Home » Morre empresário dono de rede de supermercados em MT

Morre empresário dono de rede de supermercados em MT

por Joao Silvestri
morre-empresario-dono-de-rede-de-supermercados-em-mt

PIONEIRO

O empresário estava internado em um hospital de São Paulo

Publicado em

11 de novembro de 2023

GERAL

Foto: Secom -MT

Morreu na sexta-feira (10), aos 82 anos, o empresário Jocondo Del Moro, pioneiro e fundador de uma rede de supermercados na região Norte de Mato Grosso. A causa da morte não foi informada. Nas últimas semanas, o empresário estava internado em um hospital de São Paulo.

Jocondo chegou em Mato Grosso, em 1978, foi pioneiro e fundador de uma rede de supermercados da região Norte de Mato Grosso com unidades em Alta Floresta, em Lucas do Rio Verde e Sorriso.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lamentaram a morte.

“Eu e minha esposa Virginia lamentamos muito e estendemos nossas condolências aos familiares e amigos. Jocondo deixa um legado importante para todo o Estado e para sua família, que esperamos que possa encontrar conforto junto a Deus para superar essa perda”, expressou o governador Mauro Mendes.

O velório ocorre neste sábado (11), em Lucas do Rio Verde, no pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, e o sepultamento será no domingo (12.11), no cemitério municipal Jardim da Paz.

MT NOTÍCIAS

GERAL

Novo Plano Diretor prevê terminal ferroviário em área estratégica de Cuiabá

Publicados

12 minutos atrás

em

11 de novembro de 2023

Assecom Cuiabá

O secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, afirmou em evento realizado na quinta-feira (9) pelo Fórum Pró Ferrovia que o novo Plano Diretor de Cuiabá aponta para uma região estratégica da capital onde deve ser construído o terminal ferroviário.

A ideia de Vuolo e demais membros do Fórum é que a ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo transforme Cuiabá em um centro logístico e em uma cidade ainda mais industrial.

A área onde está prevista a instalação da ferrovia foi apontada pela empresa Rumo S.A. que será responsável pela gestão, aquisição, e trâmites legais envolvendo o terreno, tendo em vista que o investimento é de responsabilidade da iniciativa privada.

“O local apontado pela Rumo S.A. vai ao encontro do planejamento urbano de Cuiabá, tendo em vista que fica na região sul e faz parte de uma zona chamada de zona de alto impacto, que foi preparada desde 1994 para receber grandes empreendimentos, como a termelétrica, o gasoduto e o porto seco”, afirmou Vuolo.

O contrato da Rumo S.A. com o governo estadual prevê a implantação do terminal ferroviário na capital mato-grossense até 2025. Porém, não foram solicitadas licenças no trecho até Cuiabá, somente até o município de Campo Verde.

O terminal previsto na minuta do novo plano diretor, mesmo local apontado pela Rumo S.A., ficará em uma posição estratégica, entre o Distrito Industrial e a Rodovia dos Imigrantes, na saída para Santo Antônio de Leverger, em Cuiabá.

Segundo o arquiteto José Antônio Lemos, a discussão sobre a previsão de um local para receber indústria em Cuiabá e por conseguinte um terminal ferroviário começou em 1986 quando foi criado o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU).

“Aquela região no sul é favorável porque o vento vem do norte para o sul e a água também do norte para o sul, todas as condições favorecem aquela localização”, afirmou Lemos. “Cuiabá é o umbigo de Mato Grosso, produz muito e tem a questão da população que permitirá geração de emprego e a ferrovia é fundamental para toda a baixada cuiabana”, completou.

A Macrozona de Alto Impacto (MAI) corresponde a uma faixa ao longo da rodovia Imigrantes, da MT-040, do Distrito Industrial e da área de influência da ferrovia, cujo objetivo é receber infraestruturas e atividade de alto impacto ao uso residencial.

Entre as diretrizes do novo Plano Diretor está, segundo o documento, “promover ações que garantam a construção da ferrovia até Cuiabá” e “Articular com o Governo Estadual e Federal a implantação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo e a sua inter-relação com os Sistemas Viário e de Logística e Transporte de Cargas bem como a localização do seu terminal em consonância com a infraestrutura e zoneamento do município”.

você pode gostar