Home » Nordeste domina as exportações de uvas do Brasil

Nordeste domina as exportações de uvas do Brasil

por Revista Oeste - Agronegocio
nordeste-domina-as-exportacoes-de-uvas-do-brasil

Agronegócio

Região de clima seco garante 95% dos embarques da fruta

Artur Piva

Vale do Rio São Francisco responde por 95% das exportações de uva do Brasil | Foto: Reprodução/CNA

A maior parte das uvas exportadas pelo Brasil saem de uma área com poucas chuvas, mas muita água. Trata-se do Vale do Rio São Francisco, área responsável por quase toda a produção da fruta na Região Nordeste.

Por volta de 95% de todas as uvas do Brasil vendidas no mercado externo de janeiro a outubro são de quatro municípios dessa região. São eles os pernambucanos Petrolina e Lagoa Grande e os baianos Juazeiro e Casa Nova.

+ Leia mais sobre Agronegócio em Oeste

Em conjunto, eles faturaram US$ 84,5 milhões com os embarques da fruta nesse período. A cifra corresponde a por volta de R$ 400 milhões.

Combinação única para produção de uvas no Brasil

Essa área é a única do mundo a conseguir duas safras de uva por ano. O segredo para essa pujança é a combinação extraordinária de clima seco — em razão das poucas chuvas — com a abundância de água, graças ao Rio São Francisco, e muita ciência e tecnologia.

A água é enviada às lavouras por meio de irrigação realizada com gotejamento. Com a falta de chuvas, o processo permite a hidratação da planta com precisão — ou seja: sem escassez e nem excesso.

O cultivo é feito com plantas adaptadas. Em muitos casos, o trabalho contou com a cooperação de renomadas universidades brasileiras, como USP e Unicamp, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Graças a esse tripé, o plantio da uva teve um boom nessa parte do Brasil, conforme mostram os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boom na safra do Vale do Rio São Francisco

De acordo com o órgão, a safra local de 2022 fechou 382 mil toneladas. Em 1974, a colheita fechou em cerca de 115 toneladas. Assim, em pouco menos de 50 anos, a produção se tornou 3,3 mil vezes maior, fazendo desses municípios do Vale do Rio São Francisco referência na produção da cultura.

Atualmente, a safra do Vale do São Francisco representa 27% da colheita nacional. O grande destaque é Petrolina. Esse município sozinho responde por cerca de 60% da produção local e 26% da nacional.

Quando o assunto é exportação, Petrolina garante quase 70% das uvas exportadas pelo Brasil. 

você pode gostar