Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento
– Artur Piva

A safra brasileira de cevada de 2023 deve fechar em 513 milhões de toneladas. A marca é um recorde na companhia nacional de abastecimento.
Os números fazem parte do mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o órgão, a safra brasileira de cevada se concentra nos três Estados da Região Sul e em São Paulo. Na lista, o Paraná se destaca.
A agricultura paranaense tem a maior produção estadual do Brasil: por volta de 72%. Além disso, o Paraná abriga o município com a maior colheita do país. Trata-se de Guarapuava que responde por quase 20% do total, de acordo com a Conab.
Entre os Estados, o Rio Grande do Sul aparece na segunda posição com 20% da colheita brasileira. Na terceira posição estão os agricultores paulistas: 7%. No fim da lista figura Santa Catarina com 1% do total, segundo a companhia.
Cerveja brasileira e a cevada
Esse cereal tem diversas finalidades, contudo a produção brasileira de cerveja absorve a maior parte da cevada nacional. Ela é fundamental para a fabricação da bebida por ser ela fonte para a geração da principal matéria-prima para a produção: o malte.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que as maltarias do país consomem 830 mil toneladas de cevada. Ou seja: é preciso importar para manter a produção nacional de cerveja.
Em 2022, por exemplo, a indústria brasileira de maltes importou quase 660 mil toneladas de cevada. No mesmo ano, o país produziu 16 bilhões de litros de cerveja.