conecte-se conosco


Mato Grosso

Oficinas em Mata Cavalo garantem preservação e transmissão de saberes quilombolas

Publicado


Para preservar as tradições e a construção da identidade quilombola, moradores do complexo do Quilombo Mata Cavalo, que fica no município de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, participam de um ciclo de oficinas que movimenta a comunidade desde o início de setembro e prossegue até novembro. 

Selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto “Muxirum dos Saberes Tradicionais das Mulheres Quilombolas do Mata Cavalo de Cima” oferece cursos que visam a transmissão dos saberes e fazeres quilombolas, bem como geração de renda para a comunidade. 

Todos os cursos são gratuitos, ministrados por membros da própria comunidade, utilizam materiais do bioma local (cerrado e pantanal) e buscam ensinar e incentivar o uso de produtos das culturas mato-grossense e afrodescendente. Na oficina de corte e costura, por exemplo, os participantes aprenderam a confeccionar vestimentas e turbantes afros; e a de musicalização utiliza a viola de cocho e o ganzá como instrumentos de aprendizado. 

Produtos confeccionados na oficina de corte e costura

Além de repassar e salvaguardar os modos de viver, trabalhar, preparar os alimentos, de rezar, de cantar e dançar, as atividades valorizam os produtos agroecológicos e naturais, no viés do consumo consciente.  

Leia mais:  “Prefeitos podem contar com responsabilidade e determinação neste Governo”, diz chefe da Casa Civil

De acordo com Zulmira Maria Lucio, presidente da Associação de Mulheres Quilombola da Comunidade de Mata Cavalo de Cima, o projeto conta com a participação de moradores de todas as idades.

“Atendemos toda a faixa etária das comunidades em Mata Cavalo, gerando trabalho, renda e valorização da cultura local. Aprender a arte desses ofícios é fundamental para valorizar e enaltecer as tradições quilombolas. E, com esse incentivo, os participantes ganham ainda oportunidades profissionais e condições para garantir a permanência no quilombo”, comenta Zulmira.

Oficina de doces caseiros 

Atividades

Nesta semana, até domingo (17.10), os moradores participam da oficina de peças e acessórios de barro. Nas semanas anteriores, foram ofertadas as oficinas de capoeira, de doce caseiro, de produção de óleo de mamona e babaçu, de artesanato com folha de babaçu e de corte e costura. Os próximos cursos são de musicalização, bijouteria, de siriri, de ervas medicinais e rezas. 

O encerramento do projeto ocorre no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, com exposição dos produtos confeccionados e palestras sobre o universo afrodescendente, os desafios da comunidade e prevenção em saúde negra quilombola. 

Leia mais:  Secretária de Meio Ambiente aborda Lei Geral do Licenciamento em evento de geólogos

Confira toda a programação oferecida pelo projeto:

18/09: Oficina de capoeira; Oficina de doce caseiro

25/09: Oficina de Produção de óleo de mamona e babaçu

02 e 03/10: Oficina de artesanato com folha de babaçu

04 a 08/10: Oficina de corte e costura

13 a 17/10: Oficina de Peças e acessórios de barro

23 e 24/10: Oficina de Musicalização da Viola de Cocho e Ganzá

26 e 27/10: Oficina de bijouteria 

30 e 31/10: Oficina de dança de siriri e de teatro 

06 e 07/11: Oficina de Ervas medicinais e rezas

20/11: Encerramento com exposição dos produtos 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Ensino e tecnologia: proposta do Novo Ensino Médio é apresentada a estudantes da rede estadual

Publicado


Entre experiências que exemplificam a química e física em ações do dia a dia, aproximadamente 700 estudantes da rede estadual de ensino vivenciaram de forma divertida a importância da ciência e tecnologia. A ação pedagógica marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), na última terça-feira (20.10). Com a participação do grupo Ciência em Show, o objetivo foi estimular e promover que alunos dos 8º e 9º anos pudessem conhecer sobre as práticas tecnológicas do Novo Ensino Médio.

“Quando pensamos em profissão do futuro, compreendemos que há inúmeras possibilidades de desenhar nosso projeto de vida. Proporcionar esse conhecimento antes mesmo de chegar ao Ensino Médio é uma forma de os nossos estudantes conhecerem as possibilidades da nova formação com foco na tecnologia”, disse a superintendente de Educação Básica da Seduc, Elina Fernandes. Para ela, a ação possibilita a popularização de novas perspectivas no planejamento de vida.

Convidado especialmente para exemplificar a química e física nas práticas cotidianas, quem divertiu e ensinou os estudantes foi o grupo Ciência em Show.

Ana Ralston, uma das integrantes apresentadoras do grupo, elucida que a formação dos estudantes não ocorre repentinamente, e relata que a escolha de cursos técnicos precisa ser estimulada desde cedo.

Leia mais:  Secretário visita as obras da Escola Técnica de Campo Verde e anuncia mais recursos para a unidade

“O grupo Ciência em Show nasceu como forma de mostrar para alunos de todos os anos que a ciência está em todos os lugares a exemplo de uma ida à lavanderia, ao observar a máquina de lavar. E isso é importante porque ninguém pensa do dia para noite ‘quero fazer técnico em eletromecânica’. Então, quando cativamos os alunos para o mundo tecnologia, o quanto antes os incentivamos, melhor será conduzido o protagonismo na vida profissional dos jovens”, destaca Ralston.

Para Maria Fernanda, estudante do 8º ano da Escola Estadual Dr. Mário de Castro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, a experiência valeu para repensar o aprendizado das ciências na escola. “Amei participar do evento. Saio daqui mais animada para aprender e, se pudesse, eu queria que todas as aulas fossem divertidas assim”.

As atividades contaram também com a apresentação dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, parceiro da Seduc na implementação da matriz curricular tecnológica do Novo Ensino Médio. Na ocasião, o Centro Universitário Univag também apresentou o lançamento dos novos cursos técnicos previstos para 2022.

Ensino e Tecnologia

A Referência Curricular do Novo Ensino Médio foi homologada em maio deste ano e publicado em Diário Oficial por meio da Portaria Nº 356/2021. O Novo Ensino Médio começa a ser implementado em Mato Grosso a partir de 2022 para os estudantes do 1º ano.

Leia mais:  Forças de segurança apreendem 450 kg de droga e aeronave utilizada para tráfico

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, investirá mais de R$ 214 milhões para implementação dos itinerários profissionalizantes e projeto de vida. Serão 23 escolas com cursos profissionalizantes no Ensino Médio, 30 escolas com Maker Space e também 30 escolas com Laboratório de Robótica.

A apresentação dos cursos profissionalizantes aos futuros estudantes do Novo Ensino Médio é mais uma estratégia desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação na apresentação das novas habilidades profissionais que exigem conhecimento de tecnologia e inovação.

Ações que serão desenvolvidas pela contratação direta de empresas de educação para prestação de serviços especializados na implantação de Salas de Robótica Educacional, implantação e operação de Laboratórios de Prototipagem Digital (Maker) e oferta de Cursos de Educação Profissionalizante, compreendendo atendimento aos eixos estruturantes do Programa Profissão 4.0 para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º) e Ensino Médio (1º ao 3º) da Rede Pública de Ensino do Estado de Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Circuito Empreendedor atende mais de 200 pequenos empresários em Jaciara

Publicado


“Vou aplicar os conhecimentos adquiridos aqui para melhorar meu negócio. Fazer a oficina de Marketing abriu meus olhos para eu saber como atrair mais clientes e como me portar no mercado de trabalho”, destacou a massagista Cleonice Régis Leite, que participou da 8ª edição do Circuito Empreendedor, que ocorreu nesta quarta-feira (20.10), na Faculdade Eduvale, em Jaciara.

A microempresária está entre os mais de 200 futuros empreendedores, microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte que receberam capacitação durante o evento itinerante.

O Circuito Empreendedor, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), tem por objetivo fomentar os pequenos negócios no Estado.

O evento levou ao município, oficinas, palestras e orientações técnicas sobre incentivos fiscais, fluxo de caixa e capital de giro, cadeias produtivas, crédito digital a serviço do micro e pequeno empreendedor, linhas de crédito da Desenvolve MT, rodada de conversa sobre turismo, entre outros conhecimentos.

“Essa é uma ação instrutiva, pois levamos educação empreendedora aos empresários de pequeno porte e àqueles que desejam ter um negócio, por meio do programa Pensando Grande para os Pequenos. É uma das formas que o governo do Estado encontrou para fortalecer o setor e levar desenvolvimento econômico a todo o Estado. Especificamente em Jaciara, aproveitamos as comemorações de aniversário da cidade para promover o evento e levar conhecimento aos moradores da região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Leia mais:  Aves vindas do Ceará são soltas na região de Tangará da Serra

Para o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, o empreendedorismo na gestão pública impulsiona a sociedade. “Atualmente temos muitas ferramentas para apoiar os empreendedores. Há muitas pessoas pensando como ajudar no processo de desenvolvimento dos pequenos negócios. Trazemos conhecimento com o auxílio dos nossos parceiros, mas é preciso ter atitude para aperfeiçoar uma empresa. Unindo conhecimento e atitude podemos melhorar o ambiente em que vivemos”, relata.

Durante o evento, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, assinou convênio com a Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. Com a parceria, o município passa a contar com um agente de crédito local.

Cronograma

A próxima cidade a receber o Circuito Empreendedor será Nortelândia, no dia 18 de novembro.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Desenvolve MT firma parceria com o município de Jaciara e leva crédito e informação para pequenos negócios

Publicado


A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) e a Prefeitura de Jaciara (distante 145 km da capital) firmaram uma parceria para oferta de crédito e orientações para os empreendedores do município. A assinatura do termo foi feita nesta quarta-feira (20.10), na faculdade Eduvale, durante a 8ª edição do projeto Circuito Empreendedor, que integra o programa Pensando Grande para os Pequenos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT).

A partir de agora, o município de Jaciara terá um agente de crédito local que irá prestar atendimento presencial ao empresário. Mais de 150 atendimentos já foram prestados aos empreendedores ao longo das edições do programa. E quarenta e cinco municípios de Mato Grosso já firmaram parceria com a Desenvolve MT.

Em 2021, já foram liberados para os municípios polo da região Sul R$2.4 milhões em concessão de crédito. Sendo os municípios de maior destaque são Rondonópolis liberados até o momento, R$1.5 milhões, Primavera do Leste R$550 mil e Pedra Petra R$121 mil. Com a adesão da parceria, os municípios de Campo Verde que já liberou até o momento R$69mil e Jaciara R$67mil reais, devem estimular e ampliar a oferta de crédito aos empreendedores da região.  

Leia mais:  Secretária de Meio Ambiente aborda Lei Geral do Licenciamento em evento de geólogos

 “Agradecemos ao Governo do Estado por mais essa parceria, o empreendedorismo é um setor que o município tem pensado muito e quer investir ainda mais, diz a prefeita de Jaciara, Andrea Wagner.

Durante todo o dia, a equipe da Desenvolve MT prestou atendimento aos empresários que estiveram no evento, esclarecendo dúvidas e ofertando as linhas de crédito para incentivar e fomentar pequenos negócios, e também como solicitar o financiamento via plataforma digital.

(Gerente de Fomento da Desenvolve MT durante atendimento ao empreendedor de Jaciara)

Para o gerente de fomento da Desenvolve MT, Paulo Tavares é um momento de aproximação entre a agência e o município. “Hoje levamos informação e capacitação para os empreendedores, e também tivemos a oportunidade de trocar experiências com os agentes de Juscimeira e Primavera do Leste, municípios presentes no evento”.

A Desenvolve MT ampliou o portfólio de produtos e retomou as linhas de crédito para investimento para incentivar na retomada da economia. Crédito disponível para o transporte, comércio, pequena indústria e setor de serviços estão disponíveis. 

O próximo evento Pensando Grande para os Pequenos será no município de Alto Boa Vista no dia 11.11.2021.

Gerente de Fomento da Desenvolve MT, Paulo Tavares, e a Agente de crédito Bruna, do município de Juscimeira.

Agentes de crédito do municipio de Primavera do Leste

Fonte: GOV MT

Leia mais:  “Prefeitos podem contar com responsabilidade e determinação neste Governo”, diz chefe da Casa Civil

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262