Seja bem-vindo
Peixoto de Azevedo,23/11/2024

  • A +
  • A -

O Estado de Mato Grosso do Norte para chamar de seu

Sem nenhuma afinidade ou identidade. Assim é a relação de Cuiabá com o Nortão, região que sonha em transformar-se em Mato Grosso do Norte.


O Estado de Mato Grosso do Norte para chamar de seu

Organizado socialmente a pouco tempo, o Nortão é uma das regiões mais promissoras do Brasil. Com 36 municípios, belas cidades com qualidade de vida, contando com boa infraestrutura rodoviária, respondendo por um em cada três dólares exportados por Mato Grosso, considerado um dos polos da política de segurança alimentar mundial, uma vez criado sobre a base territorial do Nortão, Mato Grosso do Norte instalará sua capital em Sinop, cidade com 216 mil habitantes e uma elevada taxa de crescimento.

Publicidade
O sonho com Mato Grosso do Norte sempre povoou o pensamento coletivo no Nortão. No começo dos anos 2000 aconteceu uma enxurrada de projetos de decretos legislativos (PDC), no Congresso, para sua criação, e também dos estados do Araguaia e Aripuanã, e do Território Federal do Pantanal englobando área de Mato Grosso do Sul. Os pedidos de emancipação do Nortão levaram, isoladamente, as chancelas do então deputado federal e agora senador Wellington Fagundes (PL), do à época deputado federal Rogério Silva (PPS) e do senador Mozarildo Cavalcanti (PPB/RR); a proposta para a criação do Território do Pantanal partiu de Fernando Gabeira (PV/RJ), que era deputado federal.

Para quem não conhece o Nortão ou desconhece sua realidade, pode parecer utópico a criação de Mato Grosso do Norte, que é uma fabulosa região, mas pouco divulgada nacionalmente, muito embora alguns de seus municípios sejam conhecidos até no exterior, a exemplo de Sorriso, que é o maior produtor mundial de soja, e Sinop, cidade com um quê de sedução.

O Nortão, se elevado a Estado, terá condições de manter seu desenvolvimento e sem correr o pires para Brasília ou Cuiabá. Suas grandes carências são comuns a Mato Grosso: falta de tratamento de esgoto e saúde; somente Cláudia tem bom desempenho em saneamento, mas o cenário da região não é tão caótico quanto a falta de esgoto em Cáceres, e de água em Várzea Grande. A saúde permanece relegada nacionalmente.

A emancipação exige liderança no Congresso, onde o Nortão tem apenas dois representantes: o senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), que ocupa o Ministério da Agricultura, e o deputado federal Juarez Costa (MDB); Fávaro é domiciliado em Lucas do Rio Verde e Juarez em Sinop.

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) é de Lucas do Rio Verde, e no cargo, desde que assuma a bandeira para a emancipação, poderá ser útil.

Desde os anos 1970, quando o colonizador Ênio Pipino implantou Sinop, no Nortão, aquela região passou a despertar interesse em cidadãos que sonhavam com dias melhores e oportunidade para vencer na vida. Os fluxos migratórios nunca pararam. Sinop, a principal cidade da área, emancipou-se em 1979 e foi instalada no ano seguinte, quando tinha 19.891 habitantes: à época, a população cuiabana era de 212.984 residentes. Transcorridos 44 anos, Sinop tem um terço dos 682.932 cuiabanos, sendo que no período a cidade do Nortão cedeu áreas e consequentemente seus moradores para a criação de vários municípios.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.