Home » MT apresenta tendência de aumento no número de casos de dengue

MT apresenta tendência de aumento no número de casos de dengue

por Joao Silvestri
mt-apresenta-tendencia-de-aumento-no-numero-de-casos-de-dengue

Neste momento, Mato Grosso apresenta tendência de aumento da incidência de casos de dengue. Apenas outros quatro estados brasileiros estão no mesmo quadro. Os dados foram atualizados, nesta terça-feira (30), pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista coletiva a jornalistas.O ministério destacou que 21 estados brasileiros e o Distrito Federal apresentam tendência de queda ou de estabilidade no momento.

Sinalizam queda ou controle: Alagoas; Amazonas; Acre; Amapá; Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Roraima; Santa Catarina e São Paulo. Sinalizam aumento: Mato Grosso, Ceará, Pará, Sergipe e Tocantins.

Cuiabá encontra-se no momento em alerta amarelo, o que requer atenção, conforme o Ministério da Saúde. Esse ano, até a última semana, 1158 casos de dengue foram registrados na capital. No ano passado, até essa semana, 967 tinham sido registrados. Na vizinha Várzea Grande, a situação é mais delicada, com um aumento de mais de 56% com relação ao ano de 2023. Esse ano, até essa semana, 928 casos de dengue foram registrados. No ano passado, até essa semana, 592 tinham sido registrados.

Na entrevista, a secretária destacou esforços do Ministério da Saúde na busca da redução das mortes por dengue e outras arboviroses. Um plano para redução dos óbitos está sendo construído e contará com a contribuição de especialistas. Até o momento, o país registra 4,1 milhões de casos prováveis da doença, sendo 44,7 mil graves e de sinal de alarme. Os óbitos totalizam 2 mil.

VACINAS CONTRA A DENGUE

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu, na segunda-feira (29.04), mais de 32 mil doses da vacina contra a dengue, que serão liberadas e distribuídas nesta quinta-feira (02.05) aos 35 municípios mato-grossenses selecionados pelo Ministério da Saúde.

As doses só serão liberadas após uma reunião orientativa e de alinhamento entre equipes técnicas do órgão federal e da SES. A expectativa é de que o Estado receba mais 99 mil doses nas próximas semanas.

“Pedimos aos pais que residem nos 35 municípios elencados pelo Ministério da Saúde que levem as crianças de 10 a 14 anos para vacinar, pois esse é o público que deve tomar a vacina agora. E o principal: não deixem de tomar os cuidados contra o mosquito da dengue, pois cerca de 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

você pode gostar