familiar comprados e oferecidos no cardápio para os alunos da rede pública municipal estão abacaxi, abóbora cabotiá, abobrinha, alface, almeirão, banana da terra, banana-maçã, banana nanica, batata doce, berinjela, cenoura, cheiro verde, couve-manteiga, limão, mamão formosa, mandioca, maxixe, melancia, melão, milho verde, pepino, pimentão, quiabo, repolho verde, rúcula, tomate e vagem. Além disso, polpas de abacaxi, acerola, cajú, goiaba, manga, maracujá e cupuaçu.

[Continua depois da Publicidade]

“Comprando diretamente da agricultura familiar, estamos apoiando os pequenos produtores e promovendo uma alimentação saudável e sustentável para os alunos, contribuindo, ainda mais, para uma Educação de qualidade, além de fortalecer os laços entre a comunidade escolar e os produtores locais”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Elaine Louvatel.

Impulsionamento da agricultura familiar

Para fortalecer a agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conta com diversas ações e projetos em Lucas do Rio Verde. Dentre eles destacam-se o Projeto Frutifica Lucas; Campo 365 -Experimentos da Agricultura Familiar; Mercados dos Produtores; Serviço de Inspeção Municipal; Programa Selo de Origem; Projeto Apicultura – APILUCAS; Patrulha Agrícola Mecanizada; Serviço de Assistência Técnica para Agricultura Familiar; reestruturação e ampliação do Horto Municipal; Projeto Sementes do Amanhã (Parceria com Syngenta 15000 mudas nativas); Programa Análise de Solo (Termo de Parceria com a Solo Certo Laboratório de Análises de Solo); ATEG Apicultura e Olericultura (SENAR), Distribuição de Calcário, além das doações de mudas frutíferas para pequenos agricultores familiares, entre outros.

lucas do rio verde emprega 85 do fnde em produtos da agricultura familiar na merenda escolar interna 1 2024 04 24 908891090

Entrega de alimentos da agricultura familiar na rede pública municipal (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

você pode gostar