Home » Onde de calor: termômetros podem ultrapassar 40°C no RS

Onde de calor: termômetros podem ultrapassar 40°C no RS

por Correio do Povo
onde-de-calor:-termometros-podem-ultrapassar-40°c-no-rs

Este final de semana terá os dias mais quentes provocados pela massa de calor que atua sobre o Estado

A Metsul Meteorologia explica que as temperaturas aumentam a medida que o centro da massa de ar mais quente, que atua sobre o Norte e o Nordeste da Argentina, avança para o Sul do Brasil | Foto: Ricardo Giusti

O calor está ganhando força em diversas regiões do Rio Grande do Sul e os termômetros podem marcar temperaturas acima de 40ºC entre esta sexta-feira e o domingo. A primeira marca de 40ºC registrada esse ano foi em Quaraí, durante a quinta-feira.

A Metsul Meteorologia explica que as temperaturas aumentam a medida que o centro da massa de ar mais quente, que atua sobre o Norte e o Nordeste da Argentina, avança para o Sul do Brasil.

Esse final de semana terá os dias mais quentes provocados por essa massa de calor. De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia a temperatura ficará ao redor de 40ºC na Capital no domingo e deve passar dos 40ºC no fim de semana nos vales e na Grande Porto Alegre. A MetSul ainda alerta que o calor não se limitará ao período diurno e que as noites no Estado também apresentarão altas temperaturas nos próximos dias.
A meteorologista Estael Sias destaca que de segunda para terça-feira haverá um arrefecimento, mas o calor seguirá. Ela ainda considerou que essa cúpula de calor tem o mesmo conceito do fenômeno que atingiu a Europa. E que o núcleo da cúpula esteve sobre a Argentina e Chile e o Brasil teve influência da “borda”.

“Uma massa de ar muito seca forma uma verdadeira tampa, um bloqueio atmosférico. O ar muito seco esquenta a superfície e a superfície muito quente esquenta o ar. Então, esse é um fenômeno que se retroalimenta e, por isso, gera esse calor extremo, com incêndios, com queimadas, com vários impactos nessas áreas onde está atuando”, explicou.

Até o momento, embora esteja fazendo muito calor em quase todo o Rio Grande do Sul, as maiores máximas e extremas estão se concentrando no Oeste do estado com longa sequência de dias escaldantes desde o começo do mês.

De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas na quinta-feira foram de 40,1ºC em Quaraí; 37,7ºC em Uruguaiana; 37,6ºC em Santiago; 37,4ºC em São Borja; 37,3ºC em Alegrete; e 37,1ºC em Campo Bom.
Neste mês de fevereiro, de acordo com a Metsul, praticamente toda a primeira metade terá tardes mais quentes do que a média histórica. A Metsul ainda lembra que há dez anos, nesta mesma época, o RS enfrentou um período de calor mais intenso do que o atual.

Até agora, a média das máximas ficaram 2,7ºC acima da climatologia na primeira semana do mês. Já a temperatura média máxima da primeira semana de fevereiro de 2014 ficou em 7,8ºC acima da climatologia.

A Defesa Civil do Estado lembra que é importante que a população se proteja das altas temperaturas.

Dicas de cuidado:

  • Mantenha-se hidratado;
  • Se puder evite exposição solar direta entre 10h e 16h;
  • Use roupas claras e leves;
  • Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuro;
  • Mantenha os ambientes ventilados;
  • Não deixe crianças, idosos ou animais em veículos estacionados ou em lugares sem ventilação;
  • Qualquer emergência ligue 190/193

você pode gostar