conecte-se conosco


Cuiabá

“Terão orgulho de nascer mulher em Cuiabá”, afirma secretária ao destacar o trabalho de valorização e proteção pela Prefeitura; Ministra Damares Alves elogia empenho

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Durante o evento de lançamento da pedra fundamental da Casa da Mulher Brasileira, a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, destacou a valorização e humanização que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro vem realizando em prol das mulheres cuiabanas. Ela elencou diversas ações que foram realizadas pelo prefeito e que tiveram como maior incentivadora a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. A atividade foi realizado no sábado  (19) e contou com a presença de autoridades do Governo Federal, dentre elas a da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

“Estar neste terreno,  que será futuramente a Casa da Mulher Brasileira,  me deixa extremamente emocionada. Tenho uma enorme gratidão pelo prefeito que junto com à Márcia, instalaram a primeira secretaria voltada a pauta feminina de Mato Grosso, o inédito Espaço de Acolhimento a vítimas de violência doméstica dentro de um hospital público, a reforma da Casa de Amparo. Preciso destacar ainda que  50% dos cargos do secretariado tem mulheres à frente. Cuiabá nunca será a mesma,  mulheres terão orgulho de nascer aqui”, afirma.

Leia mais:  Beco do Candeeiro e Misc movimentaram Centro Histórico de Cuiabá nesta sexta-feira

Em seu discurso a ministra da Mulher, Damares Alves, enfatizou sobre a facilidade de ser ministra da família em Cuiabá, devido ao prefeito Emanuel ser um gestor pró-família. Ela ainda ressaltou sobre a liderança que a primeira-dama,  Márcia Pinheiro desenvolve nos projetos voltados aos menos favorecidos, mostrando assim a capacidade de unir pessoas e propósitos.

“O nosso Ministério tem um amor e um respeito enorme pela primeira-dama, que é uma mulher visionária. Antes mesmo de mostramos essa Casa, a Márcia já havia imaginado como ficaria. Você sonhou com essa Casa da Mulher Brasileira e esse sonho é seu”, apontou.

De acordo com a secretária nacional de política para as mulheres,  Cristiane Brito, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, juntamente com a secretária da pasta Luciana Zamproni, não mediram esforços para que a Casa da Mulher Brasileira fosse construída na capital. Para ela,  a união dos esforços e o empenho de todos tem trazido para Cuiabá um número considerável para a qualificação e capacitação destas mulheres.

“Dentro da Casa teremos um auditório destinado para a capacitação destas mulheres pois,  acreditamos que a força da mulher brasileira vai alavancar a economia do nosso país. Quero,  por último, parabenizar Marcia Pinheiro pelo exemplo de primeira-dama para todo o Brasil, mulher que não mede esforços para lutar pelos menos favorecidos. A secretaria nacional continua de portas abertas para fazermos muito mais projetos pelas mulheres de Cuiabá”, finalizou.

Leia mais:  Espetáculo de acendimento de luzes do Beco do Candeeiro e programação musical acontecem na sexta (04)

O espaço vai integrar diferentes serviços especializados da rede de proteção à mulher no mesmo local, como apoio psicossocial, delegacia, juizado especializado em violência doméstica e familiar contra as mulheres, Defensoria Pública, entre outros. O objetivo é auxiliar na autonomia das mulheres e no enfrentamento à violência.

“Essa casa é mais uma das inúmeras ações que estamos promovendo para o bem estar social e acolhimento da mulher. A Prefeitura tem sido case nacional nas políticas às mulheres e a vinda da ministra a Cuiabá, juntamente com o alto escalão do Governo Federal, só demonstra a importância e o reconhecimento do trabalho em prol das cuiabanas e todas as mulheres que aqui vivem”, elencou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

“Cuiabá não pode parar e não vai parar”, assegura José Roberto Stopa

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

“Cuiabá não pode parar e não vai parar”. Respaldado por essa premissa, José Roberto Stopa, foi empossado como prefeito de Cuiabá interinamente, em ato realizado na Câmara Municipal de Cuiabá na tarde desta quarta-feira (20). 

“Nossa meta é fazer ainda mais. A população confiou a nós, a gestão Emanuel Pinheiro, que foi eleita democraticamente em processo legítimo, essa responsabilidade. Vamos fazer ainda mais”, asseverou.

Em primeiro ato após a posse, Stopa manteve um diálogo com a equipe de secretários e reiterou que não haverá mudança no staff. Ele recomendou que o trabalho seja intensificado, em benefício da população.

“O alicerce de nossa gestão será mantido. Atuamos respaldados pela oferta do serviço de qualidade. Essa é a gestão que já entregou mais de 300 km de asfalto, mais de 160 praças, que entregou o hospital mais moderno que o Estado já viu. Inexiste nesse país, uma gestão que não necessite recorrer a contratações em caráter de excepcionalidade”.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Educação doa 620 exemplares e 40 kits de livros para a unidade do Instituto Reação, em Cuiabá

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná, destacou que o Legislativo continuará fortalecendo a parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que tem resultado em grandes avanços para Cuiabá.

“Que essa gestão continue trabalhando em prol da população mais humilde. Vamos continuar lutando para que Cuiabá siga avançando. Lutando por grandes obras como o Contorno Leste, como os viadutos, como o novo HMC. Temos um compromisso com o povo cuiabano. Que a Prefeitura continue contando com Câmara de Cuiabá”, disse. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Cultura de Cuiabá realiza a exposição ‘Liu Arruda Presente’ a partir do dia 22

Publicado


A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza entre os dias 22 de outubro a 22 de novembro a exposição ‘Liu Arruda Presente’. A homenagem vai relembrar a história do grande artista  pioneiro que ajudou a projetar o teatro e a cultura cuiabana. Telas, vídeos, áudios, roupas do artista estarão expostas no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), possibilitando à população conhecer um pouco mais de sua vida.  O  fomento a valorização da cultura cuiabana é parte da gestão Emanuel Pìnheiro. O lançamento da exposição irá ocorrer às 19h, no dia 22. 

“Também teremos os depoimentos de familiares e de pessoas que foram próximas a ele.  No dia 24 deste mês completam-se 21 anos sem Liu Arruda. Vamos mostrar a importância de quem foi ele.  Liu foi um grande artista e abriu caminho para inúmeros comediantes da nossa cidade e foi a primeira pessoa na área artística do nosso estado que ocupou espaço na grande mídia. O Liu valorizou o teatro, a cultura, com o seu linguajar e valorizou o teatro local. E por isso, é muito justo que esse grande artista  seja homenageado e reconhecido por toda essa bagagem  que ele deixou.Ele foi e continua sendo uma inspiração para muitos, e  principalmente para  quem inicia  na carreira artística”, destacou o secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo.
 
Liu Arruda foi, ator, músico, jornalista, professor, diretor e comediante cuiabano de ‘tchapa e cruz’  e que se inspirou no cotidiano  e no linguajar cuiabano, marcando assim a história da cultura mato-grossense. Liu Arruda nasceu em 30 de maio de 1957, em Cuiabá,e é reconhecido por interpretar personagens como Comadre Nhara, Juca, Gladstone, Ramona, entre tantos outros.
O Museu Misc funciona nos horários de 8h às 11h, e  13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.  
Leia mais:  No dia do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Mulher participa de plantio de árvores em homenagem às vítimas da Covid-19

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá retoma as atividades do programa Bom de Bola Bom de Escola para cerca de 400 estudantes

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

O Programa Bom de Bola Bom de Escola foi retomado nesta terça-feira (19), em 04 polos da cidade, no CPA 4, Dom Aquino, Pedra 90 e Cophamil. Aos poucos os estudantes estão retomando as atividades que estão sendo realizadas de forma a cumprir as medidas de biossegurança. Em 2020 o programa atendia cerca de 800 estudantes na faixa etária de 6 a 14 anos.

Neste retorno, o programa irá atender cerca de 400 estudantes matriculados nas unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino com a prática das modalidades futebol (nas terças e quintas-feiras) e futsal (nas quartas e sextas – feiras), nos períodos matutino e vespertino, sempre no contraturno escolar.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, nesse momento, em que a pandemia ainda não acabou, a opção para garantir o retorno do programa, foi o desenvolvimento das atividades concentradas no ensinamento dos fundamentos das modalidades esportivas. “Assim estaremos garantindo o bem estar dos estudantes e profissionais envolvidos no programa, com o distanciamento físico, uso de máscaras e a adoção de medidas de biossegurança”, destacou a coordenadora.  

Leia mais:  Espetáculo de acendimento de luzes do Beco do Candeeiro e programação musical acontecem na sexta (04)

Bom de Bola Bom de Escola

Desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o programa foi retomado na gestão Emanuel Pinheiro com um novo perfil e se transformou numa ferramenta de cidadania, inclusão social, formação e de resgate da cultura esportiva cuiabana, com o projeto Meu Time, Minha Paixão.

Em 2018, no primeiro ano de atividades do programa, foram ofertadas 350 vagas.

Em 2019 foram atendidos 800 estudantes, e a procura por vagas gerou uma lista de espera cerca de 250 crianças.

Em 2020, o programa que é executado pelo Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES), planejava a ampliação do atendimento quando houve a pandemia e a interrupção das atividades presenciais.

Durante o período de aulas remotas, as aulas foram gravadas e disponibilizadas no @portaldaescolacuiabana (no canal do YouTube) e nas midias sociais do instituto.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a retomada das atividades presenciais do Programa Bom de Bola Bom de Escola. “Este é um programa esportivo e social que possibilita aos nossos estudantes terem uma formação integral, com atenção ao fortalecimento emocional, físico e social, uma prioridade da gestão Emanuel Pinheiro que investe cada vez mais numa Educação de qualidade, promovendo uma verdadeira transformação na vida das nossas crianças”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Leia mais:  Beco do Candeeiro e Misc movimentaram Centro Histórico de Cuiabá nesta sexta-feira

Comentários Facebook
Continue lendo

BRABINHO OURO INFORMA

R$ 308,54

Peixoto de Azevedo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Política Nacional

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - REDE CENTRO NORTE DE COMUNICAÇÃO LTDA-ME - CNPJ: 34.052.986/0001-65 | Peixoto de Azevedo - MT
Desenvolvido por InfocoWeb - 66 9.99774262